Blog do Marcelão

Blog para debate sobre excelência na gestão.

Banco do Brasil atuará no Estados Unidos

Posted by marcelao em abril 15, 2010


Pessoal,

há algum tempo atrás, eu postei um texto sobre as oportunidades de expansão internacional que as empresas brasileiras poderiam aproveitar com a crise financeira que se instalou em 2009. Fiz até uma analogia com o futebol em que times como São Paulo e Flamengo, hexa-campeões brasileiros, no passado não teriam chances de sucesso se disputassem campeonatos como o Espanhol ou Italiano devido ao poder financeiro desses mercados, mas que com a crise essa distância havia se encurtado e as chances de sucesso desses times passaram a ser maiores. (acesse aqui para ler o post)

Pois bem, ontem o Banco do Brasil recebeu autorização do FED, Banco central norte-americano, para atuar como instituição financeira plena nos Estados Unidos nas mesmas condições inerentes aos bancos locais norte-americanos. O pedido havia sido feito há cerca de um ano. Com esse aval, o BB espera concluir as negociações para adquirir um banco na maior economia do mundo, que pode ocorrer até o meio do ano. Atualmente, existem 700 instituições à venda nos Estados Unidos.

O BB está aproveitando a oportunidade gerada pela crise, que abalou a saúde financeira de muitas instituições e, principalmente, reduziu o preço de venda dessas companhias.

Na prática, o reconhecimento do BB como uma Financial Holding Company representa a possibilidade de abrir ou relocalizar dependências, operar com residentes nos EUA, adquirir instituições bancárias, e aplicar para a ampliação do escopo de atuação em mercado de capitais nos Estados Unidos. O reconhecimento do BB como uma Financial Holding Company valida sua situação de Banco bem capitalizado, bem administrado, e sobre o qual o regulador brasileiro exerce supervisão abrangente e consolidada. Baseado nos fatos conhecidos, o FED concluiu que o BB está bem capitalizado e é bem administrado, em padrões comparáveis àqueles requeridos de bancos americanos pertencentes a FHCs. Ao concluir isto, o considerou que o sistema de supervisão local é aplicável ao BB.

Para se ter uma idéia da importância desse fato é de que não há registros de que o FED tenha dado essa autorização para nenhuma outra instituição financeira estatal do mundo.

Esse é um exemplo claro de que crise significa oportunidade. Esperemos todos nós que outras empresas brasileiras resolvam arriscar e desenvolvam estratégias de expansão internacional de seus negócios.

Um abraço.

“Keep the Faith”

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: