Blog do Marcelão

Blog para debate sobre excelência na gestão.

Sobre o autor


15567589.jpg

Nasci em 23/12/1971 na cidade de Resende-RJ. 

Sou formado em ciência da computação pelo Uniceub em Brasília e MBA em planejamento e gestão empresarial pela Universidade Católica de Brasília.

Possuo certificação PMP (Project Management Professional) pelo PMI (Project Management Institute) desde 2003.

Trabalho no Banco do Brasil desde 1986 quando ingressei como menor auxiliar de serviços gerais, atualmente estou no escritório de projetos da área de tecnologia. 

Sou uma pessoa observadora das mudanças no cenário e que procura se antecipar a essas mudanças de forma pró-ativa. Gosto de compartilhar conhecimento, de conhecer coisas novas e tenho como diretriz de vida a busca constante da melhoria através do aprendizado contínuo.

Sejam bem vindos e participem.

Anúncios

103 Respostas to “Sobre o autor”

  1. […] Sobre o autor […]

    • Jackeline said

      Prezado Marcelo, a Editora Esfera está produzindo o livro Eu no mundo e nossos autores gostariam de utilizar o texto A globalização como processo https://marcelao.wordpress.com/page/16/
      No aguardo, agradeço
      Jackeline (11) 9907-0203

  2. bibomedia said

    🙂

  3. Prezado Marcelão, sou professor de Administração na UFS. Estou trabalhando com o livro do Gary Hamel e fazendo uma pesquisa descobri seu blog.
    Parabéns, esta muito agregador… estou tomando a liberdade de indicar para os meus alunos.
    Gostaria de lhe pedir se possível o envio do slide 6 da palestra que você proferiu na AIEC para que eu possa explorar numa prova. Esta muito bem estruturado, mais uma vez parabéns.

    Muito agradecido.
    Edivaldo

  4. marcelao said

    Edivaldo,

    você pode baixar toda a apresentação, acessando o site do slideshare (www.slideshare.com). Agora, se você precisa apenas da figura do slide, acesse o link abaixo que lá você encontrará a figura das três ondas de Toffler.

    http://www1.serpro.gov.br/publicacoes/gco_site/m_capitulo01.htm

    Qualquer coisa é só escrever, OK?

    Um abraço.

  5. Marcelo,

    Grande blog, muito bacana mesmo. Cheguei aqui pelo seu resumo do livro “Qual é a tua obra?” do Cortella, que também resenhei no meu blog!

    Abraço,

    Wally

  6. Anderson Penha said

    Parabéns pela iniciativa!

  7. Anderson Sales said

    Sou administrador da Petrobras, e buscando conhecimentos sobre liderança e gerenciamento de projetos, cheguei a este ótimo blog!

    Já coloquei em meus favoritos! Parabéns!

  8. Victor Hugo Volcov said

    Marcelo,

    Blog de excelente qualidade!
    Foi divulgado na mídia que no mês de agosto estarão abertas as inscrições para o “Aprendiz 6 – Universitário”. Sou estudante de Engenharia de Produção no Instituto de Tecnologia Mauá, gostaria de receber algumas dicas para entrar nessa disputa!

    Desde já grato.:

    Victor Volcov

  9. marcelao said

    Victor,

    obrigado pelos elogios.

    Quanto ao aprendiz 6, recomendo que você visite os blogs de ex-participantes do aprendiz como o blog da Luiza Gontijo em http://www.aaprendiz.com e da Viviane Ventura em http://vivianneventura.blogspot.com/

    Nesses blogs você poderá enviar mensagens para elas e tenho certeza que elas responderão.

    Se você precisar de algumas dicas quanto a assuntos relacionados ao programa, é só enviar via comentário do blog, OK?

    Um abraço

  10. robertobalbino said

    Também gostei!

    E qualquer semelhança com o meu blog, é pura semelhança..rsrs

    Forte abraço e muito sucesso!

  11. Victor Hugo Volcov said

    Boa Tarde, Marcelo!

    Obrigado por responder meu post, ( o último deste tópico). Se possível, gostaria de contar um pouco da minha história. Tenho 19 anos, estudo engenharia de Produção no Instituto de Tecnologia Mauá, sempre tive um grande interesse pelo programa O Aprendiz, posso dizer que sou um fã árduo, trabalho na área de TI desde 2005, quando tinha 16 anos, passei por algumas empresas importantes, como Citibank, e atualmente trabalho como Analista de Infra-Estrutura na maior distribuidora de matéria prima plástica da América Latina. Fiquei extremamente feliz com o anúncio do Roberto Justus no último capítulo do programa, onde disse que o próximo programa seria destinado a universitários, sonho com este momento, porém existem alguns pontos que me incomodam um pouco diante deste processo de seleção. O primeiro é que não tenho muita fluência em inglês e espanhol, segundo é o passaporte ( o que já está em andamento para ser adquirido, porém dependo da policia federal, pois a data marcada para retirar este documento é 16 de setembro).
    Gostaria que me auxiliasse nesses pontos e se possível me enviasse algumas dicas, pois quero entrar nesse processo para vencer e participar do programa.
    Sonho todos os dias em conseguir esta vaga!

    Muito obrigado por disponibilizar este canal de comunicação e esclarecimento de dúvidas!

    Desde já grato:
    Victor Volcov

  12. rafaeldw said

    Parabéns pelo blog Marcelo, gostei muito do conteúdo pois me interessa muito essa área, principalmente gestão em TI.
    abraços!

  13. Ola Marcelo. Tudo bem?
    Hoje consegui entrar no teu blog com mais tempo e pude conferir o infinito numero de artigos e conteudo que existe. Como disse anteriormente, vc realmente esta ajudando a formar um pais melhor, cheio de empreendedores. Parabens. Por favor acesse o meu website http://www.clodoaldoaraujo.com.br e me de um feedback.

    Muito Obrigado.

  14. Tony said

    Cara! Gostei muito do seu Blog, pena que usuários de internet ainda sejam uma minoria em nosso pais,do contrário e se conhecessem o seu blog, garanto que nosso país estaria bem melhor.

  15. Olá…

    Desde já, eu gostaria de parabenizar pelo conteudo do seu blog. Sei como é difícil apresentar algo tão rico, atual e didático….

    Sem falar nas ténicas recentes de monetização apresentadas que provavelmente ajudam no final de mês…

    Enfim, escrevo semanalmente uma coluna num jornal online daqui de Ribeirão Preto (www.ribeiraopretoonline.com.br) sobre publicidade on-line.

    Como são assuntos atuais e muitas vezes desconhecidos pela maioria dos brasileiros, toco quase sempre em questões novas e relacionas a internet……

    Eu gostaria de saber se há o interesse de vc receber uma newsletter com os meus textos.

    Caso vc queira usá-las, fique a vontade !!

    Segue o link para a última coluna para conhecimento

    http://www.ribeiraopretoonline.com.br/noticia.php?id=24566&secao=marketing-negocios&titulo=coluna-de-rodrigo-sampaio–o-que-muda-no-google-com-a-busca-universal-?

    abraços e obrigado

  16. Marialba Gomes said

    Marcelo,

    Já fiz um comentário anterior. Mais uma vez parabéns pelo seu trabalho. Cheguei ao seu Blog fazendo pesquisa para um curso que estou montando na área de planejamento. Já está em meus favoritos.
    Um abraço,
    Marialba

  17. Olá Marcelo,

    Adorei seu blog e vi que temos muito em comum nos conceitos que estudamos e praticamos, sobretudo no Futura da Administração do Gary Hamel.

    Tenho uma apresentação (http://luiseduardocarvalho.blogspot.com/2008/03/apresentao-que-fiz-sobre-o-livro-o.html) que fiz sobre o livro e está no slideshare tbem e pode ser acessada pelo blog, acho que vc. gostaria de ver, um abraço e se puder visite meu blog.

    Adoraria ter feedbacks seus.

    Abs

    Luis

  18. Olá

    Encontrei seu blog no Google e gostei muito. Tomarei a liberdade de incluir um link no meu blog. Leciono a disciplina Gestão de Projetos na UNIB/SP.

    um grande abraço

    Prof. Duda Carrara

  19. George said

    Marcelão

    Fantastico teu Blog! posso imaginar a trabalheira que deu para reunir esse monte de informações, mas ao mesmo tempo o quanto é gratificante a busca por elas!
    Sou diretor de Inovação da agencia de publicidade 4SC, e estarei passando um pouco do teu blog em uma Palestra para academicos de administração!

    Parabens e sucesso para todos nós

  20. Ge said

    Olá Marcelo

    Achei muito interessante teu blog, gostei bastante de um artigo, no qual vc relata a importância da Gestão de Pessoas, como destaquei alguns comentários do artigo na minha monografia, gostaria de saber seu sobrenome, pois é obrigatório colocar no TCC. Se puder me mande por e-mail.ok?1 Obrigada!!!!!!!

  21. Luiz Magno M Ayala said

    Olá Marcelo,
    Muito bom seu blog. Mas o que eu mais gostei de ver suas idéias, e saber que trabalho na mesma empresa que você.
    Sou formado em Análise de Sistemas – UFMS – e pós-graduado em Administração. Ingressei no banco a menos de um ano, e as vezes é desesperador ver o quanto nossos colegas estão fora da realidade.
    Blogs como o seu deveriam ser leitura diária e obrigatória para muitos de nossos “administradores”.
    Sucesso!!!!

  22. Caro Marcelão,
    Já vi inúmeros blogs e o seu se destaca de sobremaneira, pois ele tem ALMA! Parabéns e continue fazendo o bem. Grato pela citação do meu livro “O Sucesso está no Equilíbrio”.
    Abraços calorosos!!
    Robert Wong

  23. Paula Cristina said

    Olá Marcelo,

    Sou professora em Minas de Administração e Gestão de Projetos, o seu blog realmente está ótimo. Gostaria de compartilhar com vocês meus estudos de Administração. E vou indicar aos meus alunos a visita em seu blog. Parabéns pelo excelente trabalho!
    Sucesso!
    Paula Cristina

  24. marcelao said

    Paula,

    obrigado pelas suas palavras. São os reconhecimentos que recebo é que me mantém motivado para continuar com esse espaço.

    Como disse, aguarde! Esse ano teremos mais novidades.

    Um abraço.

  25. rodolfo said

    Olá Marcelo,
    gostaria de parabenizá-lo pelo seu blog
    excelentes conteúdos.
    costumo visitá-lo sempre!! =)

    li seu texto “Inovação : O que pensam os grandes autores”
    e agregou muito!

    Até gostaria de saber se vc conhece algum paper, livro ou texto mais formal
    com um Comparativo de definições de Inovação destes autores aí… shumpeter, drucker…

    obrigado!
    e parabéns novamente!

  26. Caro Marcelão,
    Tomei conhecimento sobre você e seu blog na palestra de ontem no 9ºEncontro de GP do DF. Sou filiado ao PMI (e PMI-DF) deste 2004 e certificado PMP desde 2005. Achei a palestra muito interessante, gostei muito de seu blog, e gostaria de indicá-lo em meu blog. Você tem alguma restrição?
    De qualquer forma, gostaria de manter contato para podermos trocar idéias e experiências na área de gestão.
    Um abraço,
    Sergio Laranja.

    • marcelao said

      Sergio,

      esteja a vontade para indicar o blog, OK?

  27. Oi Marcelo, gostei bastante do seu blog e dos temas abordados. Escrevi sobre alguns temas parecidos no meu blog e te convido para dar uma olhada.

    Veja, por exemplo, a categoria de livros:
    http://rodolfo.typepad.com/no_posso_evitar/livros/

    Espero que goste! Um abraço, Rodolfo.

  28. bersantarem said

    Marcelo, gostei muito do seu blog com temas muito interessantes e um layout muito bacana ! Gostaria de saber como você conseguiu colocar aquelas “orelhas” no topo da página com: início, frases e pensamentos marcantes, livros que recomendo, ranking de posts e sobre o autor ? Isso é alguma opção do próprio wordpress ou alguma formatação que você mesmo criou ? Obrigado, Bernardo Santarem.

    • marcelao said

      Bernardo,

      primeiro, obrigado pela confiança.

      Quanto ao lay-out de páginas, isso é uma opção do próprio wordpress. Não uso o blogger do Google porque ele não oferece essa opção.

      Um abraço.

  29. brunootaviodearaujo said

    Olá Marcelo, tudo bem?

    Me chamo Bruno Araujo. Gostei muito do seu blog, tanto a aparência quanto o conteúdo, trabalho com o tema empreendedorismo e vou indicar seu blog vomo referência, ok?

    Me diz uma coisa, tenho um blog do wordpress com o mesmo tema e o seu mas não sei como adicionar imagens e enquete nas barras laterais, você pode me ajudar??

    Um grande abraço. Parabéns mais uma vez

  30. Mariana said

    Olá Marcelo,

    Participo da organização da Semana de Engenharia de Produção da minha faculdade e neste ano um dos temas que iremos abordar sera Gestao de Projetos. Quando procurava pelo tema encontrei seu blog. Primeiro gostaria de parabeniza-lo, excelentes comentarios e dicas.
    Segundo, vi em um dos seus post sobre um palestrante, Marcelo Cota, e pelo seus comentarios sobre as palestras dele, me interessei em convida-lo para uma palestra. Voce teria o contato do Marcelo Cota?
    E se voce tambem tem o costume de dar palestras, fica aqui meu convite. Para mais informaçoes, visite nosso site: http://www.semep.com

    Obrigada pela atencao.

    Att.

    • marcelao said

      Olá Mariana,

      tenho o contato do Marcelo Cota sim. Vou mandar o contato pelo seu e-mail do gmail mais tarde. Eu também faço palestras sobre o assunto. Se você tiver interesse, também posso fazer uma palestra para vocês.

      Um abraço.

      • Cibele said

        Olá marcelo
        peço lhe seu nome completo para eu agragra lo ao meu trabalho
        peguei um artigo q tu escreveste sobre estrategias mercadologica e preciso saber seu sobrenome 😀

      • Cibele said

        Olá marcelo
        peço lhe seu nome completo para eu agrega-lo ao meu trabalho
        peguei um artigo que tu escreveste sobre estrategias mercadologica e preciso saber seu sobrenome 😀
        para por nas referencias
        obrigada

  31. Olá marcelo,

    conheci seu blog por acaso e nao mais deixei de ler todas as suas postagens.
    sao excelentes para que possamos realmente ler o mundo de outra forma, a sua motivaçao é contagiante
    voce trata os assuntos de uma maneira super agradavel.
    Adoreiii!!!

    Abraços!!!!!!

    Adriane Marques

  32. Marcelão!
    Eu sou da UFSCar e estou participando da organização da VI SemEP (Semana de Engenharia de Produção), no time de Gestão de Projetos.
    A Mariana estava no meu grupo e pediu pra eu entrar em contato com você de novo!
    Ela disse que você se ofereceu pra nos passar o contato do Marcelo Cota e até pra dar uma palestra aqui pra gente na Semana.
    Ainda está de pé a oferta???
    Se for possível, me mande um e-mail respondendo, por favor! Qualquer dúvida, encaminhe no e-mail também!

    Obrigadão,
    Júlia

    • marcelao said

      Júlia, respondi seu comentário no seu e-mail do yahoo, OK?

  33. Paulo said

    Oi Marcelão, tomei conhecimento do seu blog pelo orkut BB. estou prestes a completar um ano no Banco (Setembro/09) e gostaria de suas consideraçoes sobre ingresso no area de tecnologia do Banco, para Sao Paulo.Sou tb certificado PMP ,proximo ao ano da sua certificação, trabalhei na parte de programação (diversas linguagens), analise, suporte pre e pos-venda e gestão de projetos, enfim um bom periodo de experiencia a area. Se possivel, direcione as informações ao meu e-mail.
    abs,
    Paulo

  34. Marcelao,

    Fiquei fascinado com o seu Blog.

    Parabéns!!!

    Certamente você está trabalhando por um Brasil melhor. Sou blogueiro iniciante e gosto muito de estudar PNL. Uma das coisas que a PNL prega é a modelagem, e certamente vou me espelhar no seu Blog, para melhorar o meu.

    Grande abraço e mus parabéns, mas uma vez.

  35. ogestor said

    Marcelo,

    Parabéns pelo seu trabalho. Obrigado por nos oferecer um bom conteúdo. A impressão que você me passa é de ser uma pessoa simples e “família”. Falar em família, vendo você na foto, com quem acredito ser seu filho, aproveito a oportunidade, se me permite, para informar que em meu blog (http://blog.seuservo.net) tenho trazido ultimamente artigos sobre famíla, brincadeira em família, sugestão de sites infantis, etc.
    No mais, já estás adicionado no blogroll do meu outro blog (ogestor) .
    Um abraço e que Deus abençoe a ti e família.

  36. Gilson said

    Olá Marcelão,

    Realizando pesquisas na Internet, descobri o seu Blog e vendo o seu perfil, pude perceber algumas semelhanças que cito: Busca pelo conhecimento em prol das melhorias em nossas vidas e outra…também sou de Resende, grande pedaço de terra neste vasto pedaço de mundo.

    []s

    Gilson

  37. Bom dia Marcelão, conheci seu blog através de um amigo que trabalha no Banco do Brasil que me indicou, deste então acompanho seu blog e sigo (@systemice) o seu twitter. Vendo a sua última micromessagem, vi o post que você fez sobre anytime, anywhere, etc . . Sou recém formado em Sistema de Informação pelo Unipam e recém chegado ao mundo dos blog’s. Gostaria de publicar parte do seu último post em meu blog, e no final referência-lo para quem quiser ver todo o conteúdo, seria prossível ?

    Excelente trabalho no seu blog, abraços.

    • marcelao said

      Luiz Fernando,

      esteja a vontade, ok?

      Um abraço.

  38. Roberto Borges said

    Marcelo,
    andei lendo varios posts do teu blog e cheguei a conclusao que e’ bem provavel que tu possa me ajudar. Estou procurando um livro de TI para desenvolvimento de projeto. Algum que fale de cloud computing. Mas se nao falar, tudo bem.
    Te agradeco desde ja.

    • marcelao said

      Roberto,

      tem o livro do Nichollas Carr “A grande mudança”. Acesse minha página de livros que recomendo. Lá tem o link para o resumo que fiz do livro.

      Um abraço.

  39. André said

    Olá Marcelão,

    Estou usando seu post sobre Cloud Computing como uma das referências em um artigo da minha faculdade. Gostaria de saber qual o seu sobrenome!

    Aguardo retorno!

    Um abraço e parabéns pelo Blog!

    • marcelao said

      É Marcelo de Souza Bastos.

      Valeu pela referência!

  40. Adenize said

    Acabei de me deparar com este espaço e gostaria de dizer que ele é muito enriquecedor… tem muita coisa para ler… parabéns pela prestação de serviço aos internautas.

  41. daniel santos said

    dei uma lida nos posts…
    achei bem interessante..
    vou assinar o RSS
    vlw
    :}

  42. Alexandre Dias said

    Chegui ao seu espaço por acaso, que desde então tem me agragado bastante conhecimento,parabéns!

  43. Francisco José de Sousa Pereira said

    Somos de Tutóia – MA, cidade de mais de quarenta e oito mil habitantes, vivemos da Pesca de Subsistência, Pecuária de Subsistência, Empregos Federais INSS, Estaduais área da Educação Professor, Municipal que absorve mais de dois empregos Professor, Vigias, Copeeiras, Guarda Municipal, e as Artesãs que ja se unem por comunidades….

    Grato

    RADIO TUTOIA FM 92,7

  44. Olá Marcelo,

    Meu nome é Eliane Tanaka sou assessora de imprensa da Conecte Comunicação. Gostaria de uma email de contato para podermos trocar informações.

    Conheça mais sobre Conecte Comunicação.

    Site: http://www.conectecomunicacao.com.br.

  45. Marcos Roberto said

    Marcelo
    Quero parabeniza-lo pelo blog, realmente muito bom,

    valeu….

  46. A matéria da bb.com ficou excelente! O blog do Marcelão cada vez mais interativo e útil,conectado com as novidades que não param de acontecer.

    Aqui,estamos buscando recursos mais modernos e agregando novos colaboradores. Até um pequeno apoio em dinheiro começou a acontecer. Acho que a partir outubro não “colocarei mais a mão no bolso” rsrsrsrs…e isso já será uma façanha, uma meta final!

    Tudo de bom para você e colaboradores! Continuaremos de olho no blog do Marcelão, abraços!

  47. Tatiana said

    Olá Marcelo,

    Meu nome é Tatiana Ribeiro, sou assistente comercial da Base2 Tecnologia e gostaria de seu email de contato.

    Parabéns pelo blog, assuntos diversos e bem colocados!

    Obrigada,

  48. espacom said

    Oi Marcelo, tambem sou funci. Trabalho na Diretoria de Mercado de Capitais e Investimentos, no Rio. Vim parar no seu blog através de um link para ele no Portal HSM (tá chique hein?) e, curiosamente, estou terminando um MBA em Marketing e na última aula (ligada à TI) surgiu o assunto sobre o profissional de Change Managment. A tecnologia do BB já valoriza a importância deste profissional no contexto de constantes mudanças em que estamos imersos?
    Abs!

    • marcelao said

      Colega,

      a Ditec ainda não possui esse tipo de profissional. Aliás, nem o banco tem. Seria um papel semelhante ao que faz o Walter Longo na Young & Rubicam que seria um mentou de estratégia e inovação que teria o papel de olhar as tendências e preparar a empresa para mudar e se adaptar aos novos tempos que estão vindo.

      Entendo que seria um papel importantíssimo a ser exercido dentro do BB.

      Um abraço.

      P.S : Da próxima vez, identifique-se, OK?

      • espacom said

        Oi Marcelo,
        Sou Mônica Mourão, analista da DIMEC. No caso do analista/gestor/consultor de change managment não o considero um profissional exatamente como um “farejador de tendências”, mas sim realmente um gestor de mudanças. Concordo com você sobre a importância deste profissional no contexto das mudanças cada vez mais frequentes em nosso dia-a-dia. Abraços e parabéns pelo sucesso do blog!

  49. Fernanda said

    Marcelão, eu vou enfrentar uma entrevista e sei que uma das perguntas está relacionada aos livros que eu leio. Você acha uma boa ideia ler o livro do Bernadinho Transformando suor em ouro?
    Responda-me por e-mail, por favor.

    • marcelao said

      Fernanda,

      não vejo problema nisso. O melhor seria você ler e mostrar que entendeu o conteúdo do livro e como aplica-lo no mundo dos negócios. Isso é que é importante, OK?

      Abraços.

  50. Priscila said

    Olá Marcelo,

    Foi pesquisando sobre alguns livros de estratégia que cheguei em seu blog.
    Estou no 3° semestre em administrçãode empresas e seu blog passa muitas informações interessantes para que eu e outras pessoas possam adquirir conhecimentos positivos.
    Eu sou inquieta e pesquiso sempre informações passadas pelos professores e em revistas.
    Agracedo por compatilhar conhecimento.
    Fiquei muito feliz em conhecer seu blog.

    ATT.
    Priscila

  51. Solon C. de Araujo said

    Marcelo, ainda sinto falta daquelas nossas discussões na comunidade do orkut. No ano passado estive em uma terrível “marcha batida” e não tive tempo de me olhar com mais carinho teu excelente blog. agora, neste inpicio de ano ainda não tão agitado, pude me cadastrar para receber os informe e hoje pude me deter com mais cuidado.
    Parabéns pele excelente conteúdo e agora pretendo ampliar meus conhecimentos frequentando com mais assiduidade este local de aprendizado.
    Para não fugir ao meu perfil de debatedor, vez por outro poderei iniciar alguma discussão…

    Grande Abraço

  52. Juliana said

    Nossa fiquei realmente impressionada com a qualidade das matérias e do seu blog.
    Fiquei muito feliz de te lo encontrado na internet, vai ficar nos favoritos!!!
    Muito obrigada!

  53. Leocadio A. Melo said

    olá, paz e bem!

    parabéns pelo ótimo blog. acompanho suas ideias via GReader e Twitter.

    particularmente como servidor público municipal, em Guarujá-SP, espero e luto pelo dia em que a “Ciência da Gestão” se estabeleça, DE FATO E DE DIREITO, neste setor tão importante da atividade de qualquer nação que queira ser MODERNA!

    agradecido pela qualificada contribuição propiciada por este seu espaço.

    []s livres,

    LEOc4dio

  54. Valesca said

    Prezado Marcelo, gostaria de utilizar algumas informações do artigo “Google – Modelo de inovação na gestão” na minha monografia de final de curso. Posso utilizá-las? Se sim, vc pode me informar seu sobrenome para que te cite corretamente? Atenciosamente, Valesca.

    • marcelao said

      Valesca,

      Pode utilizar sim. Meu nome é Marcelo de Souza Bastos.

      Um abraço.

      • Valesca said

        Muito obrigada pela disponibilidade e agilidade na resposta! Abraços.

  55. Adriane Marques said

    Ola Marcelo,
    sou coordenadora da area pedagogica de uma ONG, que trabalha com informatica para a inclusao social e tenho acompanhado o seu blog desde que descobri.
    podemos conversar( reservadamente ) atraves de seu email ?

    abraços

  56. Jackeline said

    Prezado Marcelo, a Editora Esfera está produzindo o livro Eu no mundo e nossos autores gostariam de utilizar o texto A globalização como processo https://marcelao.wordpress.com/page/16/
    No aguardo, agradeço
    Jackeline (11) 9907-0203

  57. Alex said

    Parabéns pelo blog, sou estudante de T.I na Fatec e que chegar no seu nível um dia.
    Trabalho na área técnica de manutenção elétrica e agora que estou descobrindo
    um outro mundo, o mundo da Gestão de T.I e Adm.

    Abraços.

    Obs: Sempre vou passar por aqui.

  58. Alex said

    Parabéns pelo blog, sou estudante de T.I na Fatec e quero chegar no seu nível um dia.
    Trabalho na área técnica de manutenção elétrica e agora que estou descobrindo
    um outro mundo, o mundo da Gestão de T.I e Adm.

    Abraços.

    Obs: Sempre vou passar por aqui.

  59. Fábio Tinôco said

    Olá seria possivel você fornecer seu twiterr?

    Obrigado.

    • marcelao said

      Fábio,

      é @blogdomarcelao

  60. Fábio Tinôco said

    Marcelo,
    Sinto que preciso e posso, obter mais êxito em minha profissão, para isso, estou buscando fazer minha PÓS GRADUAÇÃO, mas não encontro nada relacionado a minha área de atuação.

    Formado em Administração, pela UNAMA – UNIVERSIDADE DA AMAZONIA, tenho 33 anos e trabalho há 05 anos numa empresa de operações portuária.

    Segue abaixo um pequeno resumo da empresa e do meu trabalho como supervisor portuário:

    Trabalho desde 2005, atualmente, nosso grupo atual, de Agências e Operadores Portuários, estam estabelecidos nos principais pontos do Nordeste e Norte do Brasil. Consolidarmos nossa expansão no Nordeste na década de 90, a empresa instalou-se na região Norte, abrindo um escritório próprio em 2004, no porto de Belém, firmando-se em pouco tempo como uma das principais operadoras portuárias da região.
    As operações que já realizava com navios de carga solta em Santarém, a BF Fortship iniciou a operação de containers naquele porto logo atingindo as metas definidas por seus principais clientes e armadores (CMA CGM).
    Nossos executivos nas diversas áreas da indústria de transporte, tem participação ativa nos setores de Agenciamento Marítimo, Operação Portuária (carga de projeto, containers e grandes sólidos), Afretamento e Logística em todos os estados onde atua Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará e Pará onde desempenhamos importante papel na Logística de transportes dos projetos que vem sendo implantados na região.
    Atendendo a diversos Armadores Nacionais e Internacionais (CMA CGM, MARFRET, MSC)ou através de apoio logístico ao comércio e indústria.
    Aguardo comentário e quem sabe uma idéia.

    Atenciosamente,

    Fábio Tinôco

  61. Marcelo Báez said

    Pô Marcelão, tenho três coisas para te dizer, primeiro gostei do nome, acho que marcelo é nome de gente inteligente. Segundo gostei do penteado. Terceiro excelente Blog, parabéns meu caro.

    Abraços,

    Marcelo Báez

  62. Joseane said

    Ola Marcelão,
    Sou Joseane, moro em Caratinga (MG),faço estagio no Banco do Brasil, e vi um artigo seu no Lupa e achei muito interessante, seu blog tambem é muito bom, um grande aprendizado… Parabens

    • marcelao said

      Obrigado pela confiança e elogios Joseane. Abraços

  63. Altemir Marcos said

    Parabéns…
    Evidentemente, mais um ótimo canal de conhecimento e o garoto da foto tem muito bom gosto.

    Valeu…
    Altemir
    (BB-Ditec)

  64. Leonardo Rosário said

    Boa noite Sr.Marcelão,sou aluno de administração cursando o 2ºperiodo e funcionario da vale. Busco a execelência na liderança e pretendo ser um otimo orador conto com suas dicas e sugestões para alcançar meus objetivos. Desde ja agradeço a sua atenção.

    • marcelao said

      Leonardo,

      em breve eu abrirei um canal onde podemos discutir questões como as que você levantou. Por enquanto, siga-me no Twitter (@blogdomarcelao) porque de vez em quando eu realizo uma Twitcam que é uma conversa em real-time em que apareço em vídeo e vocês podem enviar perguntas através do chat.

      Um abraço.

  65. Boa noite Sr. Marcelo!
    Curso Administração na Faculdade Brasileira (UNIVIX), onde podemos estudar e ler muitos artigos. Porém, foi no seu Blog que encontrei a maior parte de muitas informações as quais acho necessárias para meu desempenho como futura administradora.
    Estou formando um grupo para montarmos a primeira Empresa Junior da Univix, e gostaria de poder contar com algumas dicas, sugestões e tudo o que o seu blog puder me oferecer.
    Posso usar seus tópicos e matérias em trabalhos?
    Agradeço desde já pela sua maravilhosa idéia de expor o que pensa, acredito que é disso que precisamos.
    Obrigada por enquanto!

    • marcelao said

      Chris,

      fique a vontade. Como escrevi no blog, pode usar todo o material. Desde que seja feita a devida citação, todos os artigos aqui são para serem compartilhados. Terei novidades no futuro. Para saber sobre elas, siga-me no Twitter @blogdomarcelao Divulgue para sua turma, OK?

      Um abraço.

      • Acabei de fazer isso. rsrs…
        Sou Representante de turma, e sempre procuro o melhor para a sala e para nosso contêudo.
        Muito Obrigada!!!!

  66. Oi Marcelão,
    sou vicepresidente do PMI Amazonas. Vamos realizar um congresso nos dias 2,3 e 4 de Dezembro. Gostaria de convidá-lo a participar conosco, talvez com a mesma palestra do 5 Congresso Brasileiro de GP. A palestra pode ser em qualquer um dos dias. Estarei também no congresso em Brasília, mas seria interessante já divulgar a sua participação.
    obrigado,
    Mário.

    • marcelao said

      Mario,

      honrado com o convite. Vou verificar no BB se há algum problema quanto a minha liberação. Só uma pergunta: E quanto as despesas de passagem aérea e hospedagem?

      Abraços.

  67. Cara seu blog tem muito conteudo excelente, indiquei ele para a galera do CEJESC, creio que você deveria pensar em ter um endereço .com.br e um blog mais personalizado, se precisar de ajudar(free) me manda um email jorgecampos@jorgecampos.com.br e parabens mesmo!

  68. Rodolfo Vaz said

    Caro Marcelão,

    sua palestra no Congresso do PMI em Brasília no dia 29/10/10 foi excelente. Sua capacidade de encantar a platéia me impressionou e sua paixão pelo assunto coloca um grande diferencial em sua apresentação. Como dica, seria interessante você acrescentar em sua palestra uma visão prática de como utilizar as redes sociais na gestão de um projeto.

    Ao colega Mario Valle, do AM, reforço que colocar você no Congresso do PMI-AM acrescentará bastante ao evento. Mário, não deixe de levá-lo!

    Abraços e pense em levar seriamente essa “vertente” que você carrega em sua veia adiante. Você é uma pessoa que PRECISA (responsabilidade mesmo) levar o conhecimento aos outros.

    Rodolfo

    • marcelao said

      Rodolfo, muito agradecido pelas palavras e, principalmente, pelo feedback e a dica de casos práticos.

      Abração.

  69. arthur said

    Marcelão, parabens pelo blog e eu gostaria de fazer uma pergunta, acabei de ler o artido da McKinsey sobre as dez tendências de TI, eu gostaria de saber qual dessas tendêmcias você identifica ter o maior potencial para empresas empreendedoras e porque?

    Obrigado, aguardo resposta.

  70. Pilar Sanchez said

    Caro Marcelão,
    Olá!
    Vi através do site da J2DA a sua apresentação sobre Redes Sociais e o Gerenciamento de Projetos.
    Estou no momento iniciando um TCC para o MBA em GP da FGV sobre esse assunto. Vc teria alguma bibliografia para recomendar?
    Muito obrigada pela atenção!
    Pilar

    • marcelao said

      Pilar, eu indico 3 livros:

      Wikinomics (Don Tapscot);
      Enterprise 2.0(Andrew macfee);
      Fenomenos Sociais nos negócios(Charlene Li)

  71. Ukaliko said

    Marcelão, ao pesquisar sobre liderança no google, encontrei seu blog e muito gostei sobre os assuntos que vc escreveu, e gostaria humildemente de te perguntar sobre o uso de divisorias no ambiente de trabalho. Trabalho numa empresa de desenvolvimento de software e as divisorias tem provocado um certo distanciamento entre os membros da equipe, que querem o fim delas, mas o chefe, tem uma concepção de que elas ajudam na concentração e dedicação ao trabalho, como vc vê esse padrão de organização dentro das empresas, segundo tua experiência e conhecimento na area de gestão.

  72. simone galdino said

    Oi Marcelo, parabéns pelo blog.
    Estou fazendo um trabalho sobre as características de um administrador e tomei a liberdade de citar uma de suas frases, citando o autor é claro.
    Este blog já está entre os meus favoritos e pretendo divulgá-lo entre os meus colegas.

  73. Ola Marcelo,

    Parabéns pelo blog. Fantastica frase do relógio parado estar certo duas vezes ao dia.
    vou usa-la em um artigo se me permite.
    Caso tenha interesse em postar artigos e videos, esteja a vontade para obter material em nosso site.
    Sao todos de nossa autoria.
    Sucesso

    Iva Postigo

  74. ogestor said

    Olá, Marcelo. Td bem? Sou Luis Marcos Leite, criador e autor do blog “O Gestor”. Solicito que entre em contato comigo (ogestor.eti@gmail.com). Assunto que pode ser do vosso interesse. Aguardo resposta. Abs.

  75. Vinicius said

    Marcelo, bom dia.
    Trabalho na CSN em VR e gostaria de sua opinião sobre o livro Seja Assertivo (Vera Martins). O livro é indicado para estudo em grupo do tipo cumbuca?

    Abraço,
    Vinicius.

  76. Olá Marcelo,

    Parabens pela materia sobre os herois da Marvel. Faco parte da equipe do site de financas emprestimo.org e gostaria de trocar links com voce, se possivel.

    aguardo seu contato,

    um abraco,

    guilherme

  77. Reinaldo Bispo said

    Marcelão, boa iniciativa, a administração é que prepara o ambiente para que as outras ciências possam fazer os elos da nossa sociedade, o único problema é a camisa que vc colocou no seu moleque, a do vasco fica melhor na foto.

    reinaldobispo@bol.com.br

  78. Luiza said

    Marcelo,
    Conheci seu blog pelo googl, buscando uma mensagem de incentivo para uma reunião com um grupo de jovens, e fiqui maravilha com a infinidade de informações contidas na página.
    Parabéns! Você é uma pessoa especial.
    “Vai nesta a tua força”!
    Luiza

  79. Larissa said

    Marcelo, cheguei ao seu blog sem querer… buscando textos do Daniel Pink… e encontrei um que vc escreveu sobre ele em 2009. Quando comecei a ler seus posts mais recentes, me identifiquei ainda mais com o blog… a questão do Design Thinking é algo em que acredito MUITO, enfim… Queria aproveitar para te perguntar se vc conhece alguma empresa que tenha seu RH em linha com as teorias do Daniel Pink… Eu tenho buscado, e não encontro nada… Vejo que o futuro nas empresas e em qualquer ambiente de trabalho terá cada vez mais os valores que ele prega… e queria saber se já existe algum lugar que faça deste jeito. Obrigada pela atenção! E mais uma vez, parabéns pelo blog!

  80. Flávio Azevêdo said

    Olha, com tanta porcaria que colocam na grande rede é uma satisfação enorme encontrar um link com teor cultural extraordinário, parabéns, seu espaço é meu reconforto diário de prazerosas leituras e conhecimentos, principalmente, pelas pérolas parafraseadas por grandes pensadores. PARABÉNS.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: