Blog do Marcelão

Blog para debate sobre excelência na gestão.

Liderança Criativa: 4 Regras de John Maeda

Posted by Marcelão em novembro 9, 2018


PessoALL,

gosto muito dos estudos publicados pelo John Maeda pela razão que ele é um designer e tenta aplicar esse conceito junto com o conceito de liderança.

Em seu site sobre liderança criativa, ele publicou 4 regras que ele adota como premissas de vida, os quais compartilho abaixo com meus comentários:

1 – Não fale mal dos outros: Eu sei que é muito difícil, principalmente para nós latino americanos, e que isso é da natureza humana derrubar a outra parte quando eles não estão assistindo como um instinto natural de sobrevivência. John Maeda afirma nessa regra que ele admira as pessoas que nunca sentem que precisam falar mal dos outros para parecerem boas;

2 – Evite Comportamento agressivo passivo: É a velha máxima do conceito de inteligência emocional: “Qualquer um pode zangar-se, isso é fácil. Mas zangar-se com a pessoa certa, na medida certa, na hora certa, pelo motivo certo e da maneira certa, não é fácil”. As emoções são contagiosas. Nessa medida, ser honesto e respeitoso é uma boa maneira de transmitir uma mensagem difícil, ao mesmo tempo que não ser franco com o que você quer dizer pode ser prejudicial. Equilíbrio e empatia são essenciais nessa regra;

3 – Ouça Amplamente, mas não se preocupe com as decisões: Ouvir diversos pensamentos de campos de conhecimento diferentes é primordial para uma boa liderança, mas tenha em mente que responsabilidade pela decisão é sua como líder. Reproduzo aqui a frase de um amigo meu: “A discussão é democrática, mas a decisão não é”. Isso não quer dizer que, ao tomar uma decisão, você descarte todas as propostas, mas que, se você perceber que algo que foi dito não deveria ter sido desconsiderado, volte atrás e se reposicione. Planejamento e decisão não é uma camisa de força. Se você estiver errado, admita que está errado logo e se reposicione, afinal de contas, flexibilidade é essencial. Se estiver certo, considere-se um sortudo e passe a vitória para sua equipe. Siga em frente.

4 – Quando estiver errado, admita, peça desculpas, siga em frente: É uma regra redundante em relação 3º regra, mas é importante essa redundância. Saiba que você não é perfeito, além de não saber tudo. Tenha em mente a frase de Isaac Newton: “O que eu sei é uma gota, o que eu não sei é um oceano”. Mas não se deixe paralisar por isso, pois a única maneira que você pode garantir que não cometerá erros é se não fizer nada. Apenas saiba diferenciar entre assumir riscos e assumir perigos. Portanto, admita o erro o mais rápido possível, peça desculpas por ele e, em seguida, avance sem ficar paralisado.

Essas 4 regras servem como uma verdadeira bússola para nortear a sua vida e, no meu ponto de vista, tem 4 pilares importantes: equilíbrio, respeito, empatia e humildade.

Keep The Faith!

I believe in change!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: