Blog do Marcelão

Blog para debate sobre excelência na gestão.

Fórum HSM de Marketing e Tendências de Consumo: Co-Criação

Posted by marcelao em outubro 7, 2011


Pessoal,

no século XXI, século da economia criativa e da inovação, estamos diante de um mundo muito mais complexo e de maior dificuldade na interpretação dos problemas em relação ao contexto que vivemos no século passado. Estamos diante de uma verdadeira e drástica mudança na economia, uma mudança que envolve uma grande transferência de poder, dos chamados países evoluídos como Estados Unidos e Inglaterra para países emergentes como os que compõem o BRIC(Brasil, Rússia, India e China). Transferência de poder também fluindo das empresas, com a confiança questionada por mais de 62% das pessoas segundo pesquisa do MIT, para os consumidores devido ao maior poder de acesso a informação, principalmente com o advento das redes sociais, tornando as pessoas mais informadas e mais conectadas.

Em um ambiente complexo como esse, as empresas precisam perceber que, para dominar as diversas perspectivas que envolvem entender e atender as necessidades cada vez maiores de seus clientes, nenhuma empresa detem todos os conhecimentos, todas as habilidades e todos os recursos necessários para entregar valor aos seus clientes. Tom Peters afirmou no Fórum HSM de liderança de 2010 que 98% das empresas são as pessoas e o professor Silvio Meira complementou nesse mesmo fórum que realmente 98% das empresas eram as pessoas, mas que 98% das pessoas estavam fora das empresas, ou seja, a grande parte do conhecimento e das habilidades necessárias, para que as empresas atendessem a sociedade, estava fora delas.

Nesse cenário, empresas que quiserem entregar valor deverão entender que ele resultará cada vez mais de processos de co-criação com seus clientes – não importa que sejam consumidores ricos do ocidente ou consumidores pobres de Bangladesh ou da Índia. Todas as empresas precisarão aprender a acessar recursos oriundos de várias fontes, principalmente de seus clientes.

Segundo o palestrante do Fórum HSM, Venkat Ramaswamy, a cocriação é um fator de diferenciação fundamental no mundo competitivo atual, em que as coisas mudam muito rapidamente e em que 4,6 bilhões de pessoas têm telefone celular e 2 bilhões têm acesso à Internet. “Muitas coisas mudaram nos últimos anos. Não sabemos o futuro, mas sabemos que há aspectos que estão fomentando uma revolução na comunicação. As pessoas comuns estão com acesso a uma grande estrutura de comunicação”, afirmou Ramaswamy.

Esse gigantismo e essa dinâmica fazem com que seja necessária uma nova forma de engajamento dos stakeholders – clientes, funcionários, fornecedores, parceiros, governos, investidores, cidadãos e outros – para se criar valor. Os stakeholders passaram a ser parte ativa na relação com as empresas, não podem mais ser tratados como públicos passivos. Nesse processo, mudou drasticamente a relação entre as empresas e seus clientes/consumidores.

A essência dos relacionamentos entre consumidores e fornecedores passou por mudanças radicais. A premissa de não-diferenciação entre consumidores não tem mais valor na economia do século XXI. A percepção de valor centrada na empresa e no produto será substituída em ritmo cada vez mais acelerado pela abordagem de personalização da experiência e de co-criação de valor, deixando de tratar os consumidores como grupos homogêneos e deixando de lado o paradigma “Qualquer cor é aceitável, desde que seja preta”.

As empresas, se quiserem sobreviver, terão que seguir o mesmo ritmo e velocidade da mudança de seus consumidores. Isso só será possível se elas estabelecerem conexões emocionais e substituam o discurso institucional pela conversa franca e transparente com seus clientes e, dessa forma, resgatando a confiança e trazendo seus clientes para dentro do processo de co-criação de produtos e serviços que eles mesmos consumirão oferecendo melhor experiência. Experiência que deve envolver consumidor de forma individualizada. Trata-se de entender que o consumidor não é mais ator passivo no processo de consumo.

Um abraço,

“Maybe I’m a dreamer, but i still believe”

twitter: @blogdomarcelao

Uma resposta to “Fórum HSM de Marketing e Tendências de Consumo: Co-Criação”

  1. Clara said

    Oi Marcelao,
    belo post! Vc sabe se no Brasil alguma empresa ja aplica essa nova forma de negocio usando a co-criacao?
    Grata, Clara Bianchini

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: