Blog do Marcelão

Blog para debate sobre excelência na gestão.

Vídeo: High Tech, High Touch

Posted by marcelao em fevereiro 23, 2011


Pessoal,

uma vez eu tive uma conversa com o Walter Longo sobre tendências de futuro e um frase, dentre várias outras, que me marcou foi que “O Futuro será High Tech e Hogh Touch”. Pelo visto, o pessoal da Corning deve ter ouvido esse conselho também e elaborou esse vídeo conceitual que abaixo compartilho como vocês.

Aliás, vale a pena complementar essa visão da corning com a visão que a Nokia apresentou e que compartilhei em um post que você pode acessar clicando aqui.

De todo o vídeo apresentado, discordo quanto a continuarmos dirigindo carros no futuro. Carros serão auto-guiados e serão conduzidos traçando o roteiro de acordo com o trânsito, evitando os congestionamentos.

De qualquer forma, se olharmos de forma conceitual, veremos que cada vez mais cresce em importância a questão do design. Quando falo em design, não estou falando de estética, mas sim de desenvolvermos soluções que facilitem a interação humana, pois tudo o que foi feito até hoje não foi colocando o homem como centro do processo. O Design é importante justamente para colocar o ser-humano para parte principal do processo.

Nesse caso, vale seguir a premissa que direcionou o desenvolvimento do projeto Kinect da Microsoft: “Até hoje as pessoas tiveram que se adaptar aos computadores. Agora são os computadores que devem se adaptar as pessoas”

Um abraço.

“Maybe I’m a dreamer, but i still believe”

twitter: @blogdomarcelao

P.S: Se você gostou desse post, clique em um dos botões abaixo e compartilhe você também. Faça o seu papel e contribua com o crescimento das pessoas que fazem parte da sua rede social

3 Respostas to “Vídeo: High Tech, High Touch”

  1. J. Augusto said

    Marcelão, com certeza teremos carros com PA (Piloto Automático), assim como já os temos nos aviões, etc. Já funcionam, só precisamos “operacionalizar” seu uso (i.e.: estradas, infraestrutura, radares, sensores, etc). Mas cá entre nós, fora a sensação de poder, de status social, etc., é gostoso dirigir, né? Nos tirarão isso? Ou melhor, vamos querer não mais experimentar isso?

    Um abraço.

    • marcelao said

      Zé,

      você está certo. Quanto a questão de dirigir, talvez alguns queiram manter o hábito de dirigir, mas outros nem tanto. Em distâncias longas, talvez as pessoas vão querer abrir mão. Eu, por exemplo, quando pego estradas boas como a Anhanguera, eu ligo o piloto automático do carro, que na verdade é um acelerador automático, mas acho que o grande ganho será na questão da definição do roteiro para você ir de um ponto da cidade para outro. O Silvio Meira, por exemplo, disse uma vez que vai chegar o dia em que você vai querer a ir ao Pinguim em Ribeirão Preto e o sistema proibir você porque já tem muita gente lá e a sua presença vai atrapalhar e ele oferecerá a você a possibilidade ir para lá mais tarde.

      O certo hoje é que o custo de transação das cidades hoje é muito alto, pois além das questões ligadas a combústíveis, temos a questão ambiental e o custo que as pessoas estão tendo com esse deslocamento. Inclua nisso o gasto com garagem privativa e o tempo perdido em um eventual congestionamento.

      Abraços.

  2. […] This post was mentioned on Twitter by renato rodrigues, renato rodrigues. renato rodrigues said: RT@blogdomarcelao: Vídeo: High Tech, High Touch http://t.co/aFlpEH0 #inovação #tendênciasdatecnologiadainformação Muito bom post. Parabéns! […]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: