Blog do Marcelão

Blog para debate sobre excelência na gestão.

Aprendiz 6 : Análise dos episódios e projeções

Posted by marcelao em maio 8, 2009


Blog do Marcelão

↑ Grab this Headline Animator

Pessoal,

 

             um dos meus programas favoritos na Televisão é o Aprendiz  com Roberto Justus. A partir de hoje, farei um comentário sobre o desempenho das equipes a cada dois episódios. Primeiro, é bom deixar claro que não estou querendo assumir uma posição de superioridade em relação aos participantes, pois só quem vivencia o ambiente do programa pode tecer uma opinião mais precisa, além do fato de que o programa é editado pra caber naquele espaço de tempo. Todos nós poderíamos cometer os mesmos erros dos aprendizes ou até piores. Além do que o nome do programa é “APRENDIZ” não é a toa.

             Assim como fiz na temporada anterior, assisti vários episódios para começar essa série de posts sobre o programa e apresentar as minhas análises. Como nas outras edições, o maior erro cometido pelos aprendizes é não começar por entender qual o objetivo da tarefa e o que será avaliado como resultado.

              A edição desse ano introduziu uma novidade,  que foi a escolha pelo lider da equipe vencedora de um membro da equipe para não participar da recompensa. Achei a idéia interessante, pois seria mais um elemento para avaliar os candidatos, mas ela foi mal implementada, pois logo na terceira tarefa (tarefa da TAM), essa regra foi, de certa forma, quebrada. Além disso, o programa esqueceu de estabelecer uma regra que seria evitar que o próprio lider se auto-indicasse para ser punido, utilizando de uma estratégia para evitar conflitos futuros.

              Outra característica importante dessa temporada é que uma edição que envolveu somente universitários, ou seja, membros da chamada geração Y ou geração Facebook. São os nativos digitais, aqueles que nasceram dentro de um mundo com todas as possibilidades de conexão. Nesse exato momento em que estou escrevendo esse post, o Roberto Justus acabou de comentar sobre essa característica dessa geração na sala de reunião após a prova da VIVO. Pela primeira vez em todos os aprendizes, estamos vendo na prática essa geração no trabalho e usando as midias sociais como Orkut, MSN e Twitter para realizar as tarefas do programa.

              Com relação aos eliminados até agora, acho que a única injustiça foi a demissão do Aprendiz Rafael no episódio 8, quando, na minha opinião, o demitido deveria ser o aprendiz Alvaro, mas que deve ser eliminado no programa de hoje 07.05 (estou escrevendo durante o programa).

               Como o objetivo é fazer projeções, minhas apostas para vencedor do aprendiz está entre 3 aprendizes : Mariana, Karina e Rodrigo. Dos três, se tivesse que depositar todas as minhas fichas, apostaria todas no Rodrigo que me parece bastante competente não só como um aprendiz, mas também como líder e uma pessoa mais conectada ao cenário de competitividade atual do que os demais participantes.

               Para encerrar, segue o tradicional quadro que faço com os números do aprendiz até agora :

Aprendiz

Vitórias

Derrotas

Vitórias como Lider

Derrotas como Lider

Salas de Reunião

Ana Paula

6

3

0

1

1

Maytê

4

5

0

2

3

Karina

6

3

1

0

0

Mariana

6

3

2

0

0

Marina

4

5

0

1

2

Rebeca

6

3

0

1

2

Rodrigo

6

3

2

0

0

Stephanie

6

3

1

1

2

               Pelos números, podemos verificar que a vantagem inicial que a Karina tinha de ter perdido somente uma tarefa foi perdida enquanto que o Rodrigo, que quando liderou pela primeira vez venceu, mas participou de equipes derrotadas, recuperou terreno e empatou com a Karina e com a Mariana que tem tido o desempenho muito bom também. Rodrigo, Karina e Mariana tem 100% de aproveitamento como lideres, mas o que diferencia Rodrigo e Mariana da Karina é que eles lideraram duas provas e Karina liderou apenas uma até agora.

               Vamos aguardar o próximo episódio que será uma nova forma de medir conhecimento dos aprendizes e recebeu o nome de “Olimpiadas do Conhecimento”.

Um abraço.

P.S : A coluna “Sala de reunião” diz respeito a quantas vezes o candidato voltou para a segunda parte da sala de reunião.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: