Blog do Marcelão

Blog para debate sobre excelência na gestão.

Inovação aberta em Gestão 2.0

Posted by marcelao em julho 26, 2010


Pessoal,

no ótimo post que a minha amiga Adriana Salles Gomes fez sobre o uso de inovação aberta para resolver o conflito Israel X Palestina(leia mais sobre isso aqui), o Thiago de Assis citou outra iniciativa de inovação aberta voltada para a re-invenção do management (Gestão 2.0) liderado por pensadores como o próprio Gary Hamel, que foi o lider do grupo de renegados que criou os 25 desafios da Gestão 2.0 (Moon Shots for management) (leia mais sobre isso aqui).

Essa iniciativa está reunida no site MIX – Management Inovation eXchange (clique aqui para acessar). A idéia é colocar o desafio urgente de reinventar a gestão para o século XXI como sendo tarefa de todos. Você não precisa ser um Guru ou um CEO – ou mesmo ser um “gerente” – para ter uma empresa inovadora na gestão. Se você confiar em outras pessoas para fazer as coisas, você tem uma participação no futuro da gestão.

Todo aquele que se preocupa com o futuro da gestão é convidado a MIXturar-se a essa iniciativa(eu já fiz o meu cadastro). Além do próprio Gary Hamel, participam dessa iniciativa outros pensadores como Thomas Malone(MIT Sloan School of Management), Bill George(Harvard Business School), John Mackey (Whole Foods Market) e Lenny Mendonca(McKinsey & Co.).

A iniciativa conta, entre outras vantagens, com um canal no youtube disponível em http://www.youtube.com/user/mlabvideo

Abaixo, segue vídeo com Gary Hamel, que estará na ExpoManagement 2010(acesse o site do evento aqui), explicando os objetivos da iniciativa MIX – Management Inovation eXchange:

É como eu escrevi em um post anterior, sobre artigo que o professor Silvio Meira enviou-me(leia mais sobre isso aqui) e no post onde apresentei o que considero serem os princípios da Gestão 2.0(leia mais sobre isso aqui), os modelos de gestão irão se assemelhar cada vez mais ao modelo da Web 2.0 que oferece plataformas e tecnologias colaborativas que possibilitam, para uma parte cada vez maior da humanidade, um modo de relacionamento pessoa a pessoa de maneira colaborativa e não intermediada por terceiros, de forma a alcançar objetivos e interesses comuns.

Um abraço.

” Keep the Faith”

Twitter: @blogdomarcelao

Uma resposta to “Inovação aberta em Gestão 2.0”

  1. […] 25 desafios da Gestão 2.0 criados pela chamada “Brigada de Renegados” liderada por ele(se quiser saber mais clique aqui). Desde então venho sempre acompanhando as iniciativas que são publicadas no […]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: