Blog do Marcelão

Blog para debate sobre excelência na gestão.

Inteligência coletiva, Cloud Computing e Gestão 2.0

Posted by marcelao em maio 14, 2009


Blog do Marcelão

↑ Grab this Headline Animator

Pessoal,

                um dos vários e grandes benefícios que a Internet nos proporciona é a facilidade de conexão entre pessoas que possuem os mesmos interesses facilitando a colaboração entre elas. Antes do advento da Internet, a colaboração era de pequena escala, pois uma quantidade excessiva de pessoas era excluída da circulação de conhecimento, poder e capital, e portanto, participava das margens da economia. Ela ficava restrita em pequenos territórios como comunidades, locais de trabalho e acontecia apenas entre amigos, parentes e sócios nesses locais. Com a Internet e a WEB 2.0 tudo mudou, pois o acesso dessas pessoas agora está a apenas um click no mouse, o que coloca todas essas pessoas para participarem da inovação e da criação de riqueza em cada setor da economia devido ao potencial que a Internet tem de interligar a massa da humanidade em um organismo próspero e infinitamente superior.

Se você quiser entender melhor a transformação que a colaboração em redes traz para os negócios, a dica é o livro do Jeff Howe – “O poder das multidões – Por quê a força da coletividade está remodelando o futuro dos negócios”. O livro apresenta o conceito de crowdsourcing como um mecanismo pelo qual todo o talento gerado pelas comunidades encontram o lugar onde poderão ser utilizados.

O crowdsourcing começou no movimento em prol dos softwares de código aberto (ou livres). O desenvolvimento do sistema operacional Linux provou que uma comunidade de pessoas que pensam da mesma forma é capaz de criar um produto melhor do que uma corporação monstruosa como a Microsoft, baseado na idéia de que o trabalho geralmente pode ser organizado de modo mais eficiente no contexto da comunidade do que no contexto corporativo e que a pessoa mais indicada para fazer determinado trabalho é aquela que deseja realizá-lo.

Essa transformação também afeta os modelos de gestão das empresas se lembrarmos que um dos grandes desafios proposto pelo Gary Hammel para reinventar a gestão é inserir plenamente a idéia de comunidade e cidadania em sistemas de gestão, superando organizações caracterizadas por relações antagônicas, em que uns ganham e outros perdem, o que não raro exarceba o conflito ao promover o interesse de certos grupos – altos executivos e fontes de capital, por exemplo – à custa de outros, em geral, trabalhadores e comunidades locais. A nova realidade trazida pela colaboração em massa reforça a necessidade de que o sistema de gestão deve refletir o éthos da comunidade e da cidadania, reconhecendo assim a interdependência de todos os stakeholders.

Outro desafio proposto pelo Gary Hammel e que está alinhada ao conceito de crowdsourcing é a criação de uma democracia da informação onde a geração de valor se dá na interface entre funcionários da linha de frente e clientes, além da necessidade de ter informações e autonomia para poder fazer o que é certo para o cliente sem ter de pedir permissão.

A relação que podemos fazer com o conceito de cloud computing é o exemplo do Linux, que fala por si só, mas se você não estiver convencido, foi publicado no jornal ZERO HORA de 12.05.2009, notícia com o título “Antívirus gratuito é baseado na inteligência coletiva na nuvem” em que cita a empresa de segurança Panda Security que está lançando um antivírus para a cloud computing (computação nas nuvens, uso de aplicações sem instalação no desktop, diretamente da internet). O Panda Cloud Antivirus beta deve ser disponibilizado gratuitamente mesmo após a conclusão da fase de testes. O sistema vale-se de informações dos usuários para detectar novas ameaças em “tempo real”.

Segundo o site CNet, o programa online utiliza a tecnologia chamada de Collective Intelligence (Inteligência Coletiva) para detectar vírus e outros ataques na rede.O serviço vale-se de informações provenientes de “milhões de usuários”, de acordo com a desenvolvedora, para identificar malwares “quase em tempo real”. A Panda diz que a inteligência coletiva pode classificar um software malicioso em seis minutos e que verifica 50 mil novas “amostras” por dia.

Uma vez encontradas, as ameaças são classificadas em executáveis, escaneadas imediatamente, e não executáveis, com prioridade menor, analisadas quando o computador não está em uso.Pedro Bustamante, pesquisador da Pansa Security declarou que a oferta gratuita do serviço online se deve ao uso de informações dos consumidores para compor a inteligência coletiva que permite ao projeto operar.

Portanto, como afirma o autor do livro, a multidão é mais que inteligente – é talentosa, criativa e especialmente produtiva, devido ao poder transformador que a Internet proporciona ao facilitar que as pessoas liberem o seu talento latente em escala mundial.

Um abraço.

Bookmark and Share

Leia também os seguintes posts :

– Twitter : Não é bebida, mas consuma com moderação – > Clique aqui para ler;

– Tendências da TI : Consolidação do mercado, cloud computing, TI verde e virtualização – > Clique aqui para ler;
– Livro : A grande mudança, de Thomas Edison ao Google – > Clique aqui para ler;

– Semelhanças entre TI e a torre de babel – > Clique aqui para ler;

– TI é serviço e não produto – > Clique aqui para ler;

– Tendências da tecnologia da informação : 2009 – O ano do cloud computing? – > Clique aqui para ler;

– Tendências da Tecnologia da Informação : Interface em qualquer lugar – > Clique aqui para ler;

– Tendências da tecnologia da informação : Video com Silvio Meira – > Clique aqui para ler;

– Mercado de Ti : Tendência de consolidação – > Clique aqui para ler;

– Tendências da Tecnologia da Informação – > Clique aqui para ler;

– É o fim do analista de TI – > Clique aqui para ler;

– Não existe planejamento perfeito – > Clique aqui para ler;

– Autoconhecimento : O conhecimento mais importante – > Clique aqui para ler;

– Livro : O sucesso está no equilibrio – > Clique aqui para ler;

– Livro : O cérebro do futuro : A revolução do lado direito do cérebro – > Clique aqui para ler;

– A diferença entre lideres e gerentes – > Clique aqui para ler;

– Processo decisório : 3 modelos de Mintzberg – > Clique aqui para ler;

– Chegou a hora da administração? – > Clique aqui para ler;

– Ostra feliz não faz pérola – > Clique aqui para ler;

– Por quê é tão dificil mudar? – > Clique aqui para ler;

– O que é liderar? – > Clique aqui para ler;

– Livro : O futuro da administração – > Clique aqui para ler;

– Livro : O lider do futuro – > Clique aqui para ler;

– Livro : Wikinomics – > Clique aqui para ler;

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: