Blog do Marcelão

Blog para debate sobre excelência na gestão.

Fórum HSM de Marketing e Tendências de Consumo: Tecnologia

Posted by marcelao em outubro 4, 2011


Pessoal,

outro aspecto importante abordado no fórum HSM de Marketing e Tendências de consumo foi a influência da tecnologia nos tempos atuais gerando novos comportamentos do consumidor. A tecnologia vem mudando a forma como as pessoas consomem serviços, entretenimento e conteúdo.

A especialista em comportamento mobile, Mimi Ito, ressaltou que o espaço móvel tem importância em si mesmo, e não é uma segunda versão da internet para computadores pessoais (PC). “Se você é uma pessoa que se baseia em PC, tem de ultrapassar essa visão”. E entrar na mente do cliente móvel. Tem de compreender que existe uma relação intima entre os consumidores e os seus dispositivos móveis.

Mimi Ito fez uma incursão no universo dos jovens japoneses e descobriu que eles estão deixando de utilizar carros para se locomover e preferindo andar de trem, pois, dessa forma, é possível ter mais tempo para acessar conteúdo utilizando seus dispositivos móveis.

Segundo Ito, há um lapso de dez anos desde o surgimento de uma inovação tecnológica até ela se tornar parte da vida de todos. A inovação tecnológica é consolidada conforme o jovem a adota. Quando os adolescentes do mundo todo puderem pagar pelos aparelhos móveis e planos de uso, a inovação vai se tornar dominante.

Podemos acrescentar também que a adoção de novas tecnologias depende também da questão econômica, pois a tecnologia precisa ser oferecida a um preço acessível, caso dos celulares e cada vez mais dos smartphones, para depois atingir uma massa critica de consumidores, passando dessa forma a substituir outras tecnologias, como foi o caso dos tablets em relação aos netbooks, até que virem comodities.

Nos tempos atuais, o tempo e atenção são recursos valiosos. Reclamamos que temos pouco tempo para fazer coisas relacionadas ao prazer, mas, ao mesmo tempo, nosso dia é repleto de micro-tempos como a espera em uma sala por uma consulta médica, a espera em uma fila de banco, a reunião que não começa. A tecnologia móvel permite que nós aproveitemos esses micro-tempos para consumir conteúdo e contratar serviços, ou seja, aumentando em muito a qualidade do aproveitamento do nosso tempo. Isso fará com que as empresas cada vez mais queiram ser atraentes para os consumidores para preencher esses micro-tempos e dessa forma obtendo a atenção de seus clientes.

Para fechar, deixo uma frase da palestrante Mimi Ito: “O comportamento humano muda com as mudanças tecnológicas, e a passagem para a mídia móvel será tão impactante como foi a adoção da internet na última década”.

Hoje nosso contato com a tecnologia é feito anytime( a qualquer momento) e anywhere(em qualquer lugar). Amanhã será anything(em qualquer coisa).

Um abraço.

“Maybe I’m a dreamer, but i still believe”

Twitter: @blogdomarcelao

Uma resposta to “Fórum HSM de Marketing e Tendências de Consumo: Tecnologia”

  1. José Augusto said

    Marcelão, 3 pequenos comentários.
    1° [Marcelão] “Quando os adolescentes do mundo todo puderem pagar pelos aparelhos móveis e planos de uso, a inovação vai se tornar dominante” – [JAugusto] você que é um profissional “antenado”, és a favor do PNBL e dos programas de inclusão digital? Pergunto isso porque hoje, apenas na mão da inciativa privada, uma massa de adolescentes do mundo todo é e continuará excluída digitalmente, para não dizer em outros aspectos de suas vidas. Mas veja, meu ponto aqui não é política partidária, mas política de inclusão digital.
    2° [Marcelão] “O comportamento humano muda com as mudanças tecnológicas”… [JAugusto] O comportamento humano muda devido ao “ambiente”… a tecnologia é apenas um dos aspectos desse “ambiente”.
    3° [Marcelão] …”aumentando em muito a qualidade do aproveitamento do nosso tempo. [JAugusto] Aumentando a “qualidade”? O fato de ocupar todo o tempo e os micro-tempos com “armadilhas” para atrair consumidores, ou mesmo com diversão e entretenimento que para muitos é viciante, não significa aumentar a “qualidade”. Adoro a tecnologia – e acho que até entendo seu ponto – mas é que me pareceu marqueteiro demais… precisamos de tempo, micro que seja, para refletir mais sobre a vida, sobre nós… ou para não pensar em nada.
    Um abraço.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: