Blog do Marcelão

Blog para debate sobre excelência na gestão.

4 dicas para promover mudança nas empresas

Posted by marcelao em maio 21, 2012


Pessoal,

promover mudanças nas empresas trata-se de um desafio em tanto que aumenta conforme o tamanho da empresa e quão forte está fundamentada a cultura da empresa. No entanto, mudar é preciso.

Já passei por alguns processos de mudança como implantação de escritório de projetos e inicio de implementação de governança corporativa de TI e posso dizer, por experiência própria, que é um processo complexo demais e que necessita do envolvimento de vários atores, principalmente a alta direção da empresa.

Atualmente, estou lendo o livro “Design de Negócios” de autoria do professor Roger Martin, uma das maiores referências mundiais quando se fala em Design Thinking. No livro, o professor relata a mudança conduzida pelo presidente da Procter & Gamble, A. G. Lafley, cujo objetivo era implantar a cultura de design nos processos da empresa.

No livro são apresentados 4 dicas para condução de mudanças nas empresas, que relaciono abaixo com alguns comentários:

Defina as expectativas com clareza desde cedo e obtenha o aval do seu chefe -> A primeira coisa a se fazer é firmar um contrato com seu chefe especificando o que você poderia ou não fazer e o que teria que aprender para implementar a proposta. O mais importante é definir por onde começar e, no caso da Procter & Gamble – e eu concordo, foi começar pelas áreas onde já havia um interesse pelo Design Thinking e não pelas áreas em que a necessidade era maior, pois não seria uma boa estratégia começar por uma área onde as pessoas não querem o Design Thinking. Outra boa prática é definir prazos com antecedência. No caso da Procter & Gamble, a referência foi a Philips que se transformou de uma indústria manufatureira em uma organização de design centrado no consumidor em um projeto que  levou 10 anos. Isso foi importante para mostrar que nada iria acontecer da noite para o dia;

Procure ajuda(você vai precisar) – > Talvez a mais importante de todas as dicas. A gerente de projeto da Procter & Gamble recorreu à ajuda de especialistas externos, como a IDEO, para complementar suas habilidades e expertise, mas também contratou os melhores talentos em Design que conseguiu encontrar;

Acredite: Os obstáculos são inevitáveis – > A cultura corporativa é um dos maiores obstáculos e muitos dos sistemas internos da empresa refletem a cultura. No caso da Procter & Gamble, tudo precisou mudar – do processo de recrutamento ao ambiente de trabalho fisico, passando pela maneira como as pesquisas de mercado eram realizadas – para permitir que o Design Thinking fosse implementado na organização;

Fale menos e faça mais -> Pequenas vitórias são muito importantes nesse processo. No caso do Design Thinking, e acredito que em qualquer processo de mudança, a importância e seus efeitos transformadores não poderia ser explicada, apenas vivenciada. A gerente do projeto teve que validar lentamente a nova abordagem ao longo de alguns anos. Ela enviava executivos seniores com os designers para que pudessem vivenciar, em primeira mão, como o designer observa, questiona e investiga as dimensões ocultas da experiência do usuário. “Eles precisavam, precisavam vivenciar.”  resumiu a gerente do projeto.

A forma como as empresas se organizam e se estruturam favorecem a manutenção do status quo, a operar como sempre o fizeram; elas resistem estruturalmente à ideia de desenhar e redesenhar a si e seu negócio de forma dinâmica ao longo do tempo, apegando-se ao que já foi testado e aprovado.

Nos tempos atuais, caracterizados pela abundância de oferta e pela comoditização, irão se destacar as empresas que assumirem a tarefa de continuamente redesenhar seus negócios com o olhar voltado para criação de avanços tanto em termos de inovação quanto em termos de eficiência.

Um abraço.

Twitter: @blogdomarcelao

“I believe in change”

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