Blog do Marcelão

Blog para debate sobre excelência na gestão.

Inovação na Gestão : Um novo modelo de gestão para o Flamengo

Posted by marcelao em abril 18, 2009


Blog do Marcelão

↑ Grab this Headline Animator

leonardo

Pessoal,

                não é segredo para ninguém que meu time de coração é o Flamengo. Além disso, gosto muito de escrever sobre inovação na gestão. O melhor dos mundo acontece quando escreve sobre Flamengo e inovação na gestão em um mesmo texto.

                Há algum tempo, mais especificamento quando lançou o site www.leonardoweb.globo.com , eu acompanho as idéias do Leonardo, ex-jogador e atual manager do Milan, sobre mudanças no modelo de gestão dos clubes brasileiros, mais especificamente no Flamengo. O que eu admiro no Leonardo é que ele é uma pessoa ciente do seu papel e equilibrado quanto as suas idéias e posições, principalmente, quando ele deixa claro que o problema de gestão no Flamengo não é um problema das pessoas que o administram e que não será ele que irá resolver sozinho esses problemas se assumisse como presidente, mas sim que os problemas estão no modelo, no sistema de administração do clube.

                Hoje (17.04), foi publicado no caderno de esportes de O Globo, uma entrevista com ele com o título “Abre o Clube. Vende o Flamengo”. O título traz uma carga de polêmica, mas em entrevista concedida ao programa Redação Sportv comandado por Marcelo Barreto, Leonardo esclarece que a intenção dele não foi de causar polêmica, mas sim de colocar em pauta um novo modelo de gestão para o Flamengo, uma vez que o modelo atual está falido, não consegue atrair novos investidores e novas receitas para o clube. Devido a sua imensa divida, o Flamengo fica a mercê dos contratos de patrocinio nas camisas e das cotas de televisão que, quando os contratos são assinados, já estão comprometidas para pagamento de adiantamentos feitos no passado. Isso é claramente um sinal de uma administração que vive de apagar incêndios e que não tem visão de longo prazo. Diante desse cenário, que empresa vai fazer um investimento sustentável e perene em uma instituição que não tem visão de longo prazo?

                 Vender o Flamengo pode ser assustador para os torcedores, mas a palavra “vender” tem outros significados ou vários modelos de implementação como venda da marca, cessão de direitos de imagem, criação de uma empresa para administrar o futebol com o clube sendo o maior acionista. O importante é transformar o modelo de gestão do clube buscando uma maior sustentabilidade para a instituição. Aliás, ele fez uma pergunta que é para pensar : “Qual é a visão que podemos fazer do Flamengo daqui a dez anos?” Eu mesmo não sei responder essa pergunta.

                 Outra pergunta bastante instigante é quanto vale a marca Flamengo? Todo mundo fala na força da marca, na força da nação rubro-negra e que é o único clube com torcida presente em grande quantidade em todos os estados brasileiros. Tem jogo que o Flamengo joga como visitante, mas a sua torcida ocupa a maior parte do estádio, casos de Brasília, Goiás, Pará, Amazonas, Ceará, Santa Catarina, Rio Grande do Norte, mas ninguém consegue mensurar verdadeiramente o valor da marca, quanto podemos transformar em receita a força dessa marca.

                 Para concluir, independentemente se o Leonardo vier a ser o presidente do Flamengo ou não, o seu grande mérito é ter a coragem tipica de um empreendedor de colocar o assunto do modelo de gestão do Flamengo novamente em discussão. Digo novamente, pois o Flamengo já foi modelo de inovação na gestão quando no final da década de 70 surgiu um grupo chamado “Frente Ampla pelo Flamengo” que assumiu o clube com idéias revolucionárias para a época como, por exemplo, Marketing esportivo.

                 Está na hora de uma nova revolução no Flamengo e que ela possa se expandir para os demais clubes brasileiros.

Um abraço.

P.S : Quem quiser assistir os vídeos do programa com a entrevista do Leonardo, acesse o link http://video.globo.com/Videos/Busca/0,,7959,00.html?b=leonardo

E manifesto aqui, humildemente, a vontade de contribuir para essa mudança tão necessária para o meu Flamengo.

Bookmark and Share

Leia também os seguintes posts :

– Flamengo : Evoluir para reconquistar – > Clique aqui para ler;

–  O que é planejamento estratégico? – > Clique aqui para ler;

– Importância do planejamento estratégico em ambientes de grandes mudanças – > Clique aqui para ler;

 

– Importância do planejamento estratégico para o processo decisório – > clique aqui para ler;

– O talento que fez a diferença – > Clique aqui para ler;

– Palestra realizada na tecnologia do Banco do Brasil – > Clique aqui para ler;

– Dica de site : as oito máximas de liderança de Jack Welch – > Clique aqui para ler;

– Oportunidade para a qualidade de vida – > Clique aqui para ler;

– Livro : O sucesso está no equilíbrio – > Clique aqui para ler;

– A diferença entre lideres e gerentes – > Clique aqui para ler;

– “Quem não se comunica, se trumbica” – > Clique aqui para ler;

– Por quê é tão dificil mudar? – > Clique aqui para ler;

– Importância da franqueza nas organizações – > Clique aqui para ler;

–  Importância do aprendizado continuo – > Clique aqui para ler;

– Quanto vale uma empresa da nova economia? – > Clique aqui para ler;

– Questionar é preciso : liderando equipes talentosas – > Clique aqui para ler;

– Livro : O cérebro do futuro : A revolução do lado direito do cérebro – > Clique aqui para ler;

– Competências dos lideres do futuro – Parte I – > Clique aqui para ler;

– Competências dos lideres do futuro – Parte II – > Clique aqui para ler;

Anúncios

2 Respostas to “Inovação na Gestão : Um novo modelo de gestão para o Flamengo”

  1. […] anteriores, fiz várias observações sobre a gestão do Flamengo e da necessidade de mudança(Clique aqui para ler) e de vencer certos paradigmas na gestão do clube(clique aqui para ler), mas é inegável que o […]

  2. […] anteriores, fiz várias observações sobre a gestão do Flamengo e da necessidade de mudança(Clique aqui para ler) e de vencer certos paradigmas na gestão do clube(clique aqui para ler), mas é inegável que o […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: