Blog do Marcelão

Blog para debate sobre excelência na gestão.

O que é legal e o que é moral

Posted by marcelao em abril 20, 2010


Pessoal,

durante a madrugada de sábado para domingo, eu assisti ao GP da China de F-1  e, assim como eu, havia várias pessoas no twitter acompanhando e comentando a corrida. A corrida estava cheia de alternativas, assim como sempre acontece quando chove, até que houve a ultrapassagem do Fernando Alonso em cima do Felipe Massa quando os dois estavam entrando para os boxes e ocorreu o que mostra o vídeo abaixo :

A partir desse fato, começou uma discussão no Twitter sobre a manobra do Alonso se teria sido uma manobra legal ou não.

Na F-1, visando a segurança dos pilotos, existe uma linha branca que delimita o caminho dos carros quando eles entram e quando eles estão saindo do box. Segundo o regulamento, se o carro tocar nessa linha branca, o piloto recebe uma punição que consiste em passar pela área dos boxes o que faz com eles percam tempo na corrida. Ocorre que essa punição só é aplicada quando essa infração ocorre na saída dos boxes e não se aplica quando tal fato acontece na entrada dos boxes.

O que quero levar a reflexão nesse post não é a questão esportiva, mas sim a diferença entre o que é legal e o que é moral.

Se olharmos do ponto de vista legal, baseado nas leis e regulamentos da F-1, a manobra do Alonso foi legal, mas será que ela foi moral do ponto de vista ético?

Apenas para elucidar a questão, mas sem compararmos, a escravidão de negros nos tempos do império era uma prática legal, mas não era moral. Trazendo para o mundo corporativo, a causa da crise financeira de 2009 foi causada pela chamada lógica de mercado de que “fazemos qualquer negócio”, pois diretores de empresas financeiras ganharem bônus estratosféricos por apresentar resultados baseados em engenharia financeira e, em alguns casos, pela adulteração de balanços contábeis. Quando a bolha estourou, o resultado foi o desemprego de vários trabalhadores ao redor do mundo enquanto esses mesmos dirigentes continuaram tendo ganhos enormes. Engenharia financeira e pagamentos de bônus para diretores que é legal do ponto de vista juridico, mas imoral do ponto de vista ético.

Voltando ao exemplo da F-1, algumas chegaram a dizer que  “a ultrapassagem do Alonso não é anti-etica, irregular, nem nada. É coisa de quem quer ganhar a todo custo, e consegue.”

RESSALTO a expressão “A TODO CUSTO”. É devido a esse tipo de pensamento que o mundo tem um monte de injustiças. Aliás, essa não é a primeira vez que o Alonso se envolve em polêmicas como essa. Se não, vejamos :

– O escandalo de espionagem da Ferrari em 2007 pela Mclaren.Ou vai dizer que o Alonso não sabia?

– O acidente forjado do Nelsinho Piquet em 2008 em que o único punido foi o Nelsinho, uma vez que o Briatore poderá voltar em 2011. Vai dizer que o Alonso também não sabia?

Portanto, repito, existe uma diferença muito grande entre LEGAL e MORAL.

Um abraço.

“Keep the Faith”

3 Respostas to “O que é legal e o que é moral”

  1. ursula said

    é marcelão, você tem toda razão. tinha um diretor que foi meu coach informal e sempre que eu levava algum assunto para discutir, ele me provocava a pensar sempre na questão legal, em primeiro lugar, afinal, lei é lei. e por fim e não menos importante, continuar a avaliação sob a perspectiva moral. pena que nem todos dêem o devido valor aos dois lados da balança.

  2. José Augusto said

    Grande Marcelo, tudo bem? Veja: Sempre entendi que ser moral era seguir regras, códigos, normal, lei. Assim, não entendi direito sua diferenciação entre Lei e Moral. Não seria entre Moral (Leis) e Ética? Ou mesmo, diferença entre ser Ético e seguir a Lei?
    Nota: Em SJC tudo tranqüilo, apesar do Botafogo 2 x 1 Flamengo. Um Abraço. E parabéns, seu blog é muito interessante.

    • marcelao said

      Grande José Augusto! Volte sempre aqui. O Espaço é livre.

      O que você disse quanto a seguir regras, leis, NORMAS, eu considero como sendo NORMAL. Ética eu sempre entendi como sendo o estudo da moral. A própria definição de ética possui diferentes significados dependendo até mesmo da região em que se vive. Concordo com você, a ética se confunde muitas vezes com a moral, todavia, deve-se deixar claro que são duas coisas diferentes, considerando-se que ética significa a teoria ou ciência do comportamento moral dos homens em sociedade, enquanto que moral, quer dizer, costume, ou conjunto de normas ou regras adquiridas com o passar do tempo. A ética é o aspecto científico da moral, pois tanto a ética como a moral, envolve a filosofia, a história, a psicologia, a religião, a política, o direito, e toda uma estrutura que cerca o ser humano.

      Esteja a vontade para comentar sempre, OK?

      Um abraço.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: