Blog do Marcelão

Blog para debate sobre excelência na gestão.

Tendências de TI: Gráfico Hype-Cycle do Gartner

Posted by marcelao em outubro 13, 2010


Pessoal,

no último mês de agosto foi publicado o mais novo gráfico Hype-Cycle do Gartner que aponta as grandes tendências de tecnologia para os próximos anos, avaliando a maturidade dessas tecnologias de forma a apontar se elas são apenas modismos ou se elas realmente emplacarão e em quanto tempo isso ocorrerá.

O Gartner examinou 1800 tecnologias e tendências distribuídas em 75 temas e áreas da indústria de TI. Cada um dos 75 relatórios oferece um retrato instantâneo de área chave de TI ou de negócios. Executivos, CIOs, estrategistas, planejadores e desenvolvedores de tecnologia devem considerar estas tecnologias no desenvolvimento de negócios emergentes e portfólios de tecnologia.

Segundo o gráfico, tablets(como o Ipad), computação em nuvem privada, TVs e Displays de tela plana em 3D, realidade aumentada e energia elétrica sem fio são algumas das tecnologias que mudaram-se para o pico das expectativas infladas. No longo prazo, para além do horizonte de cinco anos, a atenção deve estar voltada para a impressão 3D, arquiteturas voltadas para entrega de contexto, robôs móveis, veículos autônomos(leia o post sobre o veículo autonômo do Google), ondas de terahertz(leia o post sobre exaflood).

Após o jump, veja a nova atualização do gráfico Hype-Cycle do Gartner:


Os principais temas emergentes deste ano do gráfico  “Hype Cycle for Emerging Technologies”  incluem:

Experiência do usuário e interação: Novos estilos de interação com o usuário irá conduzir novos padrões de uso, dando oportunidades para inovar as organizações como as informações e transações são entregues aos clientes e funcionários. Isto inclui os dispositivos de mídia como Tablets(Ipad) e TVs e monitores de  3D de tela plana, e os estilos de interação, como reconhecimento de gestos e interfaces tangíveis. Não basta transportar o ambiente transacional dos sites das empresas para essas novas mídias, é preciso oferecer uma nova experiência de interação com os usuários. É preciso incluir na pauta da TI a questão do DESIGN;

– A realidade aumentada, Web mundo real e contextual: A migração do fenômeno da Web – e a tecnologia em geral – para além da área de trabalho e dentro do contexto da vida quotidiana das pessoas está criando novas oportunidades de acesso a informação personalizada e contextualmente consciente. A realidade aumentada é um tema quente no espaço móvel, com plataformas e serviços nas plataformas iPhone e Android, e representa a próxima geração como aplicações baseadas em localização, como o foursquare, em direção ao plateau de produtividade do gráfico do Gartner. Outros elementos, como redes padrão 4G, redes de sensores e arquitetura contexto de entrega evoluirão mais lentamente, mas terá um papel-chave na expansão do impacto da TI no mundo físico;

Implicações Cloud computing: A adoção e o impacto da computação em nuvem continua a se expandir. Em Hype Cycle for Emerging Technologies, a computação em nuvem geral aparece logo no topo do pico, e a computação em nuvem privada ainda está subindo. Plataformas de Cloud/Web são apresentados, juntamente com lojas de aplicativos móveis, para reconhecer o crescente interesse nas plataformas para desenvolvimento de aplicações e de entrega;

Valor da periferia: Uma série de tecnologias, tais como robôs móveis e impressão em 3D, ainda não são amplamente utilizados, mas eles já podem fornecer um valor significativo quando usado apropriadamente.

Eu particularmente, sinto falta de uma análise mais integrada dessas tendências apontadas pelo Gartner, afinal de contas, muitas dessas tendências possuem interdependências claras. Eu, por exemplo, entendo que o avanço e a popularização de Tablets dependem do avanço de disponibilização de conteúdo na nuvem, utilizando o conceito de cloud computing. Também senti falta de uma análise da tendência de computação ubíqua e da Internet das coisas, principalmente sobre aspectos relacionados a realização de negócios utilizando a tendência de Web contextual e explorando cada vez mais conceitos ligados ao marketing contextual.

Um abraço.

“Keep the Faith”

Twitter: @blogdomarcelao

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: