Blog do Marcelão

Blog para debate sobre excelência na gestão.

Dica de Filme: Os primeiros 20 milhões

Posted by marcelao em dezembro 12, 2010


Pesssoal,

ontem eu assisti a um filme que recomendo como metáfora para o empreendedorismo. O filme chama “Os primeiros 20 milhões” que é uma hilária comédia que satiriza o estouro da bolha da Internet e do comércio eletrônico do final da década de 90, através da história fictícia de um jovem (Adam Garcia) que abandona um excelente emprego no departamento de marketing de uma poderosa empresa do Vale do Silício para perseguir seu sonho de trabalhar construindo algo palpável. Ele se envolve no projeto de invenção e comercialização de um computador de 99 dólares – na verdade a grande piada do centro de estudos.

O personagem de Adam Garcia conhece uma artista cujo princípio de vida era “Simplificar, Facilitar e economizar”. A partir desse princípio, ele reune uma equipe que conta com um Indiano(especialista em Cyberespaço e criptografia), um sujeiro com TOC(especialista em realidade virtual) e um gordo meio maníaco sexual(especialista em sistema operacional). Para liderar essa equipe, ele precisou de várias habilidades como, por exemplo, saber como desafio-los e a ferramenta utilizado foi sempre dizer que tudo era impossível, o que acabava por motivar os talentos reunidos por ele. Ele funciona muito mais como um facilitador, estimulador e conector do que um chefe que apenas demanda sua equipe.

No filme você assiste vários elementos como a proposta de que inovar é romper limites, no caso, construir um computador sem teclado, mouse e monitor. Na verdade, eles acabam por apresentar o conceito de computação em nuvem e a utilização de hologramas para interagir com o sistema. Durante todo o processo, eles acabam por enfrentar outros desafios, além do processo de criação, como falta de recursos financeiros e sabotagem da indústria, que queria continuar ganhando dinheiro com a venda de hardware. Muitas desses obstáculos levaram o líder e sua equipe a se questionar várias vezes se deveriam continuar no projeto.

Recomendo o filme como uma lição de empreendedorismo e excelente para utilizar em sala de aula.

Um abraço.

“Keep the Faith”

Twitter: @blogdomarcelao

2 Respostas to “Dica de Filme: Os primeiros 20 milhões”

  1. […] original post here: Dica de Filme: Os primeiros 20 milhões « Blog do Marcelão Esta entrada foi publicada em E-Commerce, Internet e marcada com a tag filme-chama, garcia, […]

  2. Bianca said

    O filme é focado basicamente em :
    Comportamento empreendedor
    Criação de novas empresas
    Equipe
    Persistência
    Inovação
    Desafios e
    Resultados

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: