Blog do Marcelão

Blog para debate sobre excelência na gestão.

Fórum HSM de Gestão e Liderança – Síntese II: Execução

Posted by marcelao em abril 11, 2011


Pessoal,

como havia combinado no post anterior, nessa segunda síntese sobre o fórum HSM de gestão e liderança, o tema será EXECUÇÃO.

O professor Vicente Falconi iniciou sua entrevista decretando: “O que falta nas empresas é EXECUÇÃO.” A pergunta então é: Por quê falta?

Conhecimento sobre as ferramentas de gestão e liderança não faltam, afinal de contas, como afirmou o professor Robert Sutton em sua palestra, são publicados mais de 11.000 livros sobre gestão a cada ano, além de 100 bilhões em consultorias e treinamento em gestão.

O que falta mesmo é botar para fazer. Ocorre que para botar para fazer é preciso tentar coisas diferentes, até porque não podemos esperar resultados diferentes fazendo a mesma coisa sempre. Resultados diferentes exigem atitudes diferentes. Para ter atitudes diferentes é preciso tentar, sem tentar não é possível fazer nada novo. Fazer algo novo envolve riscos e, consequentemente, envolve estar disposto a aprender com o erro, afinal de contas, como sacramentou o professor Vicente Falconi, TUDO NESSE MUNDO É APRENDIZADO.

Execução envolve método, método envolve trabalhar com a verdade como muito bem afirmou o professor Vicente Falconi, mas ressalte-se que nem mesmo o melhor método consegue sucesso se a liderança da organização não faz acontecer. É preciso compromisso, porque os lideres tem que motivar as equipes e enfrentar as resistências. Para isso é preciso levar em consideração o impacto da cultura organizacional, trabalhando com muita franqueza para identificar os problemas e auxiliando a organização na elaboração dos planos de ação.

O professor Falconi esclareceu como muita simplicidade o conceito de método como sendo a busca e o conhecimento da verdade. É você tomar decisões baseadas em fatos, entender e continuar. Na opinião do professor, as empresas cometem erros – que custam milhões – porque baseiam seus processos decisórios em opiniões, quando deveriam basea-los em dados e na análise dos dados para tranformá-los em informações que ofereçam suporte ao processo decisório.

Mas para encarar a verdade é preciso criar um clima de confiança dentro da empresa que permita que as pessoas possam falar e encarar os problemas de frente. Não pode existir uma cultura dentro da empresa onde se mata o mensageiro que portou a mensagem que continha a verdade. As pessoas precisam de uma clima na empresa onde elas possam ter a coragem de criticar o status quo e os modelos mentais vigentes na organização. Elas precisam ser estimuladas a usar a imaginação, a criatividade e o pensamento divergente, além de ter a liberdade para questionar e confrontar todos os pressupostos vigentes, duvidar da estabilidade, saber lidar com a incerteza, valorizar a inovação e agir como agentes da mudança.

Essa busca pela verdade, pelo método e por ações que tragam resultados diferentes deve perpassar toda a organização, por todos os departamentos e instrumentos de gestão como orçamento, planejamento estratégico, gestão de projetos, … A gestão de empresas sempre foi e continuará sendo uma das tarefas mais complexas, arriscadas e incertas dentre todos os empreendimentos humanos, mas tal constatação não pode servir para sempre como justificativa para continuarmos inertes e sem partir para a ação. É preciso estimular um novo tipo de comportamento dos colaboradores da organização. O senso crítico das pessoas deve ser estimulado em todos os níveis das empresas.

Afinal de contas, INTENÇÃO SEM AÇÃO é a mesma coisa que NADA.

Um abraço.

“Maybe I’m a dreamer, but i still believe”

Twitter: @blogdomarcelao

Uma resposta to “Fórum HSM de Gestão e Liderança – Síntese II: Execução”

  1. Bom trabalho! Estou procurando essa informação há muito tempo, eu achei aqui. Sou um homem de sorte, para ser honesto,”realmente importante para mim. Obrigado por partilhar connosco a sua espécie. Muito bom mesmo.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: