Blog do Marcelão

Blog para debate sobre excelência na gestão.

Livro : Intraempreendedorismo na Prática

Posted by marcelao em abril 29, 2008


Pessoal,

 

               este livro é de autoria Ron Pellman e Gilfford Pinchot, um dos maiores especialistas nessa área de intraempreendedorismo. O livro é fruto de um aprendizado dos autores baseado em experiências de sucesso com equipes envolvidas em projetos que partiram de uma idéia e atingiram margens de vendas superiores a US$ 1 bilhão, e também em casos de fracasso que resultaram de falta de disciplina em seguir os preceitos do intraempreendedorismo.

                O livro apresenta formas práticas de alcançar a inovação com maior eficácia com o objetivo de auxiliar todos os atores envolvidos no processo de inovação, pois mais importante do que inovar é criar uma cultura de inovação voltada não somente para as grandes inovações (no livro chamadas de Home Run), mas também para criação de grandes quantidades de pequenas inovações.

                O livro preocupa-se primeiro em entender qual o papel desse ator dentro da empresa e as barreiras existentes na empresa(leia o post Barreiras para inovação) que o impedem de, em primeiro lugar, surgir e depois de inovar. Barreiras como o excesso de normas, atitudes burocráticas evasivas, gerentes que não apoiam a experimentação e o pensamento da alta administração da empresa de “Detemos o melhor conhecimento”, pensamento tipico da revolução industrial ligado a resistência as iniciativas de mudanças, pois seu próprio domínio está ameaçado de perder o poder ou influência.

                No atual ambiente competitivo em que as empresas estão inseridas, inovar é mais do que importante, é uma questão de sobrevivência. Os autores argumentam que marcas só conseguem sobreviver com a constante inovação do produto e quando esse é renovado através de campanhas de marketing, mas toda essa inovação vem de colaboradores que apresentam atitude e espirito empreendedor, que apresentam coragem, visão estratégica e desejo de se comprometer e fazer acontecer, pois não basta ter boas idéias, mas sim transformar essas idéias em realidades rentáveis.

                O livro apresenta os principios da inovação economica que são :

  • Procure agir de forma rápida e econômica diante de erros : Aborda a questão do tempo que uma inovação leva para apresentar resultados em ambientes burocráticos com excesso de zelo que levam a retardar as ações que poderiam levar a um aprendizado mais rápido;
  • Aposte nas pessoas e não apenas em idéias : A inovação nunca ocorre conforme planejado. Aposte em pessoas que possam fazer correções diante de imprevistos;

  • Saiba reconhecer verdadeiros intra-empreendedores : Saber diferenciar entre “promotores”  e intraemprendedores. Promotores identificam e vendem o objetivo, mas não tem inclinação para arregaçar as mangas e trabalhar para atingir esse fim;
  • Procure não filtrar a verdade : Crie sistemas abertos que distribuam aprendizagens a partir de sucessos e fracassos, sem rotular pessoas no processo;

  • Trate a equipe como uma única entidade : A equipe é uma unidade, coletivamente responsável pelo sucesso ou fracasso do todo, para isso recompense toda a equipe e não apenas o líder ou alguns membros excepcionais;
  • Não dispare o sistema de autodefesa da empresa com suas grandiosidades : Inicialmente, divulgue idéias com modéstia, a fim de não assustar as pessoas que podem se opor a você. Converse com amigos e procure obter feedback. Concentre-se no aprendizado e não em contas as pessoas sobre sua grande idéia;
  • Conviva com os clientes : Ningué consegue descrever precisamente a forma como os clientes pensam. Aprenda sobre as necessidades dos clientes observando-os, verificando seus problemas e tentando descobrir o que você buscaria se estivesse na mesma situação. Passe algum tempo com eles até dizerem “Você parece um de nós”. Assim, você poderá identificar o que os clientes requisitarão, não mais se concentrando apenas no que eles acreditam desejar;
  • Patrocinadores, sejam mais modestos em relação ao seu status : Patrocinadores devem proteger intraempreendedores do poder destrutivo do sistema imunológico contra mudanças da empresa, mas seu status podem intimidá-los. Para isso, eles devem manter um relacionamento cooperativo com as equipes patrocinadas;
  • Sem fronteiras : Inovação exige trabalho conjunto para romper barreiras organizacionais. Agradeças as pessoas de outras áreas a ajuda prestada a você ou a membros de sua equipe. Rejeite o comportamento “Territorial”;
  • Construa a comunidade organizacional privelegiando a generosidade (leia o post sobre o poder da colaboração em comunidades) : O valor da comunidade está no prazer em servir os outros sem pedir nada em troca. A inovação é uma dádiva, pois cria o futuro para todos na empresa.

                 O livro traz uma importante contribuição que é uma pesquisa com perguntas voltadas para identificar como está o clima organizacional para o surgimento e trabalho dos intraempreendedores abordando os fatores de sucesso para criar uma cultura de inovação que abordam a questão da comunicação da visão e do objetivo estratégico, aprendizado com os erros, suporte gerencial, autonomia dos intraempreendedores, visão estratégica, forte comunidade organizacional, foco no cliente e outros mais.

                 Assim como no livro “O Futuro da Administração” (leia o resumo aqui), esse não é um caminho fácil em que não podem se transformar promessas em sucesso da noite para o dia sem ter disciplina, compromisso e coragem. Para isso, é preciso motivar cada colaborador a ser uma parte dessa engrenagem e de uma nova mentalidade dentro do seu universo de trabalho, mesmo com todas as dificuldades que o ambiente de trabalho possa apresentar. O desafio aqui é visualizar essa nova postura como uma valiosa contribuição para o crescimento indivudual e coletiva, começando com a mudança por parte do próprio individuo. Como disse Mahatma Gandhi e Leon Tolstoi respectivamente : “Você deve ser a mudança que deseja ver no mundo.” e “Todo mundo pensa em mudar o mundo, mas ninguém pensa em mudar a si mesmo.”

 

Um abraço.

Leia também os seguintes posts :

Empreendedor corporativo : Clique aqui;

Transformação da empresa deve vir de cima ou de baixo : Clique aqui;

Importância das pessoas para inovação nas empresas : Clique aqui

Miopia Gerencial : Clique aqui;

Empreendedorismo, Inovação e projetos : Clique aqui;

– Competências dos lideres do futuro – Parte I – > Clique aqui;

– Competências dos lideres do futuro – Parte II – > Clique aqui;

– Leia o resumo do livro “O livro do futuro” de John Naisbitt – > clique aqui;

Anúncios

12 Respostas to “Livro : Intraempreendedorismo na Prática”

  1. […] dos temas mais visitados aqui nesse blog. Diante disso, apresento mais uma indicação de livro (clique aqui para acessar outro livro nessa área) que é o livro do Eduardo Bom Angelo que se chama “Empreendedor Corporativo – A nova postura […]

  2. […] – Livro : Intraempreendedorismo na prática (Pinchot) – > Clique aqui para ler; […]

  3. […] – Livro : Intraempreendedorismo na prática (Pinchot) – > Clique aqui para ler; […]

  4. Anderson said

    Olá meu caro Marcelo.
    Estou para me formar em Administração, e em minhas aulas de Empreendedorismo, meu professor ppediu a sala um trabalho sobre endoempreendedorismo. Após um pouco de pesquisa, cheguei até o seu site. Há muita coisa interessante aqui, porém, não poderia utiliza-los como referências bibliográficas em meu trabalho pelo site ser um blog, meu professor não permitiria. Por isso, venho até você para pedir, se for possível, que você me mande ao menos a referência desse livro, para que eu posso colocar em meu trabalho. Peço a gentileza que me mande por e-mail, se não for incomodá-lo, não custumo acessar muito a internet, mas meu e-mail acesso todos os dias em meu serviço, pois o utilizo para esse propósito também.
    Agradeço desde já a atenção, e continue com este trabalho que vem desenvolvendo. ncontrei o site por causa de intraempreendedorismo, mas vi que há muito mais coisas interessantes por aqui.
    Abraço,

    Anderson

    • marcelao said

      Anderson,

      segue abaixo as referências do Gifford Pinchot :

      PINCHOT, Gifford. PELLMAN, Ron, Intraempreendedorismo na prática : um guia de
      inovação nos negócios, Editora Campus, 2. ed., Rio de Janeiro, 2004.
      ______. Intrapreneuring: Porque você não precisa deixar a empresa para tornar-se
      um empreendedor, Editora Harbra, 1. ed., São Paulo, 1989.

  5. Alexandra Souza said

    Marcelão achei seu site o máximo, mas para tcc to precisando de bibliografias e queria fazer uma pesquisa de campo, posso te entrevistar?????????? meu titulo Empreendedorismo, até mais, bjus.

  6. M. Silvia said

    Olá!
    Andei dando uma olhadinha aqui.
    Estou realizando meu TCC, faço faculdade de ADM e não sei comoo desenvolver.
    Gosto e vou realizar na area de empreendedorismo focando o intra.
    Pode me dar alguma orientação?
    Agradeço já!

    • marcelao said

      Silvia,

      recomendo o livro do Pinchot que eu resumi. Vou mandar para o seu e-mail a minha monografia que fiz para o meu MBA em que procurei avaliar o nível de intraempreendedorismo dentro de uma empresa que avaliamos, OK?

      • CARLOS CAMACHO said

        Olá Marcelo, me interesso muito pelo assunto de Empreendedorismo, vi logo acima que vc irá mandar sua monografia sobre o assunto para a Sra. Silvia, se possível, gostaria de recebê-la também. Acabei de apresentar a minha para conclusão da Pós para a banca (pensa numa mão gelada…rsrsrsr) mas foi muito legal a experiência, e foi sobre o assunto. Um dos mestres da banca solicitou que eu me aprofundasse mais no assunto de intra-empreendedorismo. Abraço e muito sucesso na tua carreira. Carlos Camacho.

  7. roberto ferreira said

    Marcelo

    Adquire uma unidade deste maravilhoso livro do Pinchot, mas preciso definir um tema, hipóteses, etc para minha monografia em gestão de pessoas.
    Neste trabalho pretendo explorar a mente de um intraempreendedor e a dificuldade das empresas aceitarem essa cultura. me apaixonei peloe tema porque vivi uma situação intraempreendedora maravilhosa na empresa que trabalho como professor tutor de ensino a distância.
    obrigado

  8. ailia.adm@hotmail.com said

    Olá Marcelão, boa noite! Meu querido estou no meu ultimo ano de facul, ou seja no período de elaboração de TCC. Quero fazer o meu na área de Empreendedorismo focando o Intra-Empreendedorismo. No entanto estou tbm aceitando dicas sobre temas que tenha relação com Intra. Por gentileza me ajuda…grata desde já

    • marcelao said

      Ailia,

      tem o livro do Peter Drucker que se chama “Inovação e Espirito Empreendedor”. Tem também o livro do Eduardo Bom Angelo que se chama “Empreendedor Corporativo” que é um outro nome para intraempreendedor.

      Espero ter ajudado.

      Marcelão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: