Blog do Marcelão

Blog para debate sobre excelência na gestão.

É preciso desconstruir a gestão

Posted by marcelao em maio 7, 2010


Pessoal,

Retomando o assunto inovação na gestão aqui no blog, quero discutir porque o modelo de gestão atual precisa ser desaprendido e um novo modelo deve ser construído.

Como escrevi em textos anteriores, não se trata de considerar o modelo atual de gestão nas empresas como algo errado, mas sim ultrapassado, que não responde mais as demandas atuais da sociedade. O pensamento industrial do século passado produziu algumas competências incríveis, como o poder de produzir grandes volumes de produtos de alta qualidade em intervalos curtos e a preços razoáveis.

Porém, como tudo na vida, existem sempre os dois lados, existem sempre o bônus e o ônus em qualquer ação. No caso, esse mesmo pensamento, trouxe consigo um alto preço que estamos pagando agora com problemas tão persistentes, difundidos e difíceis que parecem simplesmente insolúveis como poluição, superpopulação, escassez de recursos naturais, aquecimento global, guerra tecnológica e desequilíbrio no poder que falhou em resolver a imensa ignorância ou a fome no terceiro mundo.

No ambiente de trabalho, os problemas estão ligados a falta de motivação das pessoas, criação de feudos de poder e conhecimento, conflito entre as metas de longo prazo e as demandas de curto prazo, etc.

Todos os problemas acima listados são o legado de um estilo de gestão que carecia de qualquer senso real de humanismo e, portanto, ultrapassado para os tempos atuais. Tempos atuais em que a inovação é a chave do sucesso em todos os campos, não só nos negócios, mas que, para inovar, é preciso entender que a inovação não é mecânica, mas sim humana, pois a inovação destituída de emoção é enfadonha.

Apesar de todos esses alertas, continuamos aperfeiçoando mais e mais um modelo de gestão que piora a cada dia. Não podemos mais continuar jogando pelas regras antigas. O modelo de gestão que nos trouxe até aqui não tem o poder de nos levar para frente. Para ter sucesso, um novo modelo precisa substituir o caráter “ganha-perde” da linha de montagem pela natureza “ganha-ganha” das redes. É preciso colocar o ser-humano no centro do processo.

Um abraço.

“Keep the Faith”

Uma resposta to “É preciso desconstruir a gestão”

  1. […] Fonte:  https://marcelao.wordpress.com/2010/05/07/e-preciso-desconstruir-a-gestao/#more-1592 […]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: