Blog do Marcelão

Blog para debate sobre excelência na gestão.

Ranking das marcas dos clubes de futebol brasileiro

Posted by Marcelão em dezembro 31, 2009


Pessoal, 

foi publicado no site da Globo.com (clique aqui para acessar) estudo da Crowe Horwath RCS que aponta o potencial de mercado das principais marcas do futebol brasileiro. De acordo com o estudo, a evolução nas receitas dos clubes entre 2003 e 2008 foi de 115%, sendo que as que mais apresentaram maior crescimento foram a exploração do marketing e a venda de ingressos. A expectativa é que essa arrecadação pode ser maior ainda, pois daqui a quatro anos, após a copa de 2014 no Brasil, o valor das marcas dos 12 principais clubes brasileiros salte de R$1,9 bilhão para R$3,4 bilhões.

Com relação ao Flamengo, no último post que publiquei sobre ele(clique aqui para acessar), eu havia comentado sobre o mérito da área de marketing ao saber valorizar a marca Flamengo ao não aceitar a primeira proposta de patrocínio que apareceu, ficando alguns meses sem patrocínio na camisa, o que foi uma decisão corajosa, uma vez que o clube convive com uma dívida muito grande. O resultado é que o Flamengo está assinando um contrato de R$25 milhões com a Batavo, que envolve apenas o patrocínio e exposição da marca no peito e nas costas da camisa. Além disso, há a possibilidade de um contrato de R$15 milhões para exposição da marca nas mangas e no calção. No final das contas, em menos de doze meses, o Flamengo sai de um contrato de R$14 milhões, que tinha com a Petrobrás, e pode passar a receber R$40 milhões em patrocínios.

Convenhamos, é um crescimento de receitas nada desprezível.

Em tempo, para quem gosta de ler sobre o assunto marketing e gestão esportiva, recomendo a leitura da excelente coluna Emerson Gonçalves no site da Globo.com (clique aqui para acessar).

Um abraço.

“Keep the Faith”

Bookmark and Share

 Leia também os seguintes posts :

– Princípios de liderança – > Clique aqui para ler;

– A fórmula da felicidade – > Clique aqui para ler;

– 10 princípios da Gestão 2.0 – > Clique aqui para ler;

– Mais que a simples soma das partes – > Clique aqui para ler;

– Novos rumos no Flamengo – > Clique aqui para ler;

– ExpoManagement 2009 : O que eles disseram – > Clique aqui para ler;

– O ponto de partida e de chegada – > Clique aqui para ler;

– Vídeos : Visão da Nokia para os celulares – > Clique aqui para ler;

– Recuse certos “presentes” – > Clique aqui para ler;

– Vídeo : História do Google – > Clique aqui para ler;

– Heróis que não precisamos – > Clique aqui para ler;

– Seis tendências em mídias sociais – > Clique aqui para ler;

– Valorizando o que é nosso – > Clique aqui para ler;

– Erre para acertar – > Clique aqui para ler;

– Reconstruir e Recomeçar – > Clique aqui para ler;

– Confiar mais = Arriscar mais = Inovar mais – > Clique aqui para ler;

– O valor do respeito – > Clique aqui para ler;

– A diferença entre líderes e gerentes : Controlador X Inovador – >  Clique aqui para ler;

– Fórum Mundial de inovação – O que eles disseram -> Clique aqui para ler;

– Negociar e decidir – competências importantes para a vida – > Clique aqui para ler;

 – Mudar = Aprender = Ter Humildade – > Clique aqui para ler;

 – 10 Lições de Gandhi para mudar o mundo – > Clique aqui para ler;

 – Dicas de conteúdo aberto sobre empreendedorismo e inovação – > Clique aqui para ler;

 – Gestão 2.0 : A diferença entre líderes e gerentes by Gary Hamel – > Clique aqui para ler;

 – Gestão 2.o : Crie uma cultura de inovação -> Clique aqui para ler;

 – 10 razões para adotar redes sociais nas empresas – > clique aqui para ler;

 – Digital Age – Minhas impressões – > Clique aqui para ler;

 – O papel das empresas – Parte II – A lição Tony Stark – > Clique aqui para ler;

 – O papel das empresas – Parte I – > Clique aqui para ler;

 – Vida digital em um planeta inteligente – > Clique aqui para ler;

 – Paulo Freire e o líder como educador – > Clique aqui para ler;

 – Identifique um agente da inovação e da mudança – > Clique aqui para ler;

 – Estratégia : 10 tendências a monitorar – > Clique aqui para ler;

 – A dor e o valor de fazer escolhas difíceis – > Clique aqui para ler; 

– Gestão 2.0 : Por quê lideres criativos são tão raros? – > Clique aqui para ler;

 – A diferença entre líderes e gerentes – > Clique aqui para ler;

11 Respostas to “Ranking das marcas dos clubes de futebol brasileiro”

  1. […] Seres humanos não são 24…Ranking das marcas d… em Novos Rumos no FlamengoRanking das marcas d… em A diferença entre líderes e…Ranking das marcas d… em […]

  2. […] – Ranking das marcas dos clubes de futebol brasileiro – > Clique aqui para ler; […]

  3. […] – Ranking das marcas dos clubes de futebol brasileiro – > Clique aqui para ler; […]

  4. […] – Ranking das marcas dos clubes de futebol brasileiro – > Clique aqui para ler; […]

  5. […] – Ranking das marcas dos clubes de futebol brasileiro – > Clique aqui para ler; […]

  6. Alby said

    Só tenho uma coisa a dizer sobre esse post e o ranking das marcas do futebol brasileiro:

    “Uma vez Flamengo… Flamengo até morrer… Flamengo eu sempre ei de ser…”

  7. […] Comentários Vídeo Interface Gest… em Tenha coragem e Assuma Ri…Vídeo Interface Gest… em Tendências da TI : Anytime, an…Leide Regina Garcia em Livro : Qual é a tua obra…Leide Regina Garcia em Livro : Qual é a tua obra…Alby em Ranking das marcas dos clubes … […]

  8. […] – Ranking das marcas dos clubes de futebol brasileiro – > Clique aqui para ler; […]

  9. […] – Ranking das marcas dos clubes de futebol brasileiro – > Clique aqui para ler; […]

  10. […] – Ranking das marcas dos clubes de futebol brasileiro – > Clique aqui para ler; […]

  11. […] para o processo decisórioPalestra : Planejamento estratégico pessoalMau Exemplo de atendimentoRanking das marcas dos clubes de futebol brasileiroEntrevista com Vicente Falconi : É tudo uma questão de método « Gestão do […]

Deixe um comentário