Blog do Marcelão

Blog para debate sobre excelência na gestão.

Correios, Google trends e o fim do e-mail com o Google Wave

Posted by marcelao em maio 31, 2009


Blog do Marcelão

↑ Grab this Headline

Pessoal,

                   ontem (dia 29.05) estive no fórum de inovação organizado pelos correios aqui em Brasília a convite do meu colega de Mestrado, Pedro Resende. No fórum foram apresentados as diretrizes que nortearão os próximos rumos do correio com forte foco em inovação principalmente ligadas as tecnologias de geoprocessamento e RFID (Radio-Frequency IDentification).

                    O evento foi dividido em suas partes : a apresentação das tendênicas e diretrizes da Diretoria de inovação (Dinen) criada recentemente pelos correios e uma apresentação do google sobre gestão da inovação, além de apresentar uma ferramenta muito interessante que se chama Google Insight for search.

                   Essa ferramenta apresenta em forma de gráficos uma comparação entre dados para que você possa identificar tendências. Se quisermos, por exemplo, saber qual a preferência do público quanto ao programa Aprendiz 6, podemos pesquisar como seria o resultado se a escolha fosse do público (vejam a figura abaixo).

google trends

                     Pelo gráfico, poderíamos concluir que a preferência do público era pela candidata Marina (linha vermelha), em segundo lugar ficaria a candidata Karina (Linha azul). Como vocês podem ver, apesar de ainda estar em versão beta, é uma ferramenta poderosa para identificar tendências, pois além de apresentar o gráfico acima, ela apresenta um ranking de assuntos relacionados aos termos procurados e em que países esses termos são mais citados com esses dados plotados em um mapa mundi.

                      Voltando aos correios, uma das tendências apresentadas pelos correios é o fim do e-mail até 2015. Pode parecer até coincidência, mas foi justamente esse o motivo do mais novo lançamento do Google apresentado no dia anterior (28.05) : O google Wave.

                   O Google Wave é um projeto da filial australiana do Google e nasceu do desafio e da inquietação de responder a seguinte pergunta : “É possível melhorar o e-mail?”. A respostas para essa pergunta foi o Google Wave, plataforma open source de colaboração que une o e-mail, o google talk, o google docs, redes sociais e outros aplicativos do Google, com exceção do youtube que ainda não tem data para lançamento na plataforma.

                   A plataforma do Google wave permite em tempo real a cooperação e comunicação entre amigos, colegas de trabalho ou até mesmo cooperação entre empresas de uma forma que era impossível fazer através dos browsers atuais. As pessoas podem se comunicar e trabalharem juntas com texto formatado, imagens, vídeos, mapas e muito mais, sendo que qualquer participante pode responder em qualquer ponto da mensagem e editar o seu conteúdo. Outra vantagem é que você pode produzir a sua própria wave e as empresas também pode tem waves dentro de suas intranets. 

                 A idéia de onda vem da possibilidade de programadores compartilharem seus trabalhos em ondas (waves), ou seja, ela possibilita a integração com outras ferramentas web em uma única plataforma, permitindo conjugar o seu e-mail, redes sociais, wikis e gestores de projetos. Para fazer uma analogia, é como as televisões que apresentam vários canais da tela, com a diferença que os aplicativos podem interagir entre si e de não necessitar que você tenha que abrir vários aplicativos clientes para utiliza-los.

                 Apesar de ainda estar em desenvolvimento, o lançamento gerou um estardalhaço na comunidade. Eu, por exemplo, fico pensando uma ferramenta dessa funcionando em um ambiente de gerenciamento de projetos onde a comunicação é um dos fatores mais importantes para o sucesso do projeto.

                  É o Google mais uma vez nos surpreendedendo e mostrando sua principal competência : a inovação constante.

Um abraço.

Bookmark and Share

Leia também os seguintes posts :

– Dica de video – Conheça a cultura corporativa do Google – > Clique aqui para ler;

– Google – Modelo de inovação na Gestão – > Clique aqu para ler;

– Ostra feliz não faz pérola – > Clique aqui para ler;

– Por quê é tão dificil mudar? – > Clique aqui para ler;

– Não existe planejamento perfeito – > Clique aqui para ler;

– Autoconhecimento : O conhecimento mais importante – > Clique aqui para ler;

– Livro : O sucesso está no equilibrio – > Clique aqui para ler;

– Livro : O cérebro do futuro : A revolução do lado direito do cérebro – > Clique aqui para ler;

– A diferença entre lideres e gerentes – > Clique aqui para ler;

– Processo decisório : 3 modelos de Mintzberg – > Clique aqui para ler;

– Chegou a hora da administração? – > Clique aqui para ler;

– Questionar é preciso : liderando equipes talentosas – > Clique aqui para ler;

– Gestão e inovação é com o lado direito do cérebro – > Clique aqui para ler;

– Livro : O futuro da administração – > Clique aqui para ler;

– Livro : A grande mudança, de Thomas Edison ao Google – > Clique aqui para ler;

– Semelhanças entre TI e a torre de babel – > Clique aqui para ler;

– TI é serviço e não produto – > Clique aqui para ler;

– Tendências da tecnologia da informação : 2009 – O ano do cloud computing? – > Clique aqui para ler;

– Tendências da Tecnologia da Informação : Interface em qualquer lugar – > Clique aqui para ler;

– Tendências da tecnologia da informação : Video com Silvio Meira – > Clique aqui para ler;

– Mercado de Ti : Tendência de consolidação – > Clique aqui para ler;

– Tendências da Tecnologia da Informação – > Clique aqui para ler;

– É o fim do analista de TI – > Clique aqui para ler;

Anúncios

18 Respostas to “Correios, Google trends e o fim do e-mail com o Google Wave”

  1. Luci said

    Otimo este blog, eu estava procurando algo sobre pérolas, para ter ideias ao escrever uma parábola , e encontrei esta pérola de texto, que flaz uma metáfora com um enfoque totalmente diferente ao que eu estava pensando . Legal

  2. […] – Correios, Google Trends e o fim do e-mail com o Google Wave – > Clique aqui para ler; […]

  3. […] um exemplo da primeira forma : Google Wave. O desenvolvimento do Google Wave (veja aqui o post sobre ele) surgiu do seguinte questionamento : “Como tornar o e-mail melhor?” . Ele surgiu de […]

  4. […] Correios, Google Trends e o fim do e-mail com o Google Wave – > Clique aqui para ler; – O dilema da inovação na gestão – > Clique aqui para […]

  5. […] Correios, Google Trends e o fim do e-mail com o Google Wave – > Clique aqui para ler; – O dilema da inovação na gestão – > Clique aqui para […]

  6. […] – Correios, Google Trends e o fim do e-mail com o Google Wave – > Clique aqui para ler; […]

  7. […] – Correios, Google Trends e o fim do e-mail com o Google Wave – > Clique aqui para ler; […]

  8. […] – Correios, Google Trends e o fim do e-mail com o Google Wave – > Clique aqui para ler; […]

  9. […] – Correios, Google Trends e o fim do e-mail com o Google Wave – > Clique aqui para ler; […]

  10. […] – Correios, Google Trends e o fim do e-mail com o Google Wave – > Clique aqui para ler; […]

  11. Débora said

    Olá, Marcelo!

    Gostei muito do conteúdo do teu blog e por termos uma visão em comum, que é o empreender, gostaria de compartilhar informações contigo.
    Que tal, posso postar alguns dos teus artigos no site portaloempreendedor.com.br?

    Forte abraço e parabéns pelo teu trabalho.

  12. […] – Correios, Google Trends e o fim do e-mail com o Google Wave – > Clique aqui para ler; […]

  13. […] – Correios, Google Trends e o fim do e-mail com o Google Wave – > Clique aqui para ler; […]

  14. […] – Correios, Google Trends e o fim do e-mail com o Google Wave – > Clique aqui para ler; […]

  15. […] – Correios, Google Trends e o fim do e-mail com o Google Wave – > Clique aqui para ler; […]

  16. […] Falta de foco no Cliente: Já escrevi sobre isso (Clique aqui para ler). Falta uma aproximação maior da realidade do cliente e a tentativa de entender a experiência do […]

  17. […] Falta de foco no Cliente: Já escrevi sobre isso (Clique aqui para ler). Falta uma aproximação maior da realidade do cliente e a tentativa de entender a experiência do […]

  18. […] Falta de foco no Cliente: Já escrevi sobre isso (Clique aqui para ler). Falta uma aproximação maior da realidade do cliente e a tentativa de entender a experiência do […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: