Blog do Marcelão

Blog para debate sobre excelência na gestão.

O Crescimento dos Tablets e O Fim dos Netbooks

Posted by marcelao em janeiro 6, 2011


Pessoal,

está rolando em Las Vegas a edição 2011 da Consumer Eletronics Show(CES) que apresenta os grandes lançamentos de eletrônicos para o ano que se inicia. Esse ano a grande vibe da feira é o lançamento de novos tablets para concorrer com o pioneiro Ipad, mas o que parece ser a grande estrela e o grande concorrente do Ipad será o Tablet da Motorola lançado com o nome de XOOM.

O Motorola XOOM terá em seu hardware um processador Tegra 2 Dual-Core de 1GHz, o que garantirá velocidade e fluidez ao sistema. Além disso, trará 2 câmeras, sendo uma delas frontal, seguindo o exemplo da Samsung Galaxy Tab. Trará entrada HDMI e rodará filmes a 1080p, assim como filmará em 720p. Mas o mais legal da tablet não está na parte física, mas sim no sistema operacional. A Xoom é o primeiro tablet a ser anunciado com o android 3.0, ou Honeycomb, primeiro android exclusivo para tablets.

O sistema, ao que parece, terá o “espírito” do android, com a presença de widgets e de customização já presentes nas versões para smartphones. Mas está mais elegante, e com suporte maior para features como videochamadas e Adobe Flash. O sistema está mais elegante também, contando com uma interface mais limpa e modernosa que as versões anteriores.

Com o sucesso do Ipad, e o consequente acompanhamento do restante da indústria, a tendência é que cada vez mais os netbooks percam espaço no mercado, pois as funcionalidades, performance e design dos tablets tornam-os mais atraentes do que os netbooks. A única barreira ainda existente está no preço onde os netbooks ainda tem uma proposta melhor, mas que com o tempo a indústria de Tablets deve superar.

Mas o que mais atrai nos Tablets é o aumento da facilidade de PERMANECER conectado devido a duração cada vez maior das baterias e a facilidade de interação utilizando tecnologias touch. Afinal de constas, o futuro é HIGH TECH e HIGH TOUCH.

Um abraço.

“Maybe I’m a dreamer, but i still believe”

Twitter: @blogdomarcelao

3 Respostas to “O Crescimento dos Tablets e O Fim dos Netbooks”

  1. Del Brasil said

    Marcelo, e o melhor do XOOM é que a Motorola vai fabricar no Brasil, em Jaguariuna.

  2. José Augusto said

    Marcelão, eu ainda fico horas particulares na frente de um netbook de 10 polegadas e me é confortável, às vezes de um desktop, “fazendo coisas”. Tô falando de e-mails, notícias, redes sociais, lendo seus posts (horas e horas…), trabalhos da faculdade, relatórios, etc. Na empresa uso um desktop. Brinquei outro dia com um iPad e, sem um teclado “mais ou menos” e sem uma telinha um pouquinho maior, para mim, por enquanto, ainda não dá. Mas para diversão é show e talvez esteja aqui uma explicação para o sucesso dos tablets: muitos que compraram desktops, notebooks e netbooks, no fundo no fundo, o fizeram só para diversão: Vídeos, emails, redes sociais, músicas… e aí é legal ter um tablet em detrimento de um netbook. Mas é só uma hipótese.

    Nota 1: Pelo menos uma limitação os tablets apresentam: http://www.youtube.com/watch?v=jeVyOKq-KXU&feature=related

    Nota 2: Minha iniciação em informática foi em 1981 com o S700 da Prológica. Depois CP200, CP500, TK85, Z80… você sabe que eu acho o máximo toda essa evolução, mas às vezes assusta.

    Um abraço.

  3. Diego Nei said

    Marcelo, e o PlayBook da RIM com QNX OS? Dá uma olhadinha nele e diz o que acha.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: