Blog do Marcelão

Blog para debate sobre excelência na gestão.

Palestra : Seminário de processos Tecnologia do BB

Posted by marcelao em junho 21, 2009


Blog do Marcelão

↑ Grab this Headline Animator

Pessoal,

                 na última sexta-feira fui convidado por uma das gerências que compõe a diretoria de tecnologia do Banco do Brasil para falar sobre gestão de projetos. O desafio era falar para um público bastante heterogêneo que possuia pessoas que já tiveram muito contato com gestão de projetos e pessoas que estavam tendo um primeiro contato com a disciplina.

                 Procurei dividir a palestra em quatro tópicos :

                  – Por quê adotar gestão de projetos – falando sobre o ambiente competitivo atual;

                  – Conceitos básicos de gestão de projetos – conceitos que compõem a essência da gestão de projetos;

                  – Competências não técnicas – Reforçando os aspectos comportamentais do lider de projeto;

                  – Dicas importantes – Algumas dicas e posturas que todo lider de projeto deve adotar;

                  Como tive menos tempo que o programado, uma vez que houve atrasos nas palestras anteriores, normal nesse tipo de evento, reduzi a apresentação para os três primeiros tópicos.

                   No primeiro tópico, sobre porquê adotar gestão de projetos, minha preocupação foi mostrar a mudança do ambiente competitivo e que, na verdade, não estamos passando por uma época de mudança, mas sim por uma mudança de época, caracterizada pelo aumento da competividade, que é global, aumento do poder do consumidor pelo aumento da importância dos ativos de conhecimento nas empresas que, na minha opinião, é a mais importante de todas, uma vez que nos tempos da revolução industrial a preocupação era a preocupação com a escala e eficiência baseando no pressuposto de que não havia mão-de-obra qualificada àquela época, e hoje ocorre justamente o contrário.

                   Para ilustrar a velocidade dessas mudanças, comecei apresentando o vídeo abaixo :

                    O que fica claro nesse vídeo é que informação já não é mais um ativo de díficil alcance. Isso transforma tudo, pois hoje que tem o poder nas empresas é o trabalhador do conhecimento e no ambiente comercial é o consumidor. Outra fato importante é que vivemos em um mundo com excesso de informação e que, devido a esse fato, precisamos filtrar essas informações e para filtrar precisamos de estratégia.

                     Há uma clara diferença entre as empresas do século passado e do século atual. Se resgatarmos as listas das maiores empresas até 1990, veremos que há uma predominância das indústrias ligadas a extração de petróleo entre as 10 maiores, enquanto que no século atual a predominância são das empresas da economia digital capitaneadas por empresas como Google, Microsoft e Apple, ou seja, as empresas do século passado eram feitas de bricks (tijolos em inglês) e as do século XXI são feitas de clicks.

                     Outra mudança significativa é que o século passado era caracterizado por um ambiente de estabilidade e o atual é de instabilidade, fazendo com que as empresas passem a focar nos benefícios para os clientes, ao invés de focar nos produtos e na venda. Para isso, as empresas precisarão ser menos burocráticas e mais flexíveis e adaptáveis ao ambiente procurando focar em inovação e na melhoria contínua.

                    Quando falamos em inovação, é inevitável não falarmos de gestão de projetos, uma vez que gerar inovação é trabalhar com risco e com planejamento, características presentes no conceito de projetos que é trabalho único que possui ínicio e fim claramente definidos, um escopo de trabalho bem definido, um orçamento e um nível de performance a ser atingido.

                     Nesse aspecto, é  importante diferenciarmos operações contínuas de projetos. Operações contínuas são processos contínuos e repetitivos que tem como objetivo sustentar o negócio, enquanto que projetos tem como objetivo alcançar os resultados propostos na estratégia corporativa, ou seja, projetos são a ponte entre a estratégia e os resultados desejados pela empresa daqui a cinco anos (depende do horizonte da estratégia).

                     Outra característica importante de projetos, que mostra alinhamento com o cenário atual, é conviver com a complexidade. São vários fatores que influenciam o ambiente de projetos, desde fatores externos como legislação, costumes e sociedade, até fatores internos como valores, cultura corporativa e a maturidade da organização.

                      Uma vez que o ambiente de negócios e o ambiente de projetos é caracterizado pela complexidade, não existem mais roteiros ou receitas de sucesso que podem ser prescritas para solucionar os problemas. Nesse ambiente de muita complexidade, o fator predominante de sucesso passa a ser as características comportamentais que estão apenas presentes nas pessoas, destacando-se as competências de empreendedorismo e liderança.

                       O ambiente atual não favorece aqueles que esperam que o serviço venha até eles como se fosse uma esteira de produção como a criada por Ford na época da revolução industrial. O ambiente exige pessoas com perfil de proatividade característico dos empreendedores. Para isso é preciso um estado constante de insatisfação pessoal com a mesmice e a mediocridade. É preciso estar ligado e aproveitar as oportunidades que aparecem durante o projeto. É preciso um estado constante de aprendizado.

                       O líder do futuro deve saber gerenciar a diversidade dentro das equipes, saber alinhar os objetivos das pessoas com os objetivos da empresa, cultivar o bom humor e preocupar com a formação de novos líderes.

                        Minha intenção com essa palestra foi plantar mais uma semente em busca de uma mudança de postura das pessoas. Uma mudança em busca de despertar o espirito empreendedor dentro de cada um, mostrando paixão pelo que faço e acredito.

                        Espero ter contribuído para esse objetivo.

Um abraço.

Bookmark and Share

Leia também os seguintes posts :
 
– Palestra : Planejamento Estratégico Pessoal – > Clique aqui para ler;
 
– Palestra : Empreendedorismo, inovação e projetos – > Clique aqui para ler;
 
– Não existe planejamento perfeito – > Clique aqui para ler;

– Autoconhecimento : O conhecimento mais importante – > Clique aqui para ler;

– Livro : O sucesso está no equilibrio – > Clique aqui para ler;

– Livro : O cérebro do futuro : A revolução do lado direito do cérebro – > Clique aqui para ler;

– A diferença entre lideres e gerentes – > Clique aqui para ler;

– Processo decisório : 3 modelos de Mintzberg – > Clique aqui para ler;

– Chegou a hora da administração? – > Clique aqui para ler;

– Ostra feliz não faz pérola – > Clique aqui para ler;

– Por quê é tão dificil mudar? – > Clique aqui para ler;

– Questionar é preciso : liderando equipes talentosas – > Clique aqui para ler;

– Gestão e inovação é com o lado direito do cérebro – > Clique aqui para ler;

– Miopia Gerencial – > Clique aqui para ler ;

 Motivação : O que é isso? – > Clique aqui para ler;

Livro : O futuro da administração – > Clique aqui para ler;

Anúncios

2 Respostas to “Palestra : Seminário de processos Tecnologia do BB”

  1. vanderli de oliveira said

    Olá Marcelo como vai você tudo bem? adorei seu artigo/ palestra, confesso que tenho me espelhado em você, espero que não se importe. suas idéias são muito claras e objetivas parabéns, continue nos auxiliando com seus artigos no blog. se eu não for tão pretencioso peço lhe que me envie qualquer matéria que julgares importante para meu email.
    abraço!

    • marcelao said

      Vanderli,

      você pode copiar qualquer post aqui do blog. Não há problema nenhum nisso. Apenas dê os créditos de autoria quando divulgar, OK?

      Um abraço.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: