Blog do Marcelão

Blog para debate sobre excelência na gestão.

Gestão 2.0: A Morte do Super-Homem

Posted by marcelao em setembro 13, 2010


Pessoal,

ontem foi realizado pela Rede TV mais um debate dos presidenciáveis que envolve várias etapas. Uma dessas etapas era que cada candidato poderia realizar uma pergunta para outro candidato. Quando perguntado sobre uma estratégia realizada pela Petrobrás, o candidato Plinio(PSOL) respondeu que não sabia responder a pergunta até porque presidente não precisa saber tudo, pois é para isso que ele precisa de assessores e dos ministros. Resposta perfeita.

Nenhuma pessoa que esteja no mais alto cargo de qualquer instituição tem a obrigação de saber tudo e se envolver em todas as decisões da empresa. Imagine se todas as pessoas da sua empresa dependessem de apenas uma pessoa para seguir em frente com seus projetos, como ficaria a competitividade da empresa?

Isso se aplica a todos os níveis gerenciais da empresa. A complexidade existente hoje no ambiente competitivo da nova economia é enorme e quase impossível de ser acompanhada por toda a empresa. Apenas para se ter exemplo dessa complexidade, há alguns anos atrás, se uma pessoa ficasse doente, ela procurava um clinico geral, no meu caso minha mãe procurava um otorrino. Hoje em dia quase não existem clinicos gerais, existem diversos especialistas como infectologista, neuro-pediatras, pneumologista, …

Já dizia Peter Drucker: “Nenhuma instituição jamais poderia sobreviver ou crescer se precisasse de gênios ou super-homens para gerenciá-la. Ela precisa ser organizada de modo a ser capaz de seguir em frente sob uma liderança composta de seres-humanos medianos”. Para sobreviver e crescer dentro do ambiente atual de alta competitividade e complexidade precisamos começar por deixar de construir organizações que dependam da liderança heróica.

É preciso reconhecer que não podemos reduzir a importância das outras pessoas existentes dentro de nossas empresas. É preciso aproveitar a propensão natural das pessoas de cooperar em comunidades em detrimento de criar grupos de seguidores que devem ser motivados para que tenham bom desempenho. É preciso incentivar que as equipes compartilhem processos, incentivem a propriedade coletiva de idéias e permitir que as equipes aprendam umas com as outras.

Diversidade de perspectivas é um elemento importante para empresas que querem navegar nas ondas revoltas da nova economia e que, por essa razão, buscam investir em criatividade. Elas estão constantemente em busca de pessoas com a capacidade e a disposição de colaborar entre diferentes disciplinas. No final, essa capacidade é o que distingue a mera equipe multidisciplinar de uma equipe verdadeiramente interdisciplinar. Em uma equipe multidisciplinar, cada pessoa defende a própria especialidade técnica e o projeto se transforma em uma prolongada negociação entre os membros da equipe, provavelmente resultando em concessões a contragosto. Em uma equipe interdisciplinar, todos se sentem donos das idéias e assumem a responsabilidade por elas.

Portanto, nenhuma empresa pode depender da existência de um super-homem para sobreviver e crescer, pois a complexidade é a Kriptonita desse super-herói. Nesse caso, assim como o chumbo protege o super-homem dos efeitos da Kriptonita, a criatividade e a inteligência coletiva protegem a empresa dos efeitos da alta complexidade.

É preciso reconhecer que todos nós somos todos mais inteligentes do que qualquer um de nós.

Um abraço.

“Keep the Faith”

twitter: @blogdomarcelao

Uma resposta to “Gestão 2.0: A Morte do Super-Homem”

  1. Laurieli Máris said

    Adorei sua conclusão Marcelo.
    Trabalho em equipe é que faz o diferencial de uma Organização frente ao mercado.

    Um abraço

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: