Blog do Marcelão

Blog para debate sobre excelência na gestão.

Fórum HSM Novas Fronteiras: Ovelhas Negras

Posted by marcelao em agosto 29, 2012


Pessoal,

durante sua palestra no Fórum HSM – Novas Fronteiras da Gestão, Walter Longo alertou para o fato de é preciso dar voz e ouvir mais os rebeldes existentes dentro das empresas, pois toda empresa precisa de rebeldes, de gente que pergunte “Por quê não?”. Ressaltou porém que uma empresa deve buscar o equilibrio entre acomodados e rebeldes, pois uma organização de acomodados quebra em três anos, enquanto que uma só de rebeldes quebra em três meses. O problema atual nas empresas é que os acomodados estão se dando muito bem nas empresas. Segundo Walter, uma empresa que não tem a capacidade de nutrir seus rebeldes, tem o seu futuro não assegurado em um mundo em que a imaginação não tem limites.

Ser um rebelde dentro de uma empresa requer muitas vezes nadar contra a maré, enxergar o que a grande maioria não consegue enxergar, ir além do que a verdade do momento nos diz. O problema é que nem todos vão ficar felizes com esse tipo de mente aventureira. A maioria das pessoas dentro das empresas  está satisfeita com as ideias que servem bem a elas e à sua cultura, e com a visão a que se acostumaram sobre o que é ou não verdade. Elas não se animam com a perspectiva de sair de sua zona de conforto.

Para essa grande maioria, um rebelde pode parecer descomprometido e os momentos de observação e reflexão não são momentos dedicados ao trabalho. São lineares demais para compreender que um momento de respiração mais profunda pode levar a vários momentos de inspiração no futuro.

É preciso dar valor as “Ovelhas negras” dentro das empresas e suas ideias não-convencionais. É o que faz a Pixar conforme relatado na edição 71 da HSM Management(nov-dez 2008). A pixar havia contratado o diretor da Disney Brad Bird com o seguinte recado “A única coisa de que temos medo é a complacência. Tememos achar que já sabemos tudo. Queremos que você venha para chacoalhar as coisas. Nós lhe daremos uma boa razão se acharmos que o que está fazendo não faz sentido, mas, se você puder nos convencer do contrário, faremos as coisas de maneira diferente.”

Brad iniciou o projeto da animação “Os Incríveis” que reunia tudo que a animação gerada por computador poderia dar trabalho. Ele tinha personagens humanos, cabelo, água, um número enorme de sets de filmagens … Isso gerou um desconforto nas equipes que enxergarem que era um projeto para 10 anos e custaria 500 milhões de dólares. Ao perceber essa hesitação, Brad ordenou que trouxessem a ele as “ovelhas negras”, artistas que estavam frustrados, aqueles que tinham outras maneiras de fazer as coisas aos quais ninguém nunca dá ouvidos. Ele queria os sujeitos que provavelmente estivessem a ponto de sair da empresa. Muitos não tiveram a oportunidade de testar formas diferentes de fazer as coisas, mas Brad apostou neles e deu uma chance de provar suas teorias e mudar a maneira de fazer as coisas na empresa. O resultado foi o Oscar de animação e uma quebra de paradigmas na animação computadorizada.

Rebeldes tem uma natureza irrequieta e inquisitiva. Eles não tem receio de mudar os planos rapidamente quando surgem novas informações. Uma empresa sem rebeldes ou que não dá voz a esses rebeldes, é uma empresa que terá muitas dificuldades para gerar inovação e agregar valor a seus clientes. É uma empresa que terá dificuldades para competir em um mundo sem limites para a imaginação.

Um abraço.

“I Believe in change”

Twitter: @blogdomarcelao

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: