Blog do Marcelão

Blog para debate sobre excelência na gestão.

Trabalho colaborativo sobre Planejamento Estratégico

Posted by marcelao em maio 17, 2010


Pessoal,

na última semana, ministrei dois cursos sobre planejamento estratégico para gerentes da Diretoria de Tecnologia do Banco do Brasil. No domingo (dia 09/05) pedi as pessoas que me seguem no twitter que sugerissem palavras associadas a planejamento estratégico que não poderiam deixar de ser relacionadas e referenciadas no conteúdo do curso. Recebi várias contribuições e aproveito aqui para agradecer a todos pela ajuda.

Comecei o curso pedindo a todos que se apresentassem e declarassem que palavra eles associariam ao planejamento estratégico para que eu pudesse escreve-las no flip-chart e servir como medidor do crescimento da turma ao longo do curso, pois esse exercício se repetiria mais vezes ao longo do curso. Foi aí que tive um insight de montar um exercício final em que eles teriam que montar um texto que sobre o que aprenderam sobre planejamento estratégico utilizando as palavras que eles mesmos haviam sugerido e utilizando as técnicas e ferramentas apresentadas durante o curso, sendo que eles tinham quatro horas para se organizar e elaborar o texto e, é claro, havia uma recompensa caso eles realizassem a tarefa com qualidade a fim de ser publicada no meu blog.

O inicio do exercício começou um pouco devagar, mas logo alguns líderes do grupo apareceram e começaram a organizar o trabalho aplicando as ferramentas apresentadas no curso. Uma das ferramentas mais utilizadas pelos alunos foram os textos que extrai do livro “As 5 perguntas essenciais” que apresenta as 5 perguntas essenciais que toda organização deve estar sempre respondendo em busca da auto-avaliação, sejam elas na área de negócios, sem fins lucrativos ou do setor público. São perguntadas apresentadas pelo pai da administração moderna, Peter Drucker(veja resumo do livro aqui).

Essa ferramenta de auto-avaliação é um método para avaliar o que você está fazendo, por quê você está fazendo e o que precisa fazer para melhorar o desempenho de uma organização. A ferramenta utiliza 5 perguntas essenciais : Qual é a nossa missão? Quem é o nosso cliente? O que o cliente valoriza? Quais são os nossos resultados? e Qual é o nosso plano?

Utilizando essa ferramenta, os alunos definiram as bases de um planejamento estratégico para realizar a tarefa final do curso da seguinte forma :

– Missão : Consolidar os conhecimentos adquiridos no curso compartilhando conhecimento de forma a motivar outras pessoas a se interessarem pelo assunto Planejamento Estratégico;

– Cliente : Leitores do meu blog e outros funcionários da Diretoria de Tecnologia do BB que são potenciais alunos para o curso;

– Valor a ser percebido pelo cliente : O texto deveria ser inspirador, leve, criativo e claro;

– Qual era o plano : Eles dividiram a tarefa em fase – > Categorizar as palavras, Dividir entre grupos, consolidar os textos dos grupos, revisar e publicar;

– Medidores de desempenho : Quantidade de acessos ao post, Quantidade de comentários, avaliação dos leitores do blog, quantidade de pessoas que solicitariam o curso a partir do texto;

Como vocês podem ver, vocês, leitores, são parte interessada do texto que eles elaboraram. Portanto, leiam o texto elaborado por eles e comentem, OK?

————————————————————————————————————————————————————————–

Planejamento Estratégico

O Planejamento Estratégico busca estabelecer um caminho para alcançar os objetivos da organização. É um instrumento de aprendizado que materializa a visão de futuro, aumentando a previsibilidade, minimizando riscos, e, ao mesmo tempo, aproveitando oportunidades. A partir dele, é possível traçar um norte para se obter diferenciação no mercado e vantagem competitiva.

A arte de planejar estrategicamente busca estruturar as ações necessárias para obtenção dos resultados esperados.

Para efetuar o planejamento devem ser considerados os valores e princípios da organização, dos funcionários e de seus clientes, diferenciando nossa organização das demais. O comprometimento dos funcionários, o trabalho com sinergia e a satisfação dos clientes são obtidos na medida em que tornamos relevantes as suas opiniões.

Uma das atividades do Planejamento Estratégico é a de filtrar as informações por meio de ferramentas como, por exemplo, GUT – Gravidade Urgência e Tendência, Diagrama de Pareto e Curva de Tendência. Isso nos permite avaliar melhor o cenário atual e projetar uma visão de futuro.

A comunicação objetiva e transparente do planejamento a todos os colaboradores, além dos demais stakeholders (fornecedores, sociedade, governo etc), viabilizará a geração de ações efetivas e sinérgicas que contribuirão para a satisfação do cliente, que, afinal de contas, é o ponto de partida e de chegada de qualquer empresa.

Em uma organização, para que os objetivos sejam atingidos, precisamos definir metas que sejam claras e factíveis. A definição de métricas permite efetuar ajustes e correções de desvios, permitindo flexibilidade e criatividade para traçar novas ações sem perder a persistência no cumprimento dos objetivos e mantendo a integridade da estratégia. Para o próximo ciclo de planejamento é fundamental avaliar os erros cometidos, as correções efetuadas, os resultados obtidos e o que foi aprendido durante a execução do plano visando a construção do conhecimento coletivo.

Deve-se buscar constantemente conciliar as aspirações das pessoas que compõem a empresa com os objetivos institucionais, utilizando a emoção e a paixão presentes nas pessoas envolvidas, como um alavancador para o alcance das metas e da criação de uma cultura de inovação.

Assim, construir o planejamento estratégico possibilita fazer mudanças, adaptar-se e transformar as ameaças em oportunidades com maior qualidade, pavimentando o caminho da empresa rumo ao sucesso.

————————————————————————————————————————————————————————–

A bola está com vocês.

Um abraço.

“Keep the Faith”

(twitter : @blogdomarcelao)

5 Respostas to “Trabalho colaborativo sobre Planejamento Estratégico”

  1. Erico said

    Otimo texto, foi bastante inspirador. Posso compartilha-lo no meu blog?

    Abraços

  2. Trabalho colaborativo sobre Planejamento Estratégico…

    Por Marcelo de Souza Bastos Pessoal, na última semana, ministrei dois cursos sobre planejamento estratégico para gerentes da Diretoria de Tecnologia do Banco do Brasil. No domingo (dia 09/05) pedi as pessoas que me seguem no twitter que sugerissem pala…

  3. Cristian Chaves said

    Prezado Marcelo,
    ótimo texto, parabéns pelo Blog!
    Tenho uma dúvida. Gostaria de saber qual seria a referência para esse trecho do texto criado pelo pessoal que fez o curso:

    “Uma das atividades do Planejamento Estratégico é a de filtrar as informações por meio de ferramentas como, por exemplo, GUT – Gravidade Urgência e Tendência, Diagrama de Pareto e Curva de Tendência. Isso nos permite avaliar melhor o cenário atual e projetar uma visão de futuro.”

    Imaginei que fosse do livro do Peter Drucker (As 5 perguntas essenciais), usado na composição do texto conforme mencionado por você, mas imagino que eles tenham usado outros materiais, e gostaria apenas de confirmar em que obra o trecho que citei foi embasado.

    Desde já agradeço!

    • marcelao said

      Cristian,

      como você deve ter observado no texto, ele foi elaborado de forma colaborativa pela turma que participou do curso. Então foram os alunos que tinham conhecimento dessas ferramentas. Vou tentar identificar quem foi que conhecia e verificar com ele se possui algum tipo de material, OK?

      Um abraço.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: