Blog do Marcelão

Blog para debate sobre excelência na gestão.

POR QUÊ?

Posted by marcelao em maio 31, 2010


Pessoal,

assisti a um excelente vídeo do TED com o professor Simon Sinek, autor do livro “Start with Why”, onde ele apresenta o resultado de suas pesquisas em tentar descobrir porquê alguns líderes se diferenciam de outros conseguindo obter resultados extraordinários tendo acesso aos meus recursos que outros líderes. A resposta está em uma simples pergunta : POR QUÊ?

Essa é a pergunta que devemos fazer sempre no nosso cotidiano em qualquer esfera, seja ela pessoal, profissional, familiar, … Ela ajuda a identificarmos qual o propósito por trás de cada uma de nossas ações. Qual a causa a que seguimos? Sempre digo que Como seres humanos, somo definidos pelas causas a que servimos e pelos problemas que lutamos para superar. É a paixão em solucionar problemas extraordinários que cria o potencial de realizações extraordinárias.

Para isso, precisamos compartilhar significado. É preciso ter uma missão nobre associada aquilo que realizamos na vida e no trabalho. Aliás, um dos desafios para construção de um novo modelo de gestão nas empresas é garantir que o trabalho da gestão sirva a um propósito maior. A administração, tanto na teoria como na prática, precisa ser voltada a metas nobres, socialmente relevantes.

Os líderes que se diferenciam dos demais sabem agir de acordo com os propósitos nobres e, ao mesmo tempo, comunicam esses fins nobres através dessa ação. Ação e comunicação são uma coisa só e inseparável nesse processo de inspiração para que as pessoas comecem a agir também.

No vídeo, o professor Simon apresenta suas idéias através do circulo de ouro que envolve três perguntas : Por quê, Como e O quê. Cada uma representando um circulo sendo o menor iniciando com a pergunta “POR QUÊ?”. Todas as pessoas em qualquer empresa sabem O QUÊ estão fazendo, por essa razão essa pergunta está no circulo maior. Algumas pessoas sabem como fazer o que coloca a pergunta “COMO?” no segundo circulo. Mas poucas, muito poucas pessoas ou organizações sabem responder a pergunta central “POR QUÊ?”. POR QUÊ está relacionada aos seus propósitos, as suas causas, as suas crenças e a POR QUÊ sua organização existe.

Para ilustrar seu exemplo, ele apresenta como a Apple responde a essas perguntas, sendo que as duas primeiras poderiam ser respondidas com uma mensagem de marketing que diria  “Nós fazemos computadores excelentes. Eles têm um design lindo, são de uso simples e amigável”. Segundo o professor, essa mensagem sozinha não é inspiradora. A diferença é que a atual mensagem que a Apple passa é “Tudo o que nós fazemos, nós acreditamos em desafiar o status quo. Nós acreditamos em pensar diferente. A maneira como desafiamos o status quo é através de construirmos nossos produtos com design lindo com uso simples e amigável. Nós apenas existimos para contruir computadores excelentes”. Esse exemplo pode ser constatado no comercial da Apple abaixo :

O objetivo não é fazer negócios com qualquer pessoa que precisa daquilo que você tem, mas sim fazer negócios com pessoas que acreditam naquilo que você acredita. O objetivo não é contratar pessoas que precisam de um trabalho, mas sim contratar pessoas que acreditam naquilo que você acredita.

Grandes lideres fazem as pessoas sentir que elas estão no centro das coisas, e não na periferia. Cada um sente que ele ou ela faz a diferença para o sucesso da organização. Quando isso acontece, as pessoas se sentem centradas e isso dá sentido ao seu trabalho. Isso só ocorre quando você compartilha significado, quando você age e comunica POR QUÊ você existe e em que você acredita. Isso é o que diferencia os verdadeiros líderes dos simples gerentes (Clique aqui para saber mais)

Um abraço.

“Keep the Faith”

(Twitter : @blogdomarcelao)

2 Respostas to “POR QUÊ?”

  1. […] – Tornar significativo o trabalho: Os seres-humanos são animais de significado( Veja mais sobre isso aqui). Dinheiro paga as contas, mas é uma fonte limitada de significado. Sentimo-nos melhor sobre nós […]

  2. […] – Tornar significativo o trabalho: Os seres-humanos são animais de significado (Veja mais sobre isso aqui). Dinheiro paga as contas, mas é uma fonte limitada de significado. Sentimo-nos melhor sobre nós […]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: