Blog do Marcelão

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O Dilema da Inovação na Gestão

Posted by marcelao em maio 22, 2009


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Pessoal,

                 um dia desses, eu estava conversando com uma pessoa sobre a dificuldade que as empresas apresentam quando precisam mudar o seu modelo de gestão para se adaptar aos tempos atuais de maior competitividade. Conversávamos sobre quais seriam as razões para essa aversão a mudança e me veio a mente o artigo do professor Clayton Christensen sobre “O Dilema da Inovação”.

                 No texto, o professor Christensen analisa uma variedade de empresas bem administradas, mas que não conseguiram se beneficiar de tecnologias inovadoras e falham ao não identificar mercados que são pequenos, mas com grande potencial de crescimento, pois mercados pequenos não satisfazem as necessidades de crescimento de grandes empresas. 

                 Ocorre que quando uma empresa pequena lança uma inovação, que atraia um pequeno nicho de mercado, as empresas  grandes não estão dispostas a arriscar investimentos nesses pequenos nichos com potencial, porque estão destinando seus recursos e atenções a mercados que atualmente são muito lucrativos e, dividir esses recursos e atenção com esses pequenos nichos teria um alto custo de oportunidade.

                 O mesmo ocorre com a necessidade de mudança nos modelos de gestão, pois imaginem a dificuldade que seria levantar a bandeira da mudança no modelo de gestão quando a empresa apresenta lucros cada vez maiores e cada vez maior rentabilidade para o acionista? Como vender uma mudança se ela representa uma CERTEZA de queda e uma apenas uma PROMESSA de maior rentabilidade no futuro?

                  Uma das crenças compartilhadas, quando o assunto é mudança organizacional, é que é preciso uma crise para provocar mudanças profundas. Em geral, isso é verdade, mas será que precisa ser sempre assim?  Será que não está na hora de desafiar esse pressuposto? O problema é que esse tipo de questionamento coloca em julgamento a visão de mundo que a alta direção da empresa tem, pois, afinal de contas, a empresa apresenta lucros cada vez maiores.

                  Mas será que é justamente nessa hora que nós devemos questionar o modelo atual? Será que esse não deveria ser o sinal para enxergarmos além e aproveitar o momento da bonança para iniciar a transição, facilitando a gestão da mudança? Lembro-me de um conselho do Sr. Robert Wong, um dos maiores headhunters do país, em que ele aconselha : “A melhor hora para se procurar um novo emprego é justamente quando você está empregado”, ou seja, seja proativo a mudança.

                   Para alcançar a verdadeira mudança, é preciso desafiar aquela famosa frase que já citei em outro post : “Aqui sempre foi assim”. É preciso desafiar crenças arraigadas, é preciso questionar o status quo vingente, é preciso liderança forte e corajosa para conduzir a mudança. É preciso realmente responder a pergunta : “Mas POR QUÊ aqui sempre foi assim?”

                    Nesse ponto, eu concordo com o professor Gary Hammel quando ele afirma que uma das razões para não haver mudanças é que há muita autoridade conferida a poucas pessoas. Quando o poder se concentra no topo, alguns executivos podem manter a capacidade de mudança da empresa refém de sua disposição e habilidade para administrar mudanças. Os veteranos que estão na alta direção construiram o atual modelo de negócios, ou foram promovidos por aperfeiçoa-lo. Suas carreiras, habilidades e modelos mentais estão inexoravelmente ligados ao status quo, e eles dificilmente podem imaginar outra situação ou outro modelo.

                    Como exceção a esse cenário podemos citar o ex-presidente da Microsoft, Bill Gates, que reconheceu que já não conseguia mais acompanhar os novos tempos e que não era capaz de conduzir a empresa a outro modelo. Foi humilde ao reconhecer essa deficiência, comunicou o seu desligamento e passou o bastão para outra pessoa, mais capacitada do que ele para conduzir a empresa para uma nova realidade.

                      Tomar a decisão de mudar requer muita humildade e coragem para desafiar pressupostos fortes e validados por alta lucratividade e retorno para o acionista, mas é preciso, pois a pergunta é : Você prefere uma empresa com alta lucratividade no presente ou uma empresa com sustentabilidade para o futuro?

Um abraço.

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