Blog do Marcelão

Blog para debate sobre excelência na gestão.

A Importância do Design na Revolução Digital

Posted by marcelao em abril 4, 2011


Pessoal,

na semana passada estive em São Paulo no estúdio da Live Work Brasil para o Workshop de Design focado em serviços que foi conduzido pelos craques Tennyson Pinheiro e Luis Alt. Já há algum tempo que venho estudando sobre design thinking e notado a importância que ele tem nos tempos atuais, principalmente porque ele é uma metodologia focado no atendimento das necessidades do ser-humano. O Design thinking é uma abstração do modelo mental utilizado há anos pelos designers para dar vida as idéias.

Na revolução industrial, o foco dos estudos para aumentar a produtividade foi em cima de como melhorar os processos que envolviam as máquinas para desenvolver com custo cada vez menor os produtos que as empresas entendiam ser o melhor para as pessoas consumirem. Esse era um processo que funcionava dentro de uma economia onde as pessoas, enquanto consumidores, pouco participavam do processo de definição de quais produtos elas desejavam consumir.

Nesse sentido, valorizou-se muito mais a aplicação da engenharia e da análise na definição dos produtos e da ciência e racionalidade como modelo mental para entender os processos economicos e sociais daqueles tempos. Conhecimentos esses mais facilmente associados ao desenvolvimento do lado esquerdo do cérebro. Eram tempos de escassez de oferta de produtos e serviços.

Os tempos mudaram e hoje os consumidores tem um poder muito maior de participação no processo econômico com o crescimento das redes sociais. Além disso, vivemos hoje em um mundo de abundância. Segundo estudo apresentado durante o Workshop, diariamente estamos em contato com 3.000 marcas. Isso em um dia que não envolva fazer compras, do contrário, entraremos em contato com mais de 35.000 marcas. Diante de tanta abundância, as empresas tentam atrair a atenção de seus consumidores, mas como atrair essa atenção diante de tanta exposição de marcas?

Quando nossas necessidades mais básicas são satisfeitas – como já é o caso da maioria das pessoas nas sociedades ocidentais afluentes -, tendemos a partir em busca de experiências significativas e emocionalmente satisfatórias. É por essa razão que a inovação ganha tanta importância nos tempos atuais da revolução digital, pois não basta mais gritar, você tem que criar uma conexão emocional e uma experiência significativa para as pessoas e realmente se diferenciando entre as mais de 3.000 marcas que estão gritando e brigando pela atenção do consumidor, atenção essa que é a única escassez existente atualmente na economia atual e, por essa razão, torna-se estratégica a inovação. Afinal de contas, o que torna um recurso estratégico é a sua escassez e não sua abundância.

Diante desse cenário, para buscar a inovação, as empresas precisam ser capazes de mergulhar no universo do usuário e de dentro desse universo extrair valor através da descoberta de barreiras de utilização, necessidades e desejos não revelados pelas pesquisas tradicionais de marketing. Isso tudo não é possível se ficarmos dentro dos escritórios. É preciso sentir e ter contato com a experiência de utilização do consumidor.

Apenas para exemplificar, durante o Workshop recebemos o desafio de desenvolver soluções que tornem fluida, simples e brasileira a experiência dos usuários do metrô de São Paulo. Para isso não poderíamos ficar no estúdio e saímos a campo munidos de blocos e câmeras fotográficas. Eu mesmo nunca havia utilizado o metrô de São Paulo. Apenas para exemplificar, segue abaixo uma foto tirada quando eu  tentava identificar em qual estação eu havai chegado.

 

A foto acima foi utilizada para evidenciar a dificuldade que tinhamos para saber em qual estação estávamos, dificuldade essa ainda maior para alguém com meu tamanho. A partir de vários insights, a foto era apenas uma delas, partimos para definir soluções que torna-se a experiência de usar o metrô de SP uma experiência fluida, simples e brasileira. Geramos várias idéias e escolhemos uma delas para fazer a prototipagem utilizando peças de lego, massa de modelar, brinquedos, … Resumindo, utilizamos a arte como ferramenta para modelar soluções que criasse uma conexão emocional para as pessoas.

Essa é a importância do Design para o desenvolvimento de soluções para as pessoas na revolução digital e na nova economia, pois ao co-criarmos e explorarmos cenários, em conjunto com as pessoas utilizando observação e empatia , aumentamos nossa compreensão e elo empático por essas pessoas.

A enorme escala necessária para sustentar a economia da revolução industrial levou a padronização não apenas dos produtos, mas também dos serviços associados a eles. Isso resultou em enormes benefícios à sociedade, incluindo preços mais baixos, melhor qualidade e padrões de vida mais elevados. A desvantagem foi que, com o tempo, o papel dos consumidores passou a ser quase totalmente passivo. A revolução industrial levou a um mundo de riquezas inimagináveis, mas deprovidas de sentimento, paixão e profundo envolvimento humano. Em resumo, a revolução industrial separou a arte da utilidade.

Na revolução digital, empresas que desejem se manter inovando não devem focar em perseguir o abstrato termo inovação, mas sim buscar relevância pela criação de uma cultura de empatia, co-criação e constante experimentação. Na revolução digital, não basta mais confiar apenas na racionalidade e no universo análitico tipicos da revolução industrial. Mais do que nunca, é preciso acrescentar a esse cenário o desenvolvimento de idéias baseados em intuição e inspiração, algo somente possível se desenvolver empatia e o nosso poder de observação ao termos contato com as experiências dos consumidores.

É preciso colocar o ser-humano no centro do processo.

Um abraço.

“Maybe I’m a dreamer, but i still believe”

Twitter: @blogdomarcelao

2 Respostas to “A Importância do Design na Revolução Digital”

  1. […] Read the original: A Importância do Design na Revolução Digital « Blog do Marcelão […]

  2. Gostei do post.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: