Blog do Marcelão

Blog para debate sobre excelência na gestão.

Gerenciar Stakeholders em projetos

Posted by marcelao em fevereiro 17, 2009


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Pessoal,

                  continuando no assunto “Gestão de projetos”, seguem algumas dicas sobre o que envolve gerenciar stakeholders nos projeros.

                   Essas dicas foram apresentadas pelo meu xará , grande amigo e colega de PMI-DF, Marcelo Cota, em uma palestra que ele realizou na jornada de tecnologia do Banco do Brasil no final do ano de 2008 sobre as grandes pesquisas na área de gestão de projetos.

                   Inicialmente, Marcelo apresentou o que seria a essência da gestão de projetos como o fato de que projetos são o veiculo da mudança, pois eles criam o futuro da empresa. Se a empresa deseja crescer e manter-se competitiva, ela precisa trabalhar com projetos. Isso é óbvio, mas precisa ser explicitado.

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                    Ocorre que faz parte da natureza do projeto trabalhar com a incerteza e com assumir riscos. Se não bastasse esses fatores, o gerente de projetos tem que saber lidar com pessoas ou entidades conhecidas como STAKEHOLDERS. Não existe uma palavra correspondente para stakeholders na nossa lingua, mas, em sintese, stakeholders são todos aqueles que, de alguma forma, possuen interesse no sucesso ou até mesmo no fracasso do projeto(nesse caso, eu chamo de StrikeHolders).

                     Então, seguem abaixo dicas sobre o que significa gerenciar stakeholders em projetos :

  • Lidar com gente emburrada – > São pessoas que estão contra a realização do projeto, porque acreditam que ele não é importante. Exige comunicação no sentido de apresentar os benefícios que o projeto trará para a empresa;
  • Lidar com gente difícil – > Gente que acha sempre que tudo está errado. Exige um esforço muito grande de comunicação para não contaminar o restante da equipe do projeto com um clima de pessimismo. Já é dificil gerenciar projetos sem eles, com eles fica quase impossível;
  • Conduzir reuniões – > O problema das reuniões hoje nas organizações é o excesso de reuniões que não são objetivas e não decidem nada. Procure organizar antecipadamente a reunião, seja objetivo e claro quanto a esses objetivos, e saia sempre com decisões tomadas e, principalmente, registradas;
  • Lidar com conflitos – > Cada pessoa possui uma visão diferente do mundo. O papel do lider é saber alinhar essas visões em torno do objetivo do projeto. Para isso, comunicação é fundamental;
  • Influenciar para a tomada de decisão e respectivas assunção de responsabilidades – > Não tomar decisões ao longo do projeto trazem a sensação de morosidade e o projeto corre o risco de ficar paralisado. Entenda decisão como processo decisório e siga a dica, já citada pela Adriana no blog da HSM, de que, às vezes, é melhor agir para pensar do que pensar para agir. Além disso, sempre defina um responsável por cada assunto envolvido no projeto;
  • Fazer com que todos entre na roda – > Fazer com que todos sintam-se como partes de uma grande obra e missão a serem cumpridas. Criar senso de pertencimento e de dono da empresa, no caso, do projeto;
  • Permitir que todos os envolvidos tenham um relacionamento saudável – > Na sua carreira, se você quer crescer, você precisa de relacionamentos duráveis, mas para te-los você precisa primeiramente torna-los saudáveis. Conflitos sempre haverão em projetos, mas é preciso sempre encara-los como fator de crescimento da equipe e não como ataques pessoais;
  • Favorecer o compartilhar – > Estimular o diálogo e a troca de idéias para o surgimento de perspectivas diferentes sobre o projeto que são extremamente necessárias para entender e atender todas as necessidades dos stakeholders;
  • Lembrar da cerveja gelada para comemorar – > Lembrando de Jack Welch, É preciso celebrar para elevar o sentimento de satisfação com o cumprimento dos objetivos propostos para o projeto;

                     Em todas essas dicas, existe uma competência vital quando se trata de gerenciar os stakeholders, que é a principal competência do lider de projeto : Comunicação. 90% do tempo do lider de projeto é gasto com comunicação. Ele precisa buscar entendimento comum, ratificar decisões, negociar, … Os outros 10%, o lider de projeto gasta pensando sobre o que comunicar. Essa necessidade de comunicação exige um esforço muito grande por parte do lider do projeto, pois as organizações possuem estruturas cada vez mais complexas, o que faz com que o lider de projeto tenha que navegar em uma verdadeira teia organizacional.

Um abraço.

P.S : O próximo post será sobre as 10 tendências (ou descobertas) da gestão de projetos baseadas nas linhas de pesquisas atuais.

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Leia também os seguintes posts :

– 7 regras do nunca para gestão de projetos by Max Gehringer – > Clique aqui para ler;

– A relação entre planejamento estratégico e a gestão de projetos – > Clique aqui para ler;

– Empreendedorismo, Inovação e projetos – > Clique aqui para ler;

– O que é gestão de projetos? – > Clique aqui para ler;

– Frases proibidas em gestão de projetos – > Clique aqui para ler;

– A diferença entre lideres e gerentes – > Clique aqui para ler;

– Por quê precisamos de líderes? – > Clique aqui para ler;

– Palestra realizada na Tecnologia do BB – Inovação, empreendedorismo e projetos – > Clique aqui para ler;

–  Empreendedor corporativo – > Clique aqui para ler;

– Processo decisório : 3 modelos de Mintzberg – > Clique aqui para ler;

– Competências dos lideres do futuro – > Clique aqui para ler;

– Gestão de longo prazo – > Clique aqui para ler

– Busque a Unidade, mas sem Uniformidade – > Clique aqui para ler;

– Importância da franqueza nas organizações – > Clique aqui para ler;

– Questionar é preciso : liderando equipes talentosas – > Clique aqui para ler;

– Livro : Qual é a tua obra? – > Clique aqui para ler;

– “Quem não se comunica, se trumbica” – > Clique aqui para ler;

– O que é liderar? – > Clique aqui para ler;

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Uma resposta to “Gerenciar Stakeholders em projetos”

  1. […] foi sobre como gerenciar e conciliar a expectativa dos vários stakeholders envolvidos nos projetos(clique aqui para saber mais). Foi aí que o Américo Pinto citou o segredo para manter os stakeholders satisfeitos que é a […]

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