Blog do Marcelão

Blog para debate sobre excelência na gestão.

Tendências de TI: Exaflood e os Limites da Internet

Posted by marcelao em setembro 16, 2010


Pessoal,

A internet pode parar no final do próximo ano por uma razão aparentemente simples: nessa data, segundo previsões de órgãos especializados, esgotam-se os endereço do tipo IPv4 (Internet Protocol versão 4). Um endereço IP (Internet Protocol), de forma genérica, é um endereço que indica o local de um determinado equipamento (normalmente computadores) em uma rede privada ou pública, ou seja, cada dispositivo conectado a internet recebe um endereço IP para poder trocar mensagens entre computadores no mundo inteiro. Como o objetivo desse blog é discutir gestão e tendências, se você quiser saber mais sobre o que é um endereço IP, clique aqui para acessar a explicação desse conceito na Wikipedia.

A razão para esse problema está no crescimento do uso da Internet no mundo e o aumento de oferta de serviços por meio desse canal. Tal problema deve-se agravar com o crescimento cada vez maior do uso de smartphones para acessar a Internet e o desenvolvimento do conceito de “Internet das coisas”. A Internet será cada vez mais não só uma rede que conecta pessoas, mas também uma rede que conecta coisas como a sua geladeira, televisão, carros, … Para se ter uma idéia do que estamos falando, assista ao vídeo abaixo:

Outra força que expõe os limites atuais da Internet é o crescimento do uso de transmissão de vídeos pela Internet, tendência essa identificada pelo Google em 2006 ao adquirir o youtube. Cada vez mais serão oferecidos serviços de vídeo pela Internet como stream vídeo(vide twitcam), filmes para assistir on-line sem o uso de mídias físicas, etc. Para se ter uma idéia, em 2009 o youtube transmitiu ao vivo o show do U2 para 16 países. Junte a isso iniciativas da Microsoft em disponibilizar filmes via Xbox e você terá cada vez mais a Internet sendo utilizada para transmitir vídeos sob demanda.

Todo esse tráfego de serviços de vídeo vem preocupando os grandes players do mercado como o Google, pois, segundo o que alguns especialistas avaliam, a Internet está chegando perto de sua capacidade. Em breve a Internet precisará de EXABYTES para lidar com o crescimento do trafego de vídeos. Líderes de tecnologia estão chamando essa necessidade de EXAFLOOD(em uma tradução literal: Inundação de Exabytes). Veja mais sobre isso nos 2 vídeos abaixo:

Isso poderia ser um problema, mas felizmente já existem soluções sendo desenvolvidas para melhorar a inteligência da rede e na compressão de dados de forma a diminuir o tamanho dos pacotes de dados. No final das contas, o que seria um problema, pode virar uma oportunidade para oferecer serviços mais personalizados. É por essa razão que cada vez mais o conceito de “Cloud Computing” cresce, pois os consumidores querem cada vez mais pagar apenas pelo uso que fazem dos serviços, assim como o fazem quando pagam uma conta de luz.

Um abraço.

“Keep the Faith”

Twitter”@blogdomarcelao

2 Respostas to “Tendências de TI: Exaflood e os Limites da Internet”

  1. Graças a Deus que já estão se mexendo para encontrarem uma solução. Já pensou viver sem internet nos dias atuais????
    Abs,
    Alexandre Silva

  2. […] – A grande vitória da Internet em que ela continua sendo escalável e capaz de reagir e responder as novas exigências do futuro(veja mais sobre isso aqui); […]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: