Blog do Marcelão

Blog para debate sobre excelência na gestão.

Empreendedorismo Corporativo e o Gerente de Projetos

Posted by marcelao em abril 15, 2008


Pessoal,

             é sabido que no mundo corporativo atual, o sucesso do passado não é garantia de sucesso no presente e muito menos no futuro. Dentro desse contexto, inovar é mais do que importante, é uma questão de sobrevivência.

             A inovação é o assunto da moda, mas pouco tem sido falado sobre o principal ator desse processo que é o empreendedor. No caso das empresas, estamos falando do empreendedor corporativo.

             As empresas tem procurado e valorizado bastante pessoas que possuam atitudes empreendedoras, que não fiquem de braços cruzados esperando uma ordem, que sejam  contestadoras do status quo e estejam dispostas a assumir mais riscos e a inovar mais.

             O empreendedor corporativo é aquele colaborador que apresenta características especiais como responsabilidade, iniciativa própria, vontade para fazer negócios, vocação para assumir riscos e desejo de empreender. É uma pessoa que se tivesse capital suficiente, talvez até criasse sua própria empresa, mas que se sente feliz como colaborador de uma empresa, desde que possa exercitar seu talento e ser adequadamente reconhecido e recompensado pelo que consegue fazer ou realizar.

              Nesse contexto, ele se assemelha muito com as características de um gerente de projetos principalmente quanto a assumir e gerenciar riscos do projeto e na capacidade de liderar a transformação, de fazer acontecer o novo.

              Tanto o empreendedor corporativo quanto os gerentes de projetos podem ser os artifices da substituição do espirito conservador e burocrático por um espirito de empreendimento profissional e de realização pessoal.

               Empreendedores não enxergam as coisas como elas são, mas sim como deveriam ser, mas geralmente são vistos como pessoas problemáticas devido ao fato de que a mediocridade e a miopia gerencial é que imperam nas empresas com culturas burocráticas, pois o empreendedor deixa de lado a burocracia e ousa a inovação por meio de seu talento pessoal.

               Definem uma visão pessoal e a buscam com determinação e consistência enxergando seu trabalho como criação de valor que os impulsiona para frente e todas as suas prioridades são totalmente direcionadas para essa visão. Seu senso de responsabilidade o faz ficar profundamente descontente com o mau resultado e extremamente orgulhoso quando ocorre o sucesso.

               O empreendedor sente, vive, respira, pulsa e se julga o responsável pelos resultados de suas ações e por essa razão não conseguem sobreviver em ambientes burocráticos, mas, devido as suas características, funcionam muito em ambiente com cultura voltada para a realização de projetos.

E a sua empresa? Tem procurado identificar esses colaboradores especiais e propiciado a eles as oportunidades de realização que eles necessitam?

Um abraço.

Anúncios

6 Respostas to “Empreendedorismo Corporativo e o Gerente de Projetos”

  1. […] Empreendedorismo corporativo e o gerente de projetos – > Clique aqui; […]

  2. Hasp O' Teen said

    Não adianta ter atitudes empreendedoras se as empresas adotam cada vez mais gerências de projetos embasadas em metodologias cada vez mais burocraticas (eu diria até soviéticas) e colocam como “lideres” e gerentes de projetos não os mais capazes e talentosos mas sim, os medíocres enfronhados nas politicagens(“cupinchas”, “amiguinhos” etc e tal..). . Trocou-se a competência pelas certificações (PMP,PNC. PQP e por aí vai..) Em suma, o discurso é muito bonito e poético mas inteiramente divorciado da realidade.

  3. […] Decisório : 3 modelo…Diego Drago em Gestão no Futebol Brasil…Hasp O’ Teen em Empreendedorismo Corporativo e…Arthur em Será o Fim do […]

  4. […] Empreendedorismo corporativo e o gerente de projetos – > Clique aqui para ler; […]

  5. […] Empreendedorismo corporativo e o gerente de projetos – > Clique aqui para ler; […]

  6. […] corporativo (clique aqui para acessar), empreendedorismo corporativo e o gerente de projetos (clique aqui para acessar), empreendedorismo e inovação e projetos (Clique aqui para acessar). Uma postura mais próativa, […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: