Blog do Marcelão

Blog para debate sobre excelência na gestão.

Você sabia? Marvel e o Exterminador do Futuro

Posted by Marcelão em novembro 20, 2018


PessoALL,

estou criando esse seção onde vou apresentar pequenas curiosidades que poucas pessoas sabem.

A primeira curiosidade é: Você sabia que o primeiro filme da cinesérie “O Exterminador do Futuro” foi baseado em história em quadrinhos da Marvel?

Em 1984, o diretor de O Exterminador do Futuro, James Cameron, junto de William Wisher Jr. e Gale Anne Hurd, se inspirou em uma clássica história dos X-Men para criar o roteiro do seu filme sobre viagem no tempo e robôs assassinos. A história em quadrinhos “Dias de um Futuro Esquecido” foi lançada em 1981 com roteiro de Chris Claremont e arte de John Byrne, e contava a história de mutantes sobreviventes de um mundo onde robôs gigantes dominavam a humanidade e onde os mutantes eram mantidos em campos de concentração. Como última esperança, a mente de um dos X-men é enviada para o seu corpo no passado para tentar evitar eventos que causaram esse futuro catastrófico.

Por vários motivos, “Dias de um futuro esquecido” marcou época, tornando-se uma das HQs mais influentes dos X-Men. Eu mesmo, até aquele momento, não me interessava pelas histórias dos X-men. Na época, a revista que publicava as histórias dos X-men era “SuperAventuras Marvel” e eu a comprava por causa das histórias do Demolidor. No entanto, um dia eu decidi ler essa história e foi ai que comecei a gostar de X-Men.

SAM-45

A história mostra um futuro sombrio no qual os robôs Sentinelas dominam o continente norte-americano, após extrapolarem sua missão de “Combater a ameaça mutante”. Aliás, essas histórias que envolviam os Sentinelas já serviam de alerta para o uso da inteligência artificial nos tempos atuais, como a primeira em que Ciclope convence-os de forma lógica que todas os seres-humanos são, de alguma forma, resultados de uma mutação. Quando os Sentinelas se convencem dessa premissa, eles tomam decisão de que a única forma de “combater a ameaça mutante” era extinguir fonte de energia maior da vida e então se dirigem todos ao Sol para apaga-lo. No caso de “Dias de um futuro esquecido”, a decisão é dominar todo o planeta.

No caso de “Dias de um futuro esquecido”, somo levados ao “distante” ano de 2013, e a maioria dos heróis Marvel(como membros do Quarteto Fantástico e dos Vingadores) foi morta durante os conflitos que culminaram na tomada do poder pelos Sentinelas. Enquanto planejam dar prosseguimento ao programa de extermínio dos mutantes, invadindo outros países, os robôs gigantes levam o mundo a beira de um conflito nuclear de superpotências. Para evitar esse holocausto, um grupo de antigos X-men(liderados por Wolverine e Tempestade auxiliados por Magneto) coloca em prática seu derradeiro plano.

Utilizando os poderes de Rachel Summers, a “consciência” da mutante Kitty Pride é enviada ao passado e trocada por sua versão trinta anos mais jovem. Após se recuperar dessa “transferência” Kitty dá inicio à sua missão: evitar o assassinato do senador Robert Kelly pelos membros da irmandade de mutantes, pois, no entendimento de seu grupo no futuro, esse é o evento que desencadeia todos os outros que levaram ao futuro sombrio que eles estavam enfrentando.

Como podem perceber, tudo a ver com a história e o roteiro de “O Exterminador do Futuro”. A diferença é que no filme ocorre o teletransporte temporal de corpos, ao invés de mentes como em “Dias de um Futuro Esquecido” e, ao invés de robôs gigantes, temos um ciborgue interpretado por Arnold Schwarzenegger.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: