Blog do Marcelão

Blog para debate sobre excelência na gestão.

Inovação na Gestão : Gestão para as pessoas

Posted by marcelao em março 18, 2009


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Pessoal,

                 depois de uma longa pausa, em que estive estudando para uma série de provas de certificação de conhecimento no Banco do Brasil(aliás, eu passei em todas), volto a escrever regularmente nesse espaço.

                  A pausa foi interessante porque serviu de inspiração para iniciar uma série de posts sobre o assunto “Inovação na Gestão” ou Gestão 2.0. Esse é um assunto pelo qual, de uns tempos para cá, estou obcecado desde que li o livro do professor Gary hammel “The future of management” que no Brasil foi chamado de “O futuro da administração” (leiam o resumo que fiz do livro). Por essa razão é que ele será alvo da minha tese de mestrado que estou iniciando na UNB (Universidade de Brasília).

                  Nesse tempo em que fiquei estudando, eu comprei a edição de fevereiro da revista Harvard Business Review que trouxe matéria sobre o trabalho do professor Gary Hammel e comenta sobre um grupo que se auto-denominou “Brigada de renegados” e que lançaram 25 desafios para a administração. Esse grupo de “renegados” já havia sido citado por mim quando indiquei o blog do Luis Eduardo (leia o post aqui). Essa matéria foi comentada pelo Jorge Carvalho no blog da HSM em que ele faz um pequeno resumo.

                  Combinei com o Jorge que a partir do post dele, eu iniciaria uma série de posts sobre inovação na gestão. E o primeiro deles é sobre gestão para pessoas. Você deve estar perguntando : “O certo não seria Gestão DE pessoas?”. A preposição “para” está correta, pois trata-se de como inovar na gestão para tornar as empresas mais humanas e permitir o desenvolvimento de todo o potencial das pessoas que a compõem.

                   Isso ficou mais claro ainda para mim porque no programa de certificação do BB, eu tinha que escolher 5 matérias para certificar-me e escolhi administração, gestão de pessoas, marketing, controles internos e responsabilidade socio-ambiental, e sabe o que existem em comum nas apostilas dessas áreas de conhecimento : PESSOAS. Se não vejamos :

                     – Administração :   aborda as escolas comportamentais de administração com teorias como a de Maslow, Herzberg e a escola estruturalista. A escola estruturalista encara a empresa como um orgão social com participação de vários grupos sociais , que podem ter objetivos diferentes na organização. Evitar que cada um siga o seu próprio objetivo é que surge a administração enfatizando a necessidade de desenvolvimento de lideranças e de trabalho em equipe;

                     – Gestão de Pessoas : Escrever que uma apostila sobre gestão de pessoas é sobre pessoas é o mesmo que chover no molhado. Mas quero ressaltar um trecho da apostila que apresenta as principais mudanças que marcaram os últimos 40 anos e uma delas foi a elevação do grau de instrução. Isso muda tudo na gestão, uma vez que todo o modelo de gestão era voltado para trabalhar com máquinas e pessoas não instruídas;

                     – Marketing : Na apostila de marketing há um capitulo inteiramente dedicado a endomarketing. A apostila apresenta o conceito de endomarketing como “um conjunto de ações de marketing voltadas para o público interno da organização, que enfatizam a cultura organizacional. O marketing interno surgiu da necessidade de se motivarem pessoas para os programas de mudança organizacional.”;

                     – Controles internos (Controladoria) : Parece que não tem nada a ver com pessoas, mas tem tudo a ver. A área de controles internos surgiu da necessidade de aumentar a confiança no sistema, uma vez que confiança é o principal ativo do sistema financeiro. A apostila ressalta o fato de que os bancos são organizações composta por pessoas e que a função dos controles internos “é influenciar o comportamento das pessoas, estabelecendo um ambiente interno de qualidade, segurança e motivação para que elas se sintam incentivadas a aplicar seu trabalho em busca dos objetivos traçados pelo banco”. No final, há um apêndice chamado “O fator humano e os controles : pontos a considerar” que apresenta entre eles que os objetivos e as metas devem ter sentido e aceitos pelas pessoas;

                     – Responsabiliade socioambiental : A apostila apresente o desafio de repensar o modelo de desenvolvimento que se quer para o Brasil, partindo do pressuposto de que se devem observar questões como a busca da qualidade de vida para todas as pessoas com um modelo de desenvolvimento que ponha o crescimento econômico ao lado do crescimento humano, do social e do uso sustentável dos recursos naturais renováveis e não-renováveis;

                     Como vocês podem perceber, todas as apostilas ressaltaram a importância das pessoas para as organizações. Já escrevi aqui em outros posts, máquina qualquer empresa pode comprar e instalar, não representam mais um diferencial competitivo. O mesmo servidor de última geração que a sua empresa comprou também foi comprado pelo seu concorrente. O que faz a diferença hoje nas empresas são as pessoas. Pessoas com talento e dispostas a assumir riscos com espirito empreendedor em busca da inovação. Portanto, mais do que nunca, ao invés de gestão de pessoas, o termo correto, na minha opinião, deveria ser “GESTÃO PARA AS PESSOAS”.

Um abraço.

P.S : A série continuará e você a identificará pelo titulo “Inovação na Gestão”, uma vez que postarei alguns posts sobre outros assuntos no meio da série. O próximo post da série será sobre empreendedorismo corporativo apresentando as dicas do professor Gifford Pinchot, maior especialista em empreendedorismo corporativo, em como criar uma cultura empreendedora dentro das empresas.

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3 Respostas to “Inovação na Gestão : Gestão para as pessoas”

  1. Marcelo Mello said

    Saudações Marcelão,

    mais um excelente post. Em tempos de crise global e de recursos ainda mais escassos, fica ainda mais claro que as pessoas são a principal fonte de vantagem competitiva para as organizações. Dotar os Gerentes das competências necessárias a uma efetiva Gestão para Pessoas é, sem dúvida, o desafio a ser vencido pelas empresas que desejam prosperar e se perpetuar no mercado.

    Grande abraço e parabéns pelas certificações,

    Marcelo Mello

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