Blog do Marcelão

Blog para debate sobre excelência na gestão.

Inovação na Gestão : Quando a inovação é necessária

Posted by Marcelão em março 28, 2009


Blog do Marcelão

↑ Grab this Headline

Pessoal,

                  há um mês atrás, eu estava estudando a apostila de fundamentos da prática educativa no Banco do Brasil e um dos tópicos que mais chamou a minha atenção, porque tem a ver com o tema inovação na gestão, foi a questão dos paradigmas.

                   A apostila inicia com a pergunta : “Como o mundo muda?” . Segundo a apostila, ele muda pela ação concreta do homem. Na teoria do pensamento, pelo rompimento de padrões ou modelos teóricos, ou seja, como aprendi na matéria “Comportamento e diversidade nas organizações”, pelo rompimento com esquemas e estereótipos criados pela sua mente e que influenciam na forma como você interpreta o mundo, pois não enxergamos o mundo como ele é, mas sim como nós somos.

                   Ainda segundo a apostila, o rompimento ocorre quando o quadro referencial antigo já não dá conta de explicar a nova realidade. Aí, dizem os teóricos, um novo paradigma passa a orientar o pensamento científico e todas as intervenções do homem no mundo sofrem sua influência.

                   No inicio do livro do Gary Hammel, “O Futuro da administração”, é apresentada  uma pequena história do filho de um controlador de solo na Nasa quando o módulo de comando da Apollo 8 tornou-se o primeiro objeto construído pelo homem a orbitar ao redor da Lua. O menino perguntou ao seu pai quem estava comandando a nave e o astronauta Bill Anders respondeu : “Acho que Sir Isaac Newton está no comando agora.”

                    A partir dessa história é feita uma analogia com a pergunta : “Quem está no comando a sua empresa?”. O autor esclarece que quem está administrando sua empresa são um grupo de teóricos e profissionais que já morreram há muito tempo, e que criaram as regras e convenções da gestão “moderna” nos primeiros anos do século XX. Essas crenças moldam, de maneira invisível, os modelos mentais das empresas na alocação de seus recursos, definição de orçamentos, distribuição de poder e como toma decisões. Esse modelo foi criado no século passado para funcionar em ambientes de relativa estabilidade e sujeito a poucas mudanças, e não para a realidade atual.

                  Realidade essa modificada principalmente pelo fato de que as pessoas tem um maior grau de instrução em relação ao que tinham há quarenta anos atrás. Os modelos de gestão baseados na visão da revolução industrial pressupõem que as pessoas precisavam ser adestradas para realizar seu trabalho em busca de um padrão no desempenho dos individuos. Se entendermos que padronizar significa simplificar o que é complexo e que se considera algo complexo como sendo constituído de inúmeras partes que funcionam entre si em relações de interdependência ou de subordinação, formando um todo mais ou menos coerente, essa premissa da padronização torna-se obsoleta, uma vez que os tempos atuais são caracterizados pela grande quantidade de variáveis complexas, mudanças abruptas, janelas de oportunidade reduzidas, avanço da tecnologia, aumento do poder do consumidor e com o dinheiro circulando sem fronteiras pelo mundo.

                  Portanto, os modelos criados no inicio do século XX  já não conseguem explicar essa nova realidade. É preciso buscar uma nova forma de enxergar o mundo como ele é e não como nós fomos ensinados a enxerga-lo. Diante de uma nova realidade é que precisamos inovar, no caso das empresas, inovar nos modelos de gestão.

Um abraço.

Bookmark and Share

Leia também os seguintes posts :

– Ostra feliz não faz pérola – > Clique aqui para ler;

– Por quê é tão dificil mudar? – > Clique aqui para ler;

– Importância da franqueza nas organizações – > Clique aqui para ler;

– Questionar é preciso : liderando equipes talentosas – > Clique aqui para ler;

– Gestão e inovação é com o lado direito do cérebro – > Clique aqui para ler;

–  Livro : Empreendedor corporativo – a nova postura de quem faz a diferença – > Clique aqui para ler;

– Google – Modelo de inovação na Gestão – > Clique aqu para ler;

– Mudança de época requer mudança de pensamento – > Clique aqui para ler;

– Inovação – O poder da colaboração – > Clique aqui para ler;

– Nova economia exige um novo perfil de profissional – > Clique aqui para ler;

– Modelos de gestão – necessidade de evolução – > Clique aqui para ler;

– A diferença entre arrogância e auto-confiança – > Clique aqui para ler;

– Autoconhecimento – O conhecimento mais importante – > Clique aqui para ler;

– A diferença entre lideres e gerentes – > Clique aqui para ler;

– Receita do sucesso é a mesma do insucesso – > Clique aqui para ler;

– Empreendedor corporativo – Vida difícil nas empresas brasileiras – > Clique aqui para ler;

– Por quê precisamos de líderes? – > Clique aqui para ler;

– Liderança – Existe espaço para arrogância no mundo de hoje? – > Clique aqui para ler;

Uma resposta to “Inovação na Gestão : Quando a inovação é necessária”

  1. […] – Inovação na gestão : Quando a inovação é necessária – > Clique aqui para ler; […]

Deixe um comentário