Blog do Marcelão

Blog para debate sobre excelência na gestão.

Livro : O sucesso está no equilíbrio

Posted by marcelao em janeiro 19, 2009


Blog do Marcelão

↑ Grab this Headline Animator

 

Pessoal,

                 esse livro é de autoria é do Sr. Robert Wong, a quem tive o prazer de conhecer no final do ano de 2008 durante um evento. Muitos livros nós podemos definir com uma palavra, mas esse nós podemos resumir em único número : o número 3.

                   O número 3 para apresentar trilogias. Trilogias que apresentam a trilha para alcançar o sucesso através do equilíbrio, apresentadas por uma pessoa TRI-Cultural, pois Robert tem a sua formação constituída por três culturas, a chinesa, a anglo-saxônica e a brasileira, o que permite uma combinação, à brasileira, da sabedoria oriental e o pragmatismo ocidental para compartilhar com seus leitores a sabedoria que acumulou sob a influência dessas três culturas.

                     Robert apresenta onze trilogias, que são :

                      Trilogia da Sabedoria – > Como usar a trilogia da sabedoria com a trilogia essencial para realizar seu potencial como ser humano no presente. Destaque para a definição do conceito de sabedoria como a junção da teoria (Conhecimento), prática (Experiência), a intenção e a ação. Em como conectar o que você sabe com o que está recebendo, o que o ajudará nas respostas as mais diversas situações, principalmente na vida. Inteligente é quem sabe receber informação e transformá-la em algo útil em situações diversas.

                       Trilogia do equilíbrio – > Como captar e se inserir nos códigos da vida.  Qualquer objeto se apóia com precisão se for sustentado por um tripé que representa a estrutura mais equilibrada. Isso também ocorre com as pessoas que precisam buscar o nosso equilibrio temos que estar bem na saúde do nosso corpo, mente e alma(trilogia da vida). Equilibrio é importante também porque tudo que está em excesso transforma-se em desastre : Autoconfiança exagerada transforma-se em arrogância; Trabalhar demais transforma-o em um Workaholic; Ambição exagerada transforma-se em ganância, etc. Portanto, o sucesso está no equilíbrio;

                        Trilogia da vida – > Como juntar no tempo presente a energia de sua saúde integral e montar sua plataforma de lançamento e se deixar levar pela esperança. Essa trilogia envolve equilibrar saúde, tempo e esperança. Saúde envolve estar bem fisica, mental e espiritualmente. O tempo é necessário para desfrutar da sua saúde sabendo utiliza-lo com sabedoria equilibrando presente, passado e futuro sem deixar escapar sua alma infantil sem se entregar a angústia do futuro ou aos pesadelos do passado. Estar conectado com o presente facilitará a sua capacidade de prever um futuro saúdavel, aumentando as suas chances de acerto quanto ao futuro que você espera realizar. Manter-se consciente disso é ter a oportunidade única de receber o que sua esperança lhe insinua.

                      Trilogia do desequilíbrio – >Como afastar os fantasmas do medo, da raiva e da culpa. Robert apresenta o medo como sendo dores passadas projetadas no futuro. Ter medo está vinculado com decepções do passado, mas, assim como o medo, a coragem também está dentro de nós como a capacidade de reavaliarmos, permanente, o presente. Devemos despertar a coragem interna para buscar o desconhecido e o que é novo. Inovar significa assumir riscos. Já a raiva nos desequilibra na maioria das vezes, paralisando nosso raciocínio, como, por exemplo, em reuniões de trabalho quando queremos impor nossas idéias sobre as idéias dos outros, quando, na verdade, não se trata de uma idéia contra a outra, mas sim em como as unimos para uma idéia melhor. Por último, a culpa, que rodeia nossos sentimentos quando repensamos escolhas passadas, mas que deve ser encarada como pura perda de tempo. O que resolve é se “des-culpar” e aprender a lição.

                      Trilogia para os filhos – > Como ensinar seus filhos a serem pessoas livres por meio da educação. Robert apresenta sua própria história pessoal como exemplo de como educar seus filhos para serem livres. Mesmo com todas as dificuldade, que sua família passou após terem que emigar para o Brasil, devido a circunstâncias políticas da época, seu pai reuniu os filhos e prometeu a eles o melhor em três áreas : saúde, educação e auto-estima. Saúde já foi apresentado o porquê acima, educação no sentido de aprender que é o oposto de “Prender”, ou seja, torna-los senhores de seus destinos. Ao invés de dar o peixe, ensinar a pescar. Educar é a forma mais nobre de amar e, assim, nos tornamos pessoas livres e imbuídas de auto-estima;

                      Trilogia do sucesso profissional – >  Como cria um círculo virtuoso apoiado em suas habilidades que é imediatamente assimilado pelas pessoas ao seu redor. É a busca do sucesso profissional por meio da competência, trabalho e da sorte. Sorte nesse caso que deve ser favorecida pela nossa atitude, porque sorte você não controla e sim a sua atitude. Ser competente exige esforço continuado, ou seja, capacidade de trabalho, além de estar continuamente reavaliando e validando os seus indicadores de sucesso a fim de garantir o desempenho do conjunto.

                       Trilogia dos 3 Cs – > Como estimular pessoas a seguir suas sugestões. Isso envolve comunicação, comprometimento e confiança. Comunicação tem a ver com analisar, ponderar e fazer as ligações não percebidas ou não não explicitadas com clareza pelo conjunto, e depois apresentar uma sintese de utilidade imediata para os problemas propostos. Isso requer pensar antes de falar passando por observar as reações utilizando o principal dos sentidos que é a audição, para ouvir as vozes externas e, principalmente, a sua voz interna. Lembre-se do ditado Chinês : “Você é senhor do que não disse e escravo do que disse”. Comunicando-se adequadamente, estaremos no caminho para obter o comprometimento, partipando das soluções dos desafios da equipe e na análise dos problemas e desvios encontrados no planejamento. A combinação desses dois Cs faz você conquistar o terceiro que é a confiança, vital para que você possa tornar sua equipe mais independente.

                       Trilogia do trabalho – > Como assumir o controle de sua carreira, tornar-se essencial para os organizações e de quebra manter seu equilíbrio. Essa trilogia trata da sua postura em relação a sua carreira, se você é reativo ou pró-ativo. Reativo você é se foi o emprego que escolher você seja por meio de concurso, convite de amigo ou uma oportunidade que surgiu, ou seja, você foi comando por influências externas e necessidades de curto-prazo. Pró-ativo você é se você disser “Quero trabalhar nesta empresa com esta pessoa fazendo isto”. Para isso, você deve estabelecer o seu projeto de vida. Portanto, na busca do seu projeto, preocupe-se  em conhecer os três componentes dessa trilogia : Descrição do cargo (o desafio, as responsabilidades, qualificações atuais e futuras, objetivos, …), empresa (valores humanos, cultura, situação atual, estilo de gestão, ambiente de trabalho, …) e compensação (salário, politica de remuneração, bônus, renda variável, …)

                       Trilogia do sucesso pessoal – >Como se elevar acima das atitudes medianas em busca do sucesso pessoal. Essa trilogia trata de como tornar-se alguém acima da média e é composta pelos componentes auto-confiança, foco e disciplina. Para confiar em alguém, você precisa conhece-la. O mesmo argumento deve ser utilizado para a autoconfiança, ou seja, você deve se autoconhecer para depois ter autoconfiança. Autoconhecimento que é importante para definir o seu Foco, porque, para tudo na vida, você deve definir objetivos, para que você possa perceber se você está desviando do caminho para obter o sucesso. Some a tudo isso, a importância da disciplina, importante nesse mundo cheio de distrações, onde ter persistência fará com que você vá cada vez mais longe.

                       Trilogia da promoção – > Como conquistar uma vaga e, ao se tornar substituível, preparar seu acesso a funções mais complexas e desafiadoras. Essa trilogia é composta pela vaga(oportunidade de promoção), qualificação (necessária para o novo cargo) e sucessor (para substitui-lo). A vaga é a oportunidade que você vislumbra para crescer. Ela é a combinação entre sua especialização (Know-How) e sua rede de relacionamento (Know-Who). Know-How e Know-Who são elementos importantes para que você torne-se uma referência, um guru no seu meio. Isso fará com que o mercado reconheça as suas qualificações, que são importantes para alcançar funcões mais complexas que as atuais que você exerce. Essa é a hora em que você precisa preparar o seu substituto, pois se você não for substituível, não pode ser “promovível”, ou seja, você fica acorrentado a sua função atual;

                       Trilogia da iluminação – > Como se tornar uma pessoa que desequilibra, para melhor, todas as ações ao redor por meio da busca permanente do equilibrio. Você é o caminho para se buscar a iluminação. A trilogia é composta pelos componentes instinto (corpo), intelecto (mente) e intuição (alma). Quando combinamos instinto com intelecto temos emoção, combinando instinto com intuição temos sensitividade, combinando intuição com intelecto temos criatividade. A combinação de todos esses elementos leva você a iluminação.

                        Para rechear todas essas trilogias, Robert apresenta aquilo que ele chama de “Fator WOW”. Relatos de vários exemplos de paixão, amor, dedicação, sonho e atitude que se transformam no diferencial das muitas pessoas de sucesso citadas no livro.

                        Para finalizar, volto ao começo do livro, mais precisamente a seção de agradecimentos. Robert usa a expressão “Muito Agradecido” ao invés de “Obrigado” de forma consciente, pois não se sentiu obrigado a escrever o livro, pois o livro foi um agradável trabalho para colocar seus sentimentos e idéias e traduz o ato de recebermos graças um do outro.

                        Terminar pelo começo foi intencional de minha parte, foi para ter a oportunidade de também escrever “MUITO AGRADECIDO” ao Sr. Robert Wong, pois esse blog foi inspirado na palestra que ele apresentou no instituto Endeavor e de uma consulta que fiz a ele por e-mail e que ele, gentilmente, respondeu e apontou o caminho para algumas de minhas angústias. Portanto,

“MUITO AGRADECIDO”

Um abraço.

Bookmark and Share

Leia o resumo de outros livros que recomendo nesse LINK.

Leia também os seguintes posts :

– Motivação – O que é isso? – > clique aqui para ler;

– Importância do feedback para as pessoas – > Clique aqui para ler;

– Gestão e inovação é com o lado direito do cérebro – > Clique aqui para ler

– Você é um profissional digital? – > Clique aqui para ler;

– Competências dos lideres do futuro – > Clique aqui para ler;

– Competências dos lideres do futuro – II – > Clique aqui para ler;

– Inovação – o poder da colaboração – > Clique aqui para ler

–  Busque a Unidade, mas sem Uniformidade – > Clique aqui para ler;

– Receita do sucesso é a mesma do insucesso – > Clique aqui para ler;

– Empreendedor corporativo – Vida difícil nas empresas brasileiras – > Clique aqui para ler;

– Importância da franqueza nas organizações – > Clique aqui para ler;

– Questionar é preciso : liderando equipes talentosas – > Clique aqui para ler;

– Qual é o seu diferencial? – > Clique aqui para ler;

– Livro : O futuro da administração – > Clique aqui para ler;

– Google – Modelo de Inovação na Gestão – > Clique aqui para ler;

– As sete leis da criatividade – > Clique aqui para ler;

– Funcionários satisfeitos = maior valor das ações – > Clique aqui para ler;

– Miopia gerencial – > Clique aqui para ler;

– Dicas para estimular a criatividade – > Clique aqui para ler;

Anúncios

16 Respostas to “Livro : O sucesso está no equilíbrio”

  1. […] – Livro : O sucesso está no equilíbrio – > Clique aqui para ler; […]

  2. […] – Livro : O sucesso está no equilíbrio – > Clique aqui para ler; […]

  3. […] – Livro : O sucesso está no equilíbrio – > Clique aqui para ler; […]

  4. […] – Livro : O sucesso está no equilibrio – > Clique aqui para ler; […]

  5. […] – Livro : O sucesso está no equilíbrio – > Clique aqui para ler; […]

  6. […] – Livro : O sucesso está no equilibrio – > Clique aqui para ler; […]

  7. […] – Livro : O sucesso está no equilibrio – > Clique aqui para ler; […]

  8. […] – Livro : O sucesso está no equilibrio – > Clique aqui para ler; […]

  9. […] – Livro : O sucesso está no equilibrio – > Clique aqui para ler; […]

  10. […] – Livro : O sucesso está no equilibrio – > Clique aqui para ler; […]

  11. […] – Livro : O sucesso está no equilibrio – > Clique aqui para ler; […]

  12. […] – Livro : O sucesso está no equilibrio – > Clique aqui para ler; […]

  13. […] – Livro : O sucesso está no equilibrio – > Clique aqui para ler; […]

  14. […] – Livro : O sucesso está no equilibrio – > Clique aqui para ler; […]

  15. […] – Livro : O sucesso está no equilibrio – > Clique aqui para ler; […]

  16. Diêgo Nogueira said

    Otimo o seu resumo do livro o sucesso está no equilibrio, estou começando minha vida academica e muitos assuntos do seu blog me chamou atenção. Parabéns pelos trabalhos e textos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: