Blog do Marcelão

Blog para debate sobre excelência na gestão.

HSM – Mosaico de Tendências – Minhas previsões

Posted by marcelao em fevereiro 5, 2011


Pessoal,

está disponível uma iniciativa muito legal no portal da HSM que é o mosaico de tendências. O Mosaico está disponível no endereço http://www.hsm.com.br/mosaico/index.html#/pt_BR/home/

Lá você pode fazer suas previsões nos campos da Gestão e Negócios, Sustentabilidade, Web e Mobilidade, Brasil, Marketing e liderança. Se você não tem previsões a fazer, você também pode participar opinando sobre a qualidade das previsões feitas por outras pessoas.

Eu mesmo já fez duas previsões lá. A primeira, que está disponível em http://bit.ly/hkC3sO , é sobre o futuro da gestão das organizações. Na minha opinião, empresas grandes trazem uma complexidade muito grande para serem administradas e o custo de gestão de toda essa complexidade está cada vez mais elevado e insustentável e a consequência disso é a falta de mobilidade e flexibilidade das empresas para acompanhar as mudanças cada vez mais frequentes proporcionadas pela evolução cada vez mais rápida da tecnologia e, o que considero pior, o grande distanciamento da alta administração das grandes empresas daqueles que são a razão de ser de qualquer empresa que são seus clientes.

Nesse sentido, as empresas do futuro serão grandes conglomerados de pequenas empresas incentivando o intraempreendedorismo, onde algumas funções poderiam ser centralizadas como, por exemplo, contratação e criação de cursos, mas as pequenas empresas teriam autonomia para contratar serviços externamente contando com a consultoria dos departamentos internos centralizados.

Apenas para exemplificar, digamos que uma das pequenas empresas precisasse de um determinado tipo de treinamento como “Design Thinking”. Ela recorreria a área de pessoas buscando consultoria para identificar a melhor alternativa, ao invés de procurar essa área para que ela contratasse e, dessa forma, estaria competindo com outras prioridades da empresa, passando a depender da decisão de pessoas que não estão envolvidas com o projeto da pequena empresa.

A outra previsão que fiz foi no campo da liderança nas empresas e está disponível em http://bit.ly/hpWn37 . Na minha opinião, a liderança estará cada vez mais nas pessoas que atuarem como conectores das redes de conhecimento existentes dentro das empresas, facilitando o fluxo interno de informações estratégicas dentro das empresas e estimulando as conversas e o compartilhamento de conhecimento. A liderança do futuro estimulará a colaboração entre as pessoas gerando conexões entre elas.

E você? O que acha dessas previsões? Concorda ou discorda? Tem outras previsões? Então participe do mosaico de tendências disponível no portal da HSM (wwww.hsm.com.br)

Um abraço.

“Maybe I’m a dreamer, but i still believe”

twitter: @blogdomarcelao

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: