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A importância das pessoas para a inovação nas empresas

Posted by Marcelão em fevereiro 23, 2008


 Pessoal,

                    No contexto atual do mundo, as empresas devem decidir se desejam sobreviver ou crescer, pois o mundo vive turbulências de toda ordem, mudanças inusitadas de cenários e novas práticas de mercado que surpreendem os menos atentos. Os clientes atuais estão cada vez mais exigentes e não necessariamente estão dispostos a pagar mais por isso.

                   Ocorre que a tecnologia desenvolve-se muito rapidamente nos dias de hoje, mas o modelo de gestão não vem acompanhando essa evolução. A transformação que deve ocorrer no modelo de gestão é colocar as pessoas como o centro do modelo, o que deixou de ser na época da revolução industrial até os anos 70, época em que as pessoas eram tratadas como mão de obra e o trabalho não era uma atividade prazerosa.

                   A partir dos anos 80, a tecnologia e a telecomunicação chegam, se desenvolvem e nivelam os processos da organização e deixa de ser o fator de competitividade para as empresas. O fator de competitividade passa a ser a qualidade. Passou-se então a perceber que não se alcança a qualidade sem pessoas capacitadas e motivadas para execução dos processos e que qualidade não se obtém com máquina, pelo menos não até os dias de hoje, pois ainda não inventaram máquinas que possam apresentar idéias.

                    Passada a fase da qualidade, veio a fase da inovação. Passa a ser capacidade inovadora de uma empresa a fazer a diferença. Mais uma vez as pessoas estão no centro do processo, pois capacidade inovadora só se obtém a partir das pessoas. A inovação passa a ser a palavra-chave do milênio e está no centro do processo porque é inovando que você aumenta a percepção de valor do seu produto pelo seu cliente, o que faz com que as empresas tenham resultados maiores que seus concorrentes possibilitando o seu crescimento.

                    Para inovar, as empresas têm que dominar o conhecimento, pois, nos dias de hoje, o conhecimento é poder para as empresas. E o conhecimento só se torna disponível na presença de pessoas talentosas tendo a sua disposição um ambiente propício para desenvolver seus talentos.

Um abraço.

12 Respostas to “A importância das pessoas para a inovação nas empresas”

  1. […] já havia colocado em posts anteriores (Você pode acessar aqui, aqui e aqui), essas tranformações apresentadas pelo autor exigirão uma nova postura dos lideres […]

  2. […] Como já escrevi em posts anteriores(Você pode acessar aqui, aqui e aqui), estamos atravessando nessa virada de século um período de intensas mudanças, de grande […]

  3. […] e a própria escola. Estamos em um momento de transição(Você pode acessar aqui, aqui e aqui), de turbulência muito forte em relação aos valores. Há uma necessidade urgente de a vida ser […]

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  5. […] Aposte nas pessoas e não apenas em idéias : A inovação nunca ocorre conforme planejado. Aposte em pessoas que possam fazer correções diante de imprevistos; […]

  6. Larissa said

    Boa tarde, Marcelo.
    Usei um trecho desse seu texto numa epígrafe de um trabalho meu. Preciso fazer a referência ao teu nome. Como?
    Grata,
    Larissa

  7. Larissa said

    Olá, Marcelo
    Há cinco dias postei uma pergunta quanto à referência correta ao seu nome. Estranho… Vou entregar meu trabalho, mas continuo sem saber como você se chama!!!!
    Presumo, naturalmente, que o texto disponível em seja de sua autoria – ou estou errada?
    Agradeço a gentileza de uma resposta,
    abraços,
    Larissa

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  11. […] 1 – Atender as necessidades das pessoas: Reconhecer que questionar a ortodoxia e as convenções – a chave para a criatividade – começa com questionar as formas como as pessoas tem expectativas sobre o trabalho. Como suas necessidades principais – fisicas, emocionais, mentais e espirituais – podem ser atendidas no ambiente de trabalho? Quanto mais as pessoas estão ocupadas com as necessidades não satisfeitas, menor a energia e o empenho que eles trazem para o seu trabalho. Comece perguntando aos seus funcionários, um de cada vez, o que eles precisam para executar o seu melhor. Em seguida, defina o que é sucesso para as pessoas e mantenha-as informadas sobre as metas, mas, tanto quanto possível, deixe-as conceber seus próprios dias como acharem melhor para alcançar esses resultados. Mais do que nunca, é preciso colocar as pessoas no centro da gestão(Veja mais sobre isso aqui); […]

  12. […] 1 – Atender as necessidades das pessoas: Reconhecer que questionar a ortodoxia e as convenções – a chave para a criatividade – começa com questionar as formas como as pessoas tem expectativas sobre o trabalho. Como suas necessidades principais – fisicas, emocionais, mentais e espirituais – podem ser atendidas no ambiente de trabalho? Quanto mais as pessoas estão ocupadas com as necessidades não satisfeitas, menor a energia e o empenho que eles trazem para o seu trabalho. Comece perguntando aos seus funcionários, um de cada vez, o que eles precisam para executar o seu melhor. Em seguida, defina o que é sucesso para as pessoas e mantenha-as informadas sobre as metas, mas, tanto quanto possível, deixe-as conceber seus próprios dias como acharem melhor para alcançar esses resultados. Mais do que nunca, é preciso colocar as pessoas no centro da gestão (Veja mais sobre isso aqui); […]

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