Blog do Marcelão

Blog para debate sobre excelência na gestão.

A estratégia “Avante Vingadores”

Posted by marcelao em dezembro 22, 2011


Pessoal,

nos quadrinhos, os Vingadores são considerados o grupo de “Super-Heróis mais poderosos da Terra” e sempre que eles entram em alguma batalha contra algum super-vilão ou uma equipe de super-vilões, eles bradam o seu grito de guerra: “Avante Vingadores”

Nesse post eu quero abordar não os quadrinhos mas sim o filme dos Vingadores que estréia em maio de 2012.

A analogia com a estratégia é o caminho que a Marvel construiu para lançar o filme dos Vingadores. O filme dos Vingadores é um dos mais esperados para 2012 e a pergunta que faço é: Se ele fosse lançado antes dos filmes do Homem de Ferro, Thor e Capitão América, ele teria toda essa expectativa?

O que eu entendo por estratégia, principalmente execução da estratégia, é que você deve identificar que ações você deve tomar hoje para construir o seu amanhã. Foi exatamente isso que a Marvel fez com seu grupo de heróis preferidos de seus fãs, pois antes de começar a produzir o filme dos Vingadores, ela foi construindo a trama nos filmes dos heróis que compõem o grupo. Vejamos abaixo essas sementes que foram plantadas:

– A cena abaixo é a primeira semente plantada. É onde Nick Fury encontra Tony Stark e o informa que ele não é o único “ser especial” no planeta e fala da “Iniciativa Vingadores”:

– A cena abaixo é pós-créditos do filme do Hulk no qual Bruce Banner foi interpretado por Edward Norton. É uma conversa entre o General Ross e Tony Stark que no final da cena cita uma idéia de formação de um super-grupo. Vale lembrar que os Vingadores foram criados nos quadrinhos por conta de fatos relacionados ao Hulk:

– No filme Homem de Ferro II, somos apresentados a personagem Viúva Negra. Nesse filme temos a cena final pós-créditos que revela o martelo de Thor:

– A cena abaixo é do filme do Thor onde assistimos o inicio do plano de vingança de Loki, Deus da Trapaça e irmão de Thor. Plano esse que acabará por reunir os heróis e formarem os Vingadores:

– Finalizando, temos o filme do Capitão América que traz várias referências a mitologia Nórdica, a mitologia a qual pertence Thor, e no final temos a cena da reunião e o anúncio do filme dos Vingadores:

No mundo dos negócios reais, podemos identificar claramente a estratégia “Avante Vingadores” com a Apple. Afinal de contas, para que existisse o Ipad, primeiro precisou existir o Iphone, sendo que para existir o Iphone, precisou existir o Ipod e, se retrocedermos bem mais no tempo, antes do Ipod nós tivemos o walk-man desenvolvido pela Sony que foi o primeiro dispositivo móvel que armazenava e tocava músicas.

Um abraço.

“I believe in changing”

twitter: @blogdomarcelao

Uma resposta to “A estratégia “Avante Vingadores””

  1. Quadrinhos são demais “the best” da literatura!

    Muito bom o seu blog adorei parabéns.
    Frases de amor

    Até mais.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: