Blog do Marcelão

Blog para debate sobre excelência na gestão.

Pense no impossível e faça o melhor

Posted by marcelao em abril 4, 2010


Pessoal,

em um post anterior escrevi sobre a necessidade de exercitarmos e desenvolvermos cada vez mais nossa capacidade de pensar o impossível. Na minha opinião, estamos ainda muito longe de desenvolvermos essa capacidade dentro das empresas. Vejo muitas pessoas com pensamentos pequenos e meio que se acovardando diante de uma proposta de mudança. Na maioria das vezes, quando proponho algo diferente, eu escuto :

– “Mas isso não é possível.”;

– “Ninguém vai aceitar algo assim”;

– “Isso é muito dificil de ser aprovado”;

O dramaturgo Nelson Rodrigues dizia que brasileiro tinha complexo de vira-lata. Acho que esse tipo de pensamento é o que impera na maioria das empresas brasileiras. Ao menor sinal de dificuldade, as pessoas procuram encontrar soluções que não desagradem a ninguém. Nesse caso, recorro a frase do presidente americano John Keneddy : “Não sei o caminho para o sucesso, mas o caminho para o fracasso certamente é querer agradar a todo mundo”.

Entendo que qualquer solução a ser desenvolvida para um determinado problema deve iniciar por aquilo que deve ser feito, independente de as pessoas considerarem-na impossível, e não por aquilo que será permitido ser feito. É importante decidir o que é certo, em vez do que é aceitável, de modo a não restringir o leque de alternativas a serem desenvolvidas e elaboradas para a solução do problema. Deve-se prestar atenção inicialmente ao que irá satisfazer plenamente as causas identificadas dos problemas ANTES que se dê atenção a conciliações, adaptações e concessões necessárias para tornar a decisão aceitável. Comece pelo correto em  vez do que é aceitável, até porque um solução conciliatória sempre será necessária ao final.

Quando falamos em soluções conciliatórias, é preciso resgatar um conselho do mestre Peter Drucker que dizia que era preciso conhecer as situações-limites que envolvem a decisão, pois disso dependia o sucesso de escolha entre uma solução conciliatória certa de uma solução conciliatória errada. Para exemplificar esse conceito, Drucker recorria a duas citações sendo o primeiro um velho provérbio de que “Meio pão é melhor do que nenhum pão”. A outra, na história do julgamento de Salomão, é claramente baseada na constatação de que “meio bebê é pior do que nenhum bebê”. No primeiro exemplo, as condições-limites ainda estão sendo satisfeitas, pois o objetivo do pão é fornecer alimento, e meio-pão ainda é alimento. Meio-bebê, no entanto, não satisfaz as condições-limites, pois meio-bebê não é meia-criança viva e em desenvolvimento.

É perda de tempo preocupar-se com o que vai ser aceitável, nada se ganha ao começar com a pergunta : “O que é aceitável?”. Do contrário, você normalmente vai começar desconsiderando as coisas importantes e desperdiçar várias oportunidades de obter uma resposta eficaz, diminuindo as suas chances de encontrar a resposta certa. Solte a sua imaginação e pense naquilo que muitos considerariam impossível de ser implementado.

Tomada a decião, vem a etapa que irá requerer mais energia e persistência de sua parte. No Brasil, quando pedimos a alguém que faça algo, geralmente recebemos a seguinte resposta : “Vou fazer o possível”. Ora essa, fazer o possível é o minimo que queremos. Nesse caso, a postura deve ser a mesma dos americanos que dizem : “I’ll do my best” (“Vou fazer o meu melhor”). Executivos eficazes sabem que a etapa que requer mais tempo, energia e dedicação não é a tomada de decisão em si, mas sim colocá-la em prática. Se uma decisão não for convertida em ação e em resultados, não terá sido uma decisão, no máximo terá sido uma intenção.

Portanto, se você quiser ter sucesso na sua empresa, pense no impossível e faça o seu melhor.

Um abraço.

“Keep the Faith”

5 Respostas to “Pense no impossível e faça o melhor”

  1. Luciano said

    Obrigado pelo artigo. Excelente para pensarmos na situação.

    Faz algum tempo que mudei meu pensamento de como aceitar as mudanças, fiquei mais flexivel e os resultados até o momento são os melhores.

    Eu sou desenvolvedor em uma pequena empresa, agora, estou com um problema GIGANTE, dificil de ultrapassar. Mas Eu vou conseguir.

    O problema é o amigo do meu chefe ele é desenvolvedor, designer, engenheiro, fotógrafo, mecânico, carpinteiro, pedreiro etc… Ou seja, conhece tudo mas não sabe NADA.

    Quando tempos que tomar alguma decisão ou realizar alguma mudança, sempre discutimos o que será feito. Eu apresento minhas idéias com exemplos, impactos no desenvolvimento e documentos. Este “amigo” diz: “Vamos vazer da maneira X” então questiono o motivo, e ouço como resposta: “Assim Eu acho melhor”.

    E sempre a idéia do Amigo, sem provas é aceita. Será que meu chefe esta se deixando influenciar por este amigo, ou a frase do ex-presidente americano John Keneddy se encaixaria aqui?

    Marcelao. Excelente blog, parabens pelo seu trabalho. Eu todas as semanas vejo se tem atualizaçoes.
    Abraço.

  2. lucilene said

    Marcelo
    Otimo assunto para pensar, discutir e encontrar novas maneiras de compreender…
    Qual é nosso melhor? Melhor para quem e melhor como?
    O melhor em uma situação talvez seja o meramente razoável em outra…
    Tudo está ligado portanto um caminho qualquer é feito de passos, se estivermos completos a cada passo certamente sentiremos alegria com o que fazemos.
    Gosto do seu blog pois é um bom aprendizado e um ótimo espelho, administrar e gerenciar qualquer coisa.
    Bençãos para você.

  3. […] Sociais em Dispositivos Móveis por Marco Gomes Brasil empreende mais por Papo de Empreendedor Pense no impossível e faça o melhor por Blog do […]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: