Blog do Marcelão

Blog para debate sobre excelência na gestão.

Abaixo a Direção, longa Vida a Conexão Geral

Posted by marcelao em junho 7, 2010


Pessoal,

como já foi colocado aqui (clique aqui para ler mais), o crescimento do uso de redes sociais é uma das forças disruptoras por trás da necessidade de inovarmos na gestão. Cada vez mais vivemos em uma sociedade em rede, onde o poder está sendo transferido para as bordas, para cada vez mais perto do consumidor, cuja aumento do poder de informação e negociação também é mais uma das forças disruptoras da Gestão 2.o.

O consumidor atual exige maior velocidade de resposta por parte das empresas. Ele não aceita mais que decisões sejam escalonadas para níveis superiores para se obter uma resposta diante de uma solicitação. Para isso é preciso agilidade e flexibilidade das empresas. Para ter agilidade e flexibilidade compatíveis com as exigências do consumidor moderno, os funcionários que estão na ponta do atendimento das empresas necessitam maior autonomia e de mais informação para que eles mesmos desempenhem e atendam as necessidades e exigências de seus clientes.

Diante disso, o poder dentro das empresas precisará migrar do centro, da chamada direção geral, para as bordas das empresas. A direção geral de qualquer empresa precisa assumir um papel de conexão geral, facilitando a disponibilização e o acesso as informações necessárias aos funcionários posicionados na ponta do atendimento das empresas, aumentando assim a autonomia desses funcionários para tomada de decisões tempestivas.

O mesmo raciocício deve ser aplicado aos líderes das empresas, em qualquer nível. Os líderes devem deixar a postura diretiva e assumir uma postura mais conectiva, como se fosse um roteador de informação, conhecimento e talento dentro da empresa,  como um conector de pessoas e equipes existentes dentro da empresa, buscando a complementariedade de equipe no melhor estilo da frase proferida pelo treinador de Basquete, Phil Jackson : “Uma equipe é uma verdadeira equipe quando um cobre a fraqueza do outro”.

A condição necessária para o lider ser um conector dessa rede de talento e conhecimento é preciso estabelecer um vinculo com sua equipe através do diálogo e do respeito. Redes sociais são formadas a partir da existência de um interesse comum entre as pessoas que pode ser a missão de uma empresa ou uma causa nobre de um projeto e, dessa forma, alcançar um benefício comum. Sem a criação de vinculos na equipe, é quase impossível obter colaboração, pelo contrário, você terá apenas competição pelo poder.

Outra analogia que podemos fazer é que um roteador de redes conversa com qualquer dispositivo de rede, independentemente do sistema operacional que roda, estabelecendo estratégias e protocolos diferentes de conexão. O mesmo se aplica aos líderes conectores, pois cada pessoa é diferente e para cada uma existe uma forma de se comunicar e agir, afinal de contas, nesse sentido, não há nada mais injusto do que tratar os diferentes como iguais. O líder conector sabe se comunicar de forma verbal e não verbal, alinhando objetivos pessoais aos objetivos organizacionais.

Agindo dessa forma, como um líder conector ao invés de um líder diretor, ele torna-se uma base segura para sua equipe e permite resgatar um elemento importantíssimo para gerar criatividade e inovação na empresa. Esse elemento é a CONFIANÇA.

Um abraço.

“Keep the Faith”

Twitter: @blogdomarcelao

2 Respostas to “Abaixo a Direção, longa Vida a Conexão Geral”

  1. Marcelo,

    Excelente post. Recentemente migrei da área técnica para área de gestão, o que por si só tem sido um grande desafio para mim. Somado a isto, percebo a tendência da influencia cada vez maior das redes sociais no comportamento organizacional e o quanto é difícil a mudança cultural.

    Seu post mostra com clareza isso e a importância deste movimento.

    Parabéns pelo blog!

    Grande Abraço
    Tocchetto

  2. Milena said

    Marcelo, bom dia!
    Parabéns pelo blog! Muito legal!
    Gostaria de convidá-lo a participar de nosso blog (asoperarias.blogspot.com) com algum texto seu, de tema a ser escolhido por você! Nosso blog trata de motivação, liderança e gestão de pessoas de forma irreverente. Nosso principal objetivo é gerar discussões e ajudar as pessoas a atingir seu potencial máximo.
    Seria um grande prazer formar uma parceria com você!
    Se tiver interesse por favor me contate por email. E não deixe de visitar nosso blog!
    Abraço, Milena.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: