Blog do Marcelão

Blog para debate sobre excelência na gestão.

Marketing alinhado com estratégia : Um conto sobre a minha sogra

Posted by marcelao em fevereiro 3, 2009


Blog do Marcelão

↑ Grab this Headline Animator

Pessoal,

                 a estratégia deve sempre direcionar as ações de todos os setores da empresa. Para exemplificar, vou contar um fato que aconteceu comigo há alguns anos atrás e que sempre conto nas minhas palestras.

                 Esse é um caso que mostra o perfeitamento alinhamento da estratégia de Marketing com a estratégia de uma empresa.

                 Quase  Todo mundo tem uma história para contar sobre sogra ou mesmo uma piada como aquela que sogra tem que ter dois dentes e por aí vai. É claro que eu não vou fazer esse tipo de coisa com a minha sogra, afinal de contas, como disse um colega de trabalho, eu sou PHD (Pobre de um Homem Dominado).

                  Eu estava no aeroporto de Brasília esperando minha sogra chegar vindo do Rio de Janeiro, quando tive uma idéia : Comprar um presente para agradar a sogra, a fim de deixar o ambiente agradável em casa durante a estadia dela, que eu esperava que fosse breve. Lembrei que tinha uma loja da Kopenhagen perto da praça de alimentação e fui até lá.

                  Chegando a loja, comecei a olhar os produtos na loja e estava indeciso quanto ao que comprar. A atendente da loja percebeu minha indecisão, aproximou-se e perguntou : “Para quem o senhor quer dar o presente?”. Respondi a ela que era para minha sogra e ela prontamente disse : “HAH! Senhora gosta de lata de biscoitos sortidos”. Aceitei a sugestão e agradeci pela indicação.

                  Esse foi o fato. A pergunta é : Qual a lição de alinhamento de estratégia e marketing que podemos tirar desse conto?

                  Vamos conversar respondendo a pergunta essencial : O que a Kopenhagem vende? Alguns podem dizer que é chocolate. Ledo engano, pois se fosse chocolate, sempre que alguém tivesse vontade de comer chocolate, a pessoa iria a loja da Kopenhagen ou a padaria mais próxima? É claro que não, a não ser que a vontade ocorresse no momento em que você estivesse no shopping. A resposta é que a Kopenhagen vende PRESENTE.

                   Foi por essa razão que a atendente perguntou “Para QUEM era o presente?” e não “O QUE o SENHOR DESEJA?”, além do fato que ela foi treinada para escolher o presente e me indicou a lata de biscoitos sortidos, o que mostra que a Kopenhagen conhece bem o seu cliente e sabe oferecer o produto certo. Outro fato é a localização dos pontos de venda, ou seja, em lugares onde as pessoas pensam em comprar presente.

                   Como escrevi, esse é um caso que mostra o perfeito alinhamento da ação de marketing com a estratégia da empresa.

                   Só espero que minha sogra não cobre direitos de imagem por esse post.

Um abraço.

P.S : Que ela não leia esse post, mas EU AMO MINHA SOGRA. :))

Bookmark and Share

Leia também os seguintes posts :

– Flamengo : Evoluir para reconquistar – > Clique aqui para ler;

–  O que é planejamento estratégico? – > Clique aqui para ler;

– Importância do planejamento estratégico em ambientes de grandes mudanças – > Clique aqui para ler;

 – Importância do planejamento estratégico para o processo decisório – > clique aqui para ler;

– Palestra realizada na tecnologia do Banco do Brasil – > Clique aqui para ler;

– Palestra realizada na AIEC – Clique aqui para ler;

– Livro : O sucesso está no equilíbrio – > Clique aqui para ler;

– “Quem não se comunica, se trumbica” – > Clique aqui para ler;

– Quanto vale uma empresa da nova economia? – > Clique aqui para ler;

– Livro : O cérebro do futuro : A revolução do lado direito do cérebro – > Clique aqui para ler;

– Competências dos lideres do futuro – Parte I – > Clique aqui para ler;

– Competências dos lideres do futuro – Parte II – > Clique aqui para ler;

– Gestão e inovação é com o lado direito do cérebro – > Clique aqui para ler

– Você é um profissional digital? – > Clique aqui para ler;

2 Respostas to “Marketing alinhado com estratégia : Um conto sobre a minha sogra”

  1. hauhuahuahauhuaha mto boa !!!! se ela ler isso te mata, ou vai querer kopenhagem pro resto da vida. Abraços.

  2. Godinho said

    Olá Marcelo,
    Quero convidar você a participar de nosso Dossiê PME. Ele foi iniciado a partir de um debate sobre Pequenas e Médias Empresas (PMEs) promovido pela B2B Magazine, com coordenação do Ibmec São Paulo.
    Para contribuir, visite o Dossiê PME – http://forum.b2bmagazine.com.br.
    Atenciosamente,
    Rogério Godinho
    Editor
    B2B Magazine

Deixe um comentário

 
