Blog do Marcelão

Blog para debate sobre excelência na gestão.

Não Terceirize sua Responsabilidade

Posted by marcelao em outubro 19, 2010


Pessoal,

nos últimos tempos temos visto uma onda muito grande terceirização de alguns trabalhos pela empresas. A estratégia de terceirização pode ser muito eficiente em vários tipos de contextos como adequar custos ao nível de demanda, contratação temporária de competência específica e não existente na empresa e outras mais. Mas se tem alguma coisa que não podemos terceirizar é a nossa responsabilidade, principalmente, no que diz respeito as nossas responsabilidades como profissionais e como agentes de mudança.

No meu cotidiano, vejo muitas pessoas com atitudes pessimistas e passivas quanto a situações que elas vivem e não concordam. Dizem frases como “A empresa sempre foi assim”, “A empresa não vai mudar nunca”, “Nunca teremos um empresa que valorize a nós funcionários” e por aí vai. Soltam essas frases como se a “Empresa” fosse um ser vivo.

No entanto, essas mesmas pessoas afirmam que as “empresas são as pessoas”. Ora, se elas entendem que as empresas são as pessoas, e elas estão incluídas dentro desse grupo, qual é a ação que eles fazem para mudar a situação com a qual eles não concordam? Na verdade, o que eu vejo é que a maioria das pessoas terceirizam a responsabilidade de mudar as empresas para os altos escalões, permitindo mais ainda a concentração do poder no topo da pirâmide.

Já participei de inúmeros encontros ou reuniões em que as pessoas são chamadas a falar e a expor o que estão vendo de errado e, o que ocorre na maioria das vezes, é que elas entram mudas e saem caladas. Pouquíssimos são aqueles que tem a coragem de falar e criticar de forma construtiva o que está errado ou discordar da visão de alguém sobre os fatos. Ao final desses encontros, a maioria das pessoas que ficaram caladas comentam que não adiantava nada falar ou, o que é pior, criticam aqueles que se pronunciaram na reunião.

É preciso entender que empresas são abstrações. O que vale, de verdade, são as pessoas dentro delas. Empresas são redes interativas, não hierarquias verticais. Empresas são redes sociais tecidas e integradas pelos fios do conhecimento. Empresas são como os seres-humanos, estão em constante transformação. Se não estão em transformação, é porque entraram em processo de queda e que levará a sua extinção.

Para evitar esse trágico destino, e realizar a mudança necessária nos modelos de gestão, é preciso que cada pessoa entenda seu papel dentro do sistema e o seu significado dentro de todo o contexto organizacional. Feito isso, é preciso que cada um assuma a sua parcela de responsabilidade quanto ao futuro e perenidade das empresas e as redes as quais estão inseridos e dessa forma buscar verdadeiramente a mudança. Afinal de contas, ninguém muda ninguém, nós mudamos ao nos encontrarmos, ao buscarmos a interação e a diversidade de idéias visando construir uma inteligência coletiva onde realmente seja possível reconhecer que todos nós somos todos mais inteligentes do que qualquer um de nós.

Para finalizar, segue abaixo frase de Mahatma Gandhi:

“Seja a mudança que você quer para o mundo”

Portanto, não espere que os outros mudem, mude você começando por não terceirizar a sua responsabilidade pela mudança.

Um abraço.

“Keep the Faith”

Twitter: @blogdomarcelao

Anúncios

2 Respostas to “Não Terceirize sua Responsabilidade”

  1. Marcelo Mello said

    Caro Marcelão,

    mais um post fantastico. Concordo 100% com suas considerações. Precisamos desesperadamente de pessoas dispostas a sair de suas zonas de conforto e a colocar efetivamente a “mão na massa” e o cérebro para trabalhar em prol da superação dos crescentes desafios que nossas organizações tem de enfrentar. O comodismo daqueles que só sabem criticar e reclamar já não pode mais ser tolerado, sob pena de que a organizações caia agonizante, sufocada em sua própria incapacidade de se reinventar (diariamente).

    abraço,

    Marcelo Mello

  2. Leocadio said

    olá, p@z & b3m!

    brilhante artigo/post! parabéns!

    sei que você trabalha no BB (banco público, estatal?) e eu sou servidor público municipal; não lembro de ter lido algo correlato dentro do serviço público em seu blog.

    admiro sua trajetória profissional e, dentro dessa experiência, sugiro que escreva artigo/post abordando mudanças dentro dessa nossa área.

    []s livres,

    @leoc4dio

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: