Blog do Marcelão

Blog para debate sobre excelência na gestão.

Abram Alas para as Redes Sociais

Posted by Marcelão em fevereiro 18, 2010


Blog do Marcelão

↑ Grab this Headline Animator

Pessoal,

ontem tivemos a vitória da Unidos da Tijuca no carnaval do Rio de Janeiro. Vitória essa fruto da inquietude do carnavalesco Paulo Barros que não deixa de ousar em seus desfiles e surpreendeu a todos com a idéia da comissão de frente da escola utilizando truques de ilusionismo. O mais interessante é que tudo começou com um adolescente de 15 anos, Vinicius Conceição Ferraz, que sugeriu através do Orkut ao carnavalesco Paulo Barros que o enredo da escola contasse a história dos segredos da humanidade, inspirada no livro Atlantis, do autor David Gibbins(leia reportagem aqui). 10, nota 10 para as redes sociais nesse desfile.

O que Paulo Barros fez foi utilizar o conceito de inovação aberta em que não importa de onde venham as idéias, se dentro ou fora da empresa, importa sim a relevância e a qualidade dela. Reparem que não foi um entendido de carnaval que fez a sugestão. Foi apenas um garoto de 15 anos que apresentou a idéia e foi ouvido. O fato dele ter sido ouvido também mostra outro aspecto importante da inovação aberta utilizando redes sociais que dar credibilidade a esse canal, afinal de contas, o rapaz torce pela escola Salgueiro e não para a Unidos da Tijuca, ou seja, ele sentiu-se mais confortável em fazer a sua sugestão onde havia possibilidade de que ela fosse aproveitada. Pessoas inovadoras atraem e gostam de trabalhar com pessoas inovadoras.

Para se te uma ideia da importância das redes sociais no mercado competitivo atual, na última edição da revista HSM management foi apresentada uma reportagem com um dos maiores estrategistas da atualidade, o professor Michael Porter, em que ele confessa que, devido ao aumento da importância das redes sociais no ambiente negocial, que ele chamou de “efeito rede”, ele teve que revisar seu famoso modelo de cinco forças competitivas.Segundo Porter, devido a esse “efeito de rede”, os clientes passaram a ser uma poderosa vantagem competitiva para empresas que queiram evitar, por exemplo a ameaça de novos entrantes ou de produtos substitutos.

No post anterior do Alexandre Silva na blog da HSM( Leia aqui), ele sugere que as empresas copiem as escolas de samba do carnaval e tragam a magia do carnaval para dentro das empresasl. Está aí mais um motivo para as empresas executarem um benchmarking inteligente e adotar práticas como essa da Unidos da Tijuca, abrindo mais espaço para a inovação aberta utilizando redes sociais internas e externas(leia mais aqui).

Um abraço.

“Kep the Faith”

Bookmark and Share

 Leia também os seguintes posts :

– Voltando da invasão a Disney – > Clique aqui para ler;

– O gerente de projetos e o tomador de contas – >Clique aqui para ler;

– Idéias gerenciais mais influentes da década – > Clique aqui para ler;

– Dissonância cognitiva epidêmica – > Clique aqui para ler;

– Ranking das marcas dos clubes de futebol brasileiro – > Clique aqui para ler;

– Princípios de liderança – > Clique aqui para ler;

– A fórmula da felicidade – > Clique aqui para ler;

– 10 princípios da Gestão 2.0 – > Clique aqui para ler;

– Mais que a simples soma das partes – > Clique aqui para ler;

– Novos rumos no Flamengo – > Clique aqui para ler;

– ExpoManagement 2009 : O que eles disseram – > Clique aqui para ler;

– O ponto de partida e de chegada – > Clique aqui para ler;

– Vídeos : Visão da Nokia para os celulares – > Clique aqui para ler;

– Recuse certos “presentes” – > Clique aqui para ler;

– Vídeo : História do Google – > Clique aqui para ler;

– Heróis que não precisamos – > Clique aqui para ler;

– Seis tendências em mídias sociais – > Clique aqui para ler;

– Valorizando o que é nosso – > Clique aqui para ler;

– Erre para acertar – > Clique aqui para ler;

– Reconstruir e Recomeçar – > Clique aqui para ler;

– Confiar mais = Arriscar mais = Inovar mais – > Clique aqui para ler;

– O valor do respeito – > Clique aqui para ler;

– A diferença entre líderes e gerentes : Controlador X Inovador – >  Clique aqui para ler;

– Fórum Mundial de inovação – O que eles disseram -> Clique aqui para ler;

– Negociar e decidir – competências importantes para a vida – > Clique aqui para ler;

 – Mudar = Aprender = Ter Humildade – > Clique aqui para ler;

 – 10 Lições de Gandhi para mudar o mundo – > Clique aqui para ler;

8 Respostas to “Abram Alas para as Redes Sociais”

  1. Alby said

    Verdade Marcelão.

    Nós aqui da Tijuca ficamos muito felizes depois dos mais de 70 anos sem título. Eu já estava no embalo do abre alas da Unidos da Tijuca no meu site com truques para ajudar a crescer empresas em seu marketing na net (hehe).

    As redes sociais sempre foram a paixão dos seres humanos mesmo antes da internet. Desde que o homem começou a viver em sociedade que grupos se uniam para exercitar algo em comum – das sociedades secretas aos clubes. A internet veio proporcionar de forma “gratúita” a participação de qualquer pessoa num grupo com interesses em comum. Quando antes se precisava de carterinha de sócio, hoje se pede apenas um registro com login e senha. Sem sair de casa as pessoas passam horas interagindo umas com as outras.

    Para mim o efeito rede sempre existiu apenas não era percebido por conta dos paradigmas do mundo empresarial. Quando os coaches começarem a perceber que as raízes do ser humano são mais fortes que regras e estratégias o namoro empresarial voltará a ter o glamour das priscas eras e essa correria em se dar bem que vivemos hoje em dia poderá se amenizar trazendo os esfigmomanômetros a registrarem a tão sonhada pressão sanguínea de 12 por 8 novamente.

    Foi um prazer conhecê-lo, certamente um dos maiores eventos do ano para mim. Abraços. Alby.

  2. […] – Abram alas para as redes sociais- > Clique aqui para ler; […]

  3. […] – Abram alas para as redes sociais- > Clique aqui para ler; […]

  4. […] – Abram alas para as redes sociais- > Clique aqui para ler; […]

  5. […] Aproximar Des…Alby on Desafios da TI : Aproximar Des…Desafios da TI : Apr… on Abram Alas para as Redes …Desafios da TI : Apr… on Tenha coragem e […]

  6. […] – Abram alas para as redes sociais- > Clique aqui para ler; […]

  7. […] são as pessoas, 98% das pessoas estão fora das empresas, como bem disse o professor Silvio Meira(Leia mais sobre isso aqui). Essa afirmação foi ratificada pelo professor Michael Porter que afirmou que os valores dos […]

  8. […] são as pessoas, 98% das pessoas estão fora das empresas, como bem disse o professor Silvio Meira(Leia mais sobre isso aqui). Essa afirmação foi ratificada pelo professor Michael Porter que afirmou que os valores dos […]

Deixe um comentário