Blog do Marcelão

Blog para debate sobre excelência na gestão.

Gestão 2.0: A Importância da Interdisciplinaridade

Posted by marcelao em março 21, 2011


Pessoal,

os modelos de gestão e os modelos de pensamentos atuais presentes nas empresas foram os grandes responsáveis por muitas das evoluções tecnológicas e pela abundância de produtos e soluções oferecidas pelas empresas. Ocorre que esses modelos e pensamentos atualmente vingentes já não respondem mais as necessidades e os desafios que a economia apresenta, principalmente levando em consideração principios de sustentabilidade, requerendo novas formas de abordagens.

Tradicionalmente, as empresas são avaliadas como entidades sistêmicas, com níveis de análise que vão desde o indivíduo até o nível da organização, passando pelos grupos sociais. Ocorre que essas análises sempre foram feitas de forma isolada, sem ver as relações e as conexões com o sistema como um todo. Por essa razão, cresce em importância avaliar as empresas e conduzir equipes de forma interdisciplinar.

Os problemas apresentados são cada vez mais complexos e exigem que sejam avaliados utilizando mais de uma perspectiva, reunindo conhecimento de vários campos. Como afirma Steven Johnson em seu livro, “De onde vem as boas idéias”, é preciso colidir idéias de campos de conhecimento diferentes para gerar inovações que resolvam os problemas complexos que a nova economia apresenta como conciliar crescimento economico com preservação ambiental. É preciso permitir que haja um conflito cognitivo entre diferentes perspectivas, pois a resolução desses problemas não se dará pela somatório de idéias, mas sim da combinação entre elas.

Realizar esse conflito de idéias torna-se algo bastante desafiador em organizações hierárquicas e organizadas estruturalmente de forma vertical. É preciso vencer as barreiras entre as “caixinhas” das organizações e promover o intercâmbio de conhecimentos, de perspectivas e de experiências diferenciadas se quisermos realmente vencer os desafios que nos foram deixados como legado pela velha economia.

Combinar diferentes campos de conhecimento exige que as pessoas exercitem cada vez mais uma escuta ativa, uma escuta que não possua PRÉ-conceitos e que não procurem desqualificar o conhecimento alheio pela simples razão de não conseguir compreende-lo. Combinar idéias em busca de interdisciplinaridade faz com que apareçam novos mundos e novas visões. Combinar idéias não se trata apenas de uma chance maior de encontrar inovações, mas sim de encontrar muito mais delas, significa aumentar drasticamente as chances de combinações incomuns gerarem novos campos, novas visões e novas soluções.

Há mais questões para explorar do que nunca antes, mas muitas descobertas serão de uma natureza diferente da do passado. Em vez de nos ajudar a entender as partes individuais do mundo, elas nos ajudarão a entender como essas partes interagem. É como disse o professor Alvin Tofler: “O futuro está lá fora, apenas está mal distribuído”. Nesse sentido, é preciso fazer as conexões entre os diversos campos de conhecimento para saber enxergar esse futuro.

Um abraço.

“Maybe I’m a dreamer, but i still believe”

Twitter: @blogdomarcelao

2 Respostas to “Gestão 2.0: A Importância da Interdisciplinaridade”

  1. Murilo Barreto said

    Marcelão,

    Acho que as empresas cada dia mais se afastam da interdisciplinaridade, especializando e isolando suas caixinhas, apenas interligando-as pelo “workflow”. O que acha?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: