Blog do Marcelão

Blog para debate sobre excelência na gestão.

Perdão, Permissão e Mudança

Posted by marcelao em agosto 9, 2011


Pessoal,

depois de algum tempo de reflexão, volto novamente a escrever nesse espaço. Durante esse tempo procurei refletir bastante sobre minhas atitudes e a forma como me relaciono com os diversos assuntos que aqui procuro comentar. Como já disse em posts anteriores, são precisos dois processos na aquisição de conhecimento sendo o primeiro o conceito de Exploration, que consiste em explorar e procurar por conhecimento, e o segundo é o processo de Exploitation que implica em absorver o conhecimento através da reflexão e da análise, comparando com conhecimentos que você já detém para depois fazer com que esses novos conhecimentos sejam refletidos nas suas atitudes.

Nesse sentido, procurei refletir bastante sobre um assunto que é parte permanente dos textos que publico nesse blog que é a mudança, principalmente nos modelos de gestão das empresas. Durante muito tempo eu pesquisei sobre vários tipos de ferramentas de gestão que auxiliariam a mudança nos modelos de gestão, mas, confesso que me sentia bastante frustrado ao tentar aplica-los. E aí vem a importãncia do auto-conhecimento em nossas vidas, pois procurei identificar a causa dessa frustração e descobri que ela estava em mim mesmo.

Existe até um ditado que prega que “a maioria dos nossos problemas são causados por nós mesmos”. No meu caso especificamente, eu estava tentando pregar mudança esperando que as outras pessoas ao meu redor acreditassem em tudo o que eu dizia e que elas mudassem a partir do meu discurso. Esse era meu erro, tentar mudar os outros quando, na verdade, eu deveria mudar a mim mesmo primeiramente.

As razões são duas e são muito simples. Primeiro é que cada pessoa tem o seu tempo, a sua própria curva de aprendizado e isso pode variar de acordo com o tipo de mudança envolvida e o perfil da pessoa, se mais conservador ou mais empreendedor. E a segunda é que as pessoas precisam de algo mais tangível para entender qualquer proposta de mudança, pois elas precisam visualizar com mais clareza qual o seu papel dentro desse processo e, principalmente, quais os benefícios que irá obter ao acolher a mudança. É por essas razões que a melhor forma, e talvez a única, de exercer liderança seja através do exemplo.

Diante disso, vem a minha lembrança uma frase importante quando se trata de inovação: “Muitas vezes é melhor pedir perdão do que permissão”. Qualquer conhecimento novo ou ferramenta nova que vise fazer uma mudança não pode ser anunciada aos quatro cantos. Ela precisa ser implementada de forma silenciosa por você mesmo, sem alardes, pois, do contrário, você estará alertando o sistema imunológico da empresa contra corpos estranhos, mesmo sendo algo benigno. Faça as coisas pela razão certa, ou seja, porque você acredita e não porque os outros devem acreditar.

Faça isso pensando em pequenas vitórias e não grandes vitórias épicas. Pequenas vitórias geram mais confiança ao longo do caminho, além de serem uma excelente estratégia para se implementar algo novo. É dessa forma que os melhores líderes definem o que fazem como uma série de etapas viáveis e realizáveis, que levam a decisões melhores. Afinal de contas, conhecimento e ação são coisas que devem andar juntas. Saber o que deve ser feito é inútil, a menos que você realmente o faça.

Para finalizar, fecho com a frase de Mahatma Gandhi:

“Seja a mudança que você quer para o mundo”

Um abraço.

“Maybe I’m a dreamer, but i still believe”

Twitter: @blogdomarcelao

11 Respostas to “Perdão, Permissão e Mudança”

  1. Adorei a reflexão. Tudo a ver com o seu retorno.
    Bom poder te acompanhar novamente.

  2. Giselle Corrêa said

    Gostei muito do assunto. Me identifiquei bastante.
    Como sempre eu estou aprendendo com você.
    Beijos

  3. Marcelo, boa tarde!
    Que bom que você voltou a escrever.
    Este texto como reinício foi ótimo, concordo com você, acho que eu também estava no mesmo caminho, ou seja, querer mudar os outros. Isto não funciona.
    Abração,
    Alexandre Silva

  4. MackDK said

    Marcelão,

    Bem-vindo de volta! Me tocou muito o seu retorno, principalmente por conta do projeto que estou
    ajudando a conduzir no momento. Autoconhecimento foi um dos temas básicos do projeto.

    Tudo de bom!

    MackDK

  5. Laurieli said

    Marcelo,
    que bom que você já retornou, e com um texto á sua altura, ótimo.
    Abraço.

  6. Excelente reflexão . . .

    Realmente as inovações funcionam com implementação imediata sem prelúdios ou notificações prévias.

    As organizações possuem similaridades com uma extrutura orgânica. Talvez por ser formada pela união de vários corações (desculpe Makoto pelo trocadilho).

    “Ego sum via veritas et vita”

    Mauro Ribeiro

  7. Marcelão, grande retorno!
    Seu post tenn tudo a ver com um trabalho voluntário que lidero.
    Minha equipes parece nçao entender o que estou fazendo ou não
    querem se comprometer totalmente.Como você disse, as mudanças
    precisam ser mais tangíveis em mim e dia após dia.
    Abraço.

  8. Rosamar said

    Olá Marcelo,

    quanta reflexão você me proporcionou com seu texto… isso deve ser aplicado em todas as áreas de nossa vida. Saiba que você estava fazendo falta por aqui…continue nos presenteando com suas idéias. Sucesso, sempre!!!!!

  9. Ana Lucia Pilco said

    Extrañe tus escritos, por que me ayudan mucho a desarrollar mi trabajo diariamente ….gracias Marcelo

  10. As pequenas vitórias são as que nos fazem sair da cama todo dia, vitórias épicas só existem no tempo passado, quando todas as pequenas vitórias levaram a um grande desfecho cujos protagonistas sequer imaginavam. Eles apenas continuaram, uma pequena vitória por ver…

  11. Que bom ter seus textos de volta!
    Gostei e tuitei😀

Deixe uma resposta

 
