Blog do Marcelão

Blog para debate sobre excelência na gestão.

Voltando da invasão a Disney

Posted by marcelao em fevereiro 13, 2010


Blog do Marcelão

↑ Grab this Headline Animator

Pessoal,

estou voltando das minhas férias e retomando as minhas atividades como blogueiro. Durante minhas férias, eu viajei para a Disney para descansar e ficar desconectado do mundo dos negócios e do mundo virtual. Não acessei o blog para ver as estatísticas, não li os sites que costumo ler regularmente e nem ao menos acessei o Twitter. O mais legal disso tudo foi constatar que o mundo não acabou.

Mesmo estando de férias, eu não consegui desligar o meu lado observador e essa é a razão do título desse post. O que constatei nos parques da Disney, e também no Seaworld e nos parques da Universal, é que houve uma verdadeira invasão brasileira. Parecia que eu estava no Brasil devido a grande quantidade de pessoas falando o português em todos os cantos dos parques e da cidade.

Como eu não tinha como comprovar estatisticamente, comecei a perguntar as pessoas que trabalham nos parques e nas lojas qual era a impressão delas. Em um restaurante, dentro do parque Disney Hollywood Studios, havia uma senhora brasileira no balcão que nos atendeu com muita cortesia e perguntei a ela qual era a impressão dela. Ela afirmou-me que quem estava sustentando os parques da Disney nesse período eram os brasileiros.  Não parei por aí.

Quando você passa nas catracas dos parques da Disney, há pessoas que te perguntam de que país elas vinham e de qual cidade. No final de um dia de passeio no parque, perguntei a um americano, que estava fazendo essa pesquisa, e perguntei a ele qual era, na avaliação dele, o percentual de brasileiros que estavam na Disney. Ele não quis arriscar, mas disse que a impressão era que havia mais brasileiros do que americanos nos parques.

Continuando minhas observações, estava em uma loja comprando um relógio e a vendedora, ao constatar que eu era brasileiro, perguntou-me porque brasileiro compra tantos produtos da Nike e da GAP. Disse a ela que no Brasil esses produtos eram muito caros e que em Orlando eles apresentavam um preço muito camarada. A partir dessa conversa, comecei a reparar a quantidade de pessoas que usavam Nike e GAP e o número de pessoas era muito grande.

Outra experiência que tive foi a minha busca pelo videogame Wii. Simplesmente não havia loja em Orlando(wall-mart, Target, Best buy, …) que tivesse uma unidade sequer do Wii. Um vendedor chegou a dizer que os “gafanhotos” brasileiros passaram por Orlando e levaram tudo. Na procura pelo Wii, em uma loja do shopping Florida Mall, ouvi um brasileiro dizer que uma vendedora havia afirmado que os brasileiros estavam sendo responsáveis por 90% das vendas no período.

Tais observações mostram como a nossa economia vai bem, mesmo o mundo tendo passado por uma grave crise financeira. Junte a isso o fato de que nossa moeda está mais forte em relação ao dólar e o resultado é que temos cada vez mais pessoas se beneficiando dessa situação e realizando viagens que em outros tempos seria quase impossível.

Essa força da nossa economia gerou até algumas mudanças no comportamento de alguns brasileiros. No Banco do Brasil, e em qualquer empresa, sempre havia uma disputa muito grande pelas férias de fim de ano para desfrutar do verão nas praias brasileiras, principalmente no nordeste. Essa disputa sempre beneficiava os funcionários que estavam no mais alto escalão devido ao seu poder hierárquico. Ocorre que de uns tempos para cá, esses funcionários do alto escalão já não disputam mais esse período, eles preferem as férias de julho. A razão para essa mudança é que agora o desejo é conhecer a Europa e em julho é Verão lá.

Parafraseando o presidente Lula, “Nunca antes na história desse país” se viajou tanto para o exterior.

Um abraço.

“Keep the Faith”

Bookmark and Share

 Leia também os seguintes posts :

– O gerente de projetos e o tomador de contas – > Clique aqui para ler;

– Idéias gerenciais mais influentes da década – > Clique aqui para ler;

– Dissonância cognitiva epidêmica – > Clique aqui para ler;

– Ranking das marcas dos clubes de futebol brasileiro – > Clique aqui para ler;

– Princípios de liderança – > Clique aqui para ler;

– A fórmula da felicidade – > Clique aqui para ler;

– 10 princípios da Gestão 2.0 – > Clique aqui para ler;

– Mais que a simples soma das partes – > Clique aqui para ler;

– Novos rumos no Flamengo – > Clique aqui para ler;

– ExpoManagement 2009 : O que eles disseram – > Clique aqui para ler;

– O ponto de partida e de chegada – > Clique aqui para ler;

– Vídeos : Visão da Nokia para os celulares – > Clique aqui para ler;

– Recuse certos “presentes” – > Clique aqui para ler;

– Vídeo : História do Google – > Clique aqui para ler;

– Heróis que não precisamos – > Clique aqui para ler;

– Seis tendências em mídias sociais – > Clique aqui para ler;

– Valorizando o que é nosso – > Clique aqui para ler;

– Erre para acertar – > Clique aqui para ler;

– Reconstruir e Recomeçar – > Clique aqui para ler;

– Confiar mais = Arriscar mais = Inovar mais – > Clique aqui para ler;

– O valor do respeito – > Clique aqui para ler;

– A diferença entre líderes e gerentes : Controlador X Inovador – >  Clique aqui para ler;

– Fórum Mundial de inovação – O que eles disseram -> Clique aqui para ler;

– Negociar e decidir – competências importantes para a vida – > Clique aqui para ler;

 – Mudar = Aprender = Ter Humildade – > Clique aqui para ler;

 – 10 Lições de Gandhi para mudar o mundo – > Clique aqui para ler;

 – Dicas de conteúdo aberto sobre empreendedorismo e inovação – > Clique aqui para ler;

 – Gestão 2.0 : A diferença entre líderes e gerentes by Gary Hamel – > Clique aqui para ler;

 – Gestão 2.o : Crie uma cultura de inovação -> Clique aqui para ler;

 – 10 razões para adotar redes sociais nas empresas – > clique aqui para ler;

 – Digital Age – Minhas impressões – > Clique aqui para ler;

 – O papel das empresas – Parte II – A lição Tony Stark – > Clique aqui para ler;

 – O papel das empresas – Parte I – > Clique aqui para ler;

 – Vida digital em um planeta inteligente – > Clique aqui para ler;

 – Paulo Freire e o líder como educador – > Clique aqui para ler;

 – Identifique um agente da inovação e da mudança – > Clique aqui para ler;

 – Estratégia : 10 tendências a monitorar – > Clique aqui para ler;

 – A dor e o valor de fazer escolhas difíceis – > Clique aqui para ler; 

– Gestão 2.0 : Por quê lideres criativos são tão raros? – > Clique aqui para ler;

 – A diferença entre líderes e gerentes – > Clique aqui para ler;

7 Respostas to “Voltando da invasão a Disney”

  1. […] Silva em Dissonância cognitiva epi…Alexandre Silva em Livros que recomendoVoltando da invasão … em A diferença entre líderes e…Voltando da invasão … em […]

  2. […] – Voltando da invasão a Disney – > Clique aqui para ler; […]

  3. […] – Voltando da invasão a Disney – > Clique aqui para ler; […]

  4. […] – Voltando da invasão a Disney – > Clique aqui para ler; […]

  5. […] – Voltando da invasão a Disney – > Clique aqui para ler; […]

  6. […] – Voltando da invasão a Disney – > Clique aqui para ler; […]

  7. […] – Voltando da invasão a Disney – > Clique aqui para ler; […]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: