A fórmula da felicidade
Posted by Marcelão em dezembro 19, 2009
Pessoal,
um dos assuntos debatidos durante a IV jornada de Tecnologia do Banco do Brasil foi a importância da adoção de gestão de portfólios e projetos nas organizações. Montamos um painel que contou com a participação do consultor da CA (Computer Associates), Andrei Monteiro, que falou sobre a ferramenta de gestão de portfólios, programas e projetos (PPM) conhecida como Clarity, e do diretor executivo da Compass International, Américo Pinto, que abordou os aspectos conceituais sobre gestão de portfólios e projetos.
Após as respectivas apresentações, reunimos e realizamos um debate com a participação da platéia e um dos assuntos que mais gerou comentários foi sobre como gerenciar e conciliar a expectativa dos vários stakeholders envolvidos nos projetos(clique aqui para saber mais). Foi aí que o Américo Pinto citou o segredo para manter os stakeholders satisfeitos que é a fórmula da felicidade :
FELICIDADE = REALIDADE – EXPECTATIVA
Citando o post do Américo no seu blog (Eu recomendo clique aqui para acessar) :
“Se a realidade do que você pretende entregar em seu projeto é, por exemplo, “100″ e a expectativa do seu stakeholder quanto aquilo que você vai entregar é “50″, o resultado da fórmula é positivo. Ou seja, você tem como resultado a “felicidade”.
Porém se a realidade do que você pretende entregar em seu projeto é “50″ e a expectativa do seu stakeholder é “100″, cuidado! O resultado da fórmula é negativo, o que significa a “tristeza”.
Quanto maior a “felicidade”, mais seu stakeholder ficará satisfeito com o projeto.
E naturalmente, quanto maior a “tristeza”, maior o risco de criar no seu stakeholder a percepção de que o projeto não atendeu ao que era esperado.
Então, se você deseja viver em ambiente de felicidade, cuidado com está fórmula! Mantenha sempre alinhadas expectativas e a realidade daquilo que será entregue!”
A fórmula é simples e fantástica realmente. O problema é que, na grande maioria das vezes, os gestores de nossas empresas vivem fora da realidade e assumem expectativas muito acima dessa realidade. É o que chamo de miopia gerencial e que considero como sendo o grande fator motivador da infelicidade presente no ambiente de trabalho da grande maioria das empresas.
Fazendo uma analogia com o filme Matrix, é como se os gestores preferissem sempre escolher a pílula azul (veja o vídeo abaixo). A pílula vermelha é a pílula da verdade, uma verdade que é assustadora, mas que precisa ser encarada de frente e com coragem. A escolha pela pílula azul é a escolha por fechar os olhos a verdade dos fatos e continuar vivendo no mundo da fantasia corporativa.
Essa miopia gerencial também é um verdadeiro freio para o crescimento da inovação dentro das empresas. Miopia que tem origem em crenças profundas validadas no passado por milhões de clientes e na superioridade de antigos modelos de negócio e gestão. Crenças que levam muitos gerentes a adotarem posturas arrogantes como os grandes sabe-tudos da empresa.
No passado havia a idéia de que os recursos eram infinitos e que tudo era possível de ser feito. Está aí o meio-ambiente para invalidar essa premissa. Diante disso, não há espaço para o amadorismo nos tempos atuais devido a grande complexidade do ambiente de competitividade em que as empresas estão inseridas.
É preciso encarar a realidade de frente e com coragem. Somente assim, poderemos alcançar a felicidade nos ambientes corporativos. Portanto, faça a escolha certa, escolha a pílula vermelha.
Um abraço.
“Keep The Faith”
Leia também os seguintes posts :
– 10 princípios da Gestão 2.0 – > Clique aqui para ler;
– Mais que a simples soma das partes – > Clique aqui para ler;
– Novos rumos no Flamengo – > Clique aqui para ler;
– ExpoManagement 2009 : O que eles disseram – > Clique aqui para ler;
– O ponto de partida e de chegada – > Clique aqui para ler;
– Vídeos : Visão da Nokia para os celulares – > Clique aqui para ler;
– Recuse certos “presentes” – > Clique aqui para ler;
– Vídeo : História do Google – > Clique aqui para ler;
– Heróis que não precisamos – > Clique aqui para ler;
– Seis tendências em mídias sociais – > Clique aqui para ler;
– Valorizando o que é nosso – > Clique aqui para ler;
– Erre para acertar – > Clique aqui para ler;
– Reconstruir e Recomeçar – > Clique aqui para ler;
– Confiar mais = Arriscar mais = Inovar mais – > Clique aqui para ler;
– O valor do respeito – > Clique aqui para ler;
– A diferença entre líderes e gerentes : Controlador X Inovador – > Clique aqui para ler;
– Fórum Mundial de inovação – O que eles disseram -> Clique aqui para ler;
– Negociar e decidir – competências importantes para a vida – > Clique aqui para ler;
– Mudar = Aprender = Ter Humildade – > Clique aqui para ler;
– 10 Lições de Gandhi para mudar o mundo – > Clique aqui para ler;
– Dicas de conteúdo aberto sobre empreendedorismo e inovação – > Clique aqui para ler;
– Gestão 2.0 : A diferença entre líderes e gerentes by Gary Hamel – > Clique aqui para ler;
– Gestão 2.o : Crie uma cultura de inovação -> Clique aqui para ler;
– 10 razões para adotar redes sociais nas empresas – > clique aqui para ler;
– Digital Age – Minhas impressões – > Clique aqui para ler;
– O papel das empresas – Parte II – A lição Tony Stark – > Clique aqui para ler;
– O papel das empresas – Parte I – > Clique aqui para ler;
– Vida digital em um planeta inteligente – > Clique aqui para ler;
– Paulo Freire e o líder como educador – > Clique aqui para ler;
– Identifique um agente da inovação e da mudança – > Clique aqui para ler;
– Estratégia : 10 tendências a monitorar – > Clique aqui para ler;
– A dor e o valor de fazer escolhas difíceis – > Clique aqui para ler;
– Gestão 2.0 : Por quê lideres criativos são tão raros? – > Clique aqui para ler;
– A diferença entre líderes e gerentes – > Clique aqui para ler;
Princípios de liderança « Blog do Marcelão said
[…] Millor Machado em Saindo da MatrixA fórmula da felicid… em A diferença entre líderes e…A fórmula da felicid… em […]
Ranking das marcas dos clubes de futebol brasileiro « Blog do Marcelão said
[…] – A fórmula da felicidade – > Clique aqui para ler; […]
Dissonância cognitiva epidêmica « Blog do Marcelão said
[…] – A fórmula da felicidade – > Clique aqui para ler; […]
As idéias gerenciais mais influentes da década « Blog do Marcelão said
[…] – A fórmula da felicidade – > Clique aqui para ler; […]
Voltando da invasão a Disney « Blog do Marcelão said
[…] – A fórmula da felicidade – > Clique aqui para ler; […]
Abram Alas para as Redes Sociais « Blog do Marcelão said
[…] – A fórmula da felicidade – > Clique aqui para ler; […]
Tenha coragem e Assuma Riscos « Blog do Marcelão said
[…] – A fórmula da felicidade – > Clique aqui para ler; […]
Vídeo Interface Gestual « Blog do Marcelão said
[…] – A fórmula da felicidade – > Clique aqui para ler; […]
O Brasil nas Redes Sociais « Blog do Marcelão said
[…] – A fórmula da felicidade – > Clique aqui para ler; […]
Desafios da TI : Aproximar Design e TI « Blog do Marcelão said
[…] – A fórmula da felicidade – > Clique aqui para ler; […]
Gestão do conhecimento não tem nada de abstrato « Blog do Marcelão said
[…] – A fórmula da felicidade – > Clique aqui para ler; […]
Silvio Meira e suas provocações « Blog do Marcelão said
[…] – A fórmula da felicidade – > Clique aqui para ler; […]