Blog do Marcelão

Blog para debate sobre excelência na gestão.

10 razões para adotar redes sociais nas empresas

Posted by marcelao em setembro 2, 2009


Blog do Marcelão

↑ Grab this Headline

Pessoal,

como escrevi no post anterior sobre o Digital Age, esse post tem o objetivo de compartilhar as minhas impressões sobre a palestra do consultor da IBM, Mauro Segura, sobre a utilização de redes sociais dentro das empresas.

Muitas empresas tem receio de utilizar redes sociais dentro das empresas alegando que haverá queda na produtividade de seus funcionários. Isso prova, como sempre, que as pessoas preocupam-se mais em identificar os problemas do que em enxergar as oportunidades presentes em certas decisões. Esse tipo de pensamento focado apenas no problema faz com que as empresas substimem a capacidade criativa, de mobilização e criatividade coletiva das pessoas dentro das empresas.

A realidade das empresas mudou. A competição é muito maior do que no século passado e isso faz com que a inovação seja a principalmente competência a ser desenvolvida pelas empresas. Inovação que deve vir de todos os lugares da empresa. A emrpresa deve buscar conhecimento onde quer que ele esteja, seja dentro ou fora da empresa. Alguns dizem que ela deve ser “chuveiro” (de cima para baixo), outros dizem que deve ser “bidê” (de baixo para cima), mas o importante é que ela seja do tipo “hidromassagem” (de todos os lados).

Mauro apresentou o resultado de uma pesquisa que a IBM faz regularmente que se chama “CEO study – The enterprise of the future”. Essa pesquisa apontou 5 tendências :

– As empresas serão ávidas por mudança;

– Inovação de fora para dentro;

– Empresas globalmente integradas;

– Disruptivas por natureza;

– Pensam na sustentabilidade e no longo prazo;

Diante desse cenário, as empresas devem basear suas ações no desenvolvimento do seu capital intelectual a fim de criar uma cultura de inovação em que todos sintam que são livres para expor suas idéias. Para isso, é preciso dar voz as conversas existentes dentro das organizações. Nesse sentido, as redes sociais são ótimas ferramentas para criar esse ambiente de conversas dentro das empresas, pois ela aproxima as pessoas e facilita a conexão entre pessoas com interesses comuns e que poderiam compartilhar idéias. Nesse sentido, Mauro apresentou as 10 razões para se adotar redes sociais dentro das empresas :

– Acesso rápido e fácil ao conhecimento : Com as ferramentas atualmente existentes, é muito fácil criar um ambiente onde as pessoas possam discutir, apresentar suas idéias e registra-las para outras pessoas consultarem;

– O Ser humano adora redes sociais : Especialmente os brasileiros, uma vez que mais de 80% dos brasileiros, que se conectam a Internet, participam de algum tipo de rede social. Brasileiro gosta de conversar;

– A inovação aparece : O ambiente das redes sociais facilita o surgimento da diversidade de perspectivas e opiniões, condição essencial para surgimento da inovação;

– Quebra da barreira geográfica : Você pode conversar com qualquer pessoa independente da localização geográfica em que ela esteja;

– Quebra da Barreira Hierarquia : Talvez seja esse o maior temor de quem está no comando das empresas. Não existem escadinhas que deve ser escaladas para que as informações e as opiniões cheguem ao alto escalão da empresa. Isso é irreversível e incontrolável;

– Comunicação direta sem intermediários : Comunicação sem filtros. Não existe mais aquela de que “Quem conta um conto aumenta um ponto”;

– Identidade pessoal : Nas redes sociais, você tem a oportunidade de mostrar quem você é. Você pode expressar suas opiniões e suas crenças;

– Referências : É uma oportunidade de criar um grande conjunto de referências para posteriores consultas;

– Política de portas abertas : Deixe a comunicação fluir livremente e você se surpreenderá com a capacidade de criar coletivamente de seus funcionários;

– Tecnologia simples e fácil : Não é preciso ser um expert em tecnologia ou em construção de sites para você montar sua rede social. Existem ferramentas que auxiliam qualquer pessoa na criação de um blog, por exemplo.

Adotar redes sociais dentro das empresas potencializa a geração de inteligência coletiva dentro das empresas, além de descobrir pessoas talentosas, que ficam escondidas na imensidão dos cargos e departamentos das empresas, e facilita a identificação dos agentes de mudança dentro da empresa e que podem influenciar outras pessoas a se tornarem inovadoras. Aliás, Mauro apresentou o resultado de um estudo da universidade de Melbourne de que funcionários que utilizam redes sociais são 9% mais produtivos do que aqueles que não usam.

É como disse em um post anterior, no século XXI, o valor está no intangível.

Um abraço.

“Keep the Faith”

P.S : Quem quiser acessar o blog do Mauro, é só acessar www.aquintaonda.blogspot.com

Bookmark and Share

Leia também os seguintes posts :

– Digital Age – Minhas impressões – > Clique aqui para ler;

– O papel das empresas – Parte II – A lição Tony Stark – > Clique aqui para ler;

– O papel das empresas – Parte I – > Clique aqui para ler;

– Vida digital em um planeta inteligente – > Clique aqui para ler;

– Paulo Freire e o líder como educador – > Clique aqui para ler;

– Identifique um agente da inovação e da mudança – > Clique aqui para ler;

– Estratégia : 10 tendências a monitorar – > Clique aqui para ler;

– A dor e o valor de fazer escolhas difíceis – > Clique aqui para ler;

– Gestão 2.0 : Por quê lideres criativos são tão raros? – > Clique aqui para ler;

– A diferença entre líderes e gerentes – > Clique aqui para ler;

– Palestra realizada na Tecnologia do BB – Inovação, empreendedorismo e projetos – > Clique aqui para ler;

– Importância da franqueza nas organizações – > Clique aqui para ler;

– Identifique os agentes da inovação e da mudança – > Clique aqui para ler;

– A gestão de projetos na nova economia – > Clique aqui para ler;

– Você já fez o velho – > Clique aqui para ler;

– Gestão por decreto = números torturados = comportamento não ético – > Clique aqui para ler;

– Gestão 2.0 : Jogue uma pizza -> Clique aqui para ler;

– Perguntar é a resposta para a inovação – > Clique aqui para ler;

– 10 razões porquê o CEO sabota a inovação – > Clique aqui para ler;

– O exemplo na prática – > Clique aqui para ler;

– “Voldemort” nas empresas – > Clique aqui para ler;

– O que precisa mudar – > Clique aqui para ler;

– O dilema da inovação na gestão – > Clique aqui para ler;

– Gestão 2.0 : Fortaleça os incomodados – > Clique aqui para ler;

Anúncios

22 Respostas to “10 razões para adotar redes sociais nas empresas”

  1. É a velha tática de proibir em vez de educar. Nas minhas equipes, opto por liberar o que posso e educo as pessoas com o tempo. Proibir não resolve. O melhor exemplo são os celulares equipados com Internet. Se o teu profissional não está educado e preparado para tecnologias, você não conseguirá controlar o uso e o conteúdo da Internet pelo celular.

    Com relação às redes sociais propriamente ditas, acredito que esse seja um caminho sem volta.

    Um abraço!

  2. […] 10 razões para adotar redes sociais nas empresas por Blog do Marcelao […]

  3. […] Comentários Tendências da TI : R… em Tendências da Tecnologia da In…Tendências da TI : R… em Tendências da TI : Anytime, an…Tendências da TI : R… em Tendências da TI : Kevin Kelly…Wendell em O papel das empresas – P…Rafael Ramos em 10 razões para adotar redes so… […]

  4. […]  – 10 razões para adotar redes sociais nas empresas – > clique aqui para ler; […]

  5. […] 10 razões para adotar redes sociais nas empresas […]

  6. […] Além das seis tendências acima citadas, recomendo que vocês assistam a entrevista que o Diretor de marketing da IBM, Mauro Segura, concedeu ao jornalista Heródoto Barbeiro no programa “Mundo Corporativo” da Rádio CBN durante a realização da FutureCom 2009. Para quem não se lembra do Mauro, foi ele que apresentou, durante o evento Digital Age, as 10 razões para se adotar redes sociais dentro das empresas (Clique aqui para ler) : […]

  7. […] Além das seis tendências acima citadas, recomendo que vocês assistam a entrevista que o Diretor de marketing da IBM, Mauro Segura, concedeu ao jornalista Heródoto Barbeiro no programa “Mundo Corporativo” da Rádio CBN durante a realização da FutureCom 2009. Para quem não se lembra do Mauro, foi ele que apresentou, durante o evento Digital Age, as 10 razões para se adotar redes sociais dentro das empresas (Clique aqui para ler) : […]

  8. Eduardo said

    ótimo post marcelo. a figura “mais de 80% dos brasileiros, que se conectam a Internet, participam de algum tipo de rede social” foi tirada daonde?

  9. Marcos said

    Excelente artigo !!! Na minha opinião como homem de TI e responsável pela criação de produtos para mídia web, de uma grande corporação, empresa nenhuma poderá se manter indiferente ao movimento das mídias sociais. Isso significaria andar na contra-mão da agiliade, da inovação, da criatividade, do crescimento, do rompimento de barreiras … Ou seja, isso seria péssimo para os negócios.

    Abs,

  10. […]  – 10 razões para adotar redes sociais nas empresas – > clique aqui para ler; […]

  11. […]  – 10 razões para adotar redes sociais nas empresas – > clique aqui para ler; […]

  12. […]  – 10 razões para adotar redes sociais nas empresas – > clique aqui para ler; […]

  13. […]  – 10 razões para adotar redes sociais nas empresas – > clique aqui para ler; […]

  14. […]  – 10 razões para adotar redes sociais nas empresas – > clique aqui para ler; […]

  15. […]  – 10 razões para adotar redes sociais nas empresas – > clique aqui para ler; […]

  16. […]  – 10 razões para adotar redes sociais nas empresas – > clique aqui para ler; […]

  17. […]  – 10 razões para adotar redes sociais nas empresas – > clique aqui para ler; […]

  18. […]  – 10 razões para adotar redes sociais nas empresas – > clique aqui para ler; […]

  19. […]  – 10 razões para adotar redes sociais nas empresas – > clique aqui para ler; […]

  20. […]  – 10 razões para adotar redes sociais nas empresas – > clique aqui para ler; […]

  21. […] No post anterior do Alexandre Silva na blog da HSM( Leia aqui), ele sugere que as empresas copiem as escolas de samba do carnaval e tragam a magia do carnaval para dentro das empresasl. Está aí mais um motivo para as empresas executarem um benchmarking inteligente e adotar práticas como essa da Unidos da Tijuca, abrindo mais espaço para a inovação aberta utilizando redes sociais internas e externas(leia mais aqui). […]

  22. […] No post anterior do Alexandre Silva na blog da HSM( Leia aqui), ele sugere que as empresas copiem as escolas de samba do carnaval e tragam a magia do carnaval para dentro das empresasl. Está aí mais um motivo para as empresas executarem um benchmarking inteligente e adotar práticas como essa da Unidos da Tijuca, abrindo mais espaço para a inovação aberta utilizando redes sociais internas e externas(leia mais aqui). […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: