Blog do Marcelão

Blog para debate sobre excelência na gestão.

Palestra Realizada na Tecnologia do BB : Empreendedorismo, Inovação e projetos

Posted by marcelao em dezembro 13, 2008


Blog do Marcelão

↑ Grab this Headline Animator 

BOAS NOTÍCIAS

Pessoal,

                realizei hoje (11.12) uma palestra na diretoria de tecnologia do Banco do Brasil com o titulo “empreendedorismo corporativo, inovação e projetos”. O objetivo da palestra era apresentar o que caracteriza a inovação e o empreendedorismo e a relação deles com a gestão de projetos.

                Comecei a palestra falando sobre essa época de mudança que estamos passando. Aliás, mais do que uma época de mudanças, estamos passando na verdade por uma mudança de época que trazem grandes transformações no mercado de trabalho e nas relações trabalhistas, onde o principal capital das empresas é o capital intelectual.

                O slide abaixo apresenta algumas das diferenças entre as empresas do século passado e do século XXI :

                Empresas do século XXI são mais digitais, ou seja, não ficam restritas as limitações fisicas. Sabem que mais do que oferecer produtos, elas oferecem serviços e benefícios. Sabem atuar no ambiente de instabilidade e incerteza e que para isso precisam inovar e ter flexibilidade nas suas estruturas organizacionais e processos decisórios. Sabem a importância que o cliente tem para empresa e procuram sempre estar em contato com eles para entenderem suas necessidades.

                Após contextualizar a todos sobre esse ambiente competitivo, comecei a abordar a questão da inovação nas empresas começando inicialmente por estabelecer a diferença entre Criatividade e inovação. Criatividade tem a ver com o pensar, com a imaginação, enquanto que a inovação tem a ver com o fazer, com realizar a idéia criativa transformando em algo concreto e comercializável, sendo que inovação não existe sem criatividade. Como disse o colunista da revista Veja, Stephen Kanitz, não basta ter iniciativa (idéia) tem que ter acabativa (inovação).

                Apresentadas as diferenças, comecei a abordar a questão da criatividade e das barreiras para a criatividade apresentando um quadro com várias frases e os erros cometidos pelas empresas e que tolhem a criatividade dos seus colaboradores. Frases como “Isso não tem lógica” que limita a criatividade por expressar a crença que sempre deve existir lógica na resolução de todos os problemas desconsiderando o fato que muitas vezes as respostas estão em fatos não relacionados diretamente ao problema, mas sim de forma indireta, pois imaginar e criar tem a ver com pensamento não-linear.

                Outra frase clássica que limita a criatividade é “Errar é fracassar”. Isso é não enxergar a conexão entre erro e inovação : quando você falha, aprende sobre o que não funciona e pode promover ajustes para tentar outra alternativa. Thomas Edison realizou em torno de 1500 tentativas até descobrir a lâmpada de corrente alternada. Afinal de contas, Experiência vem de experimentar, de aprender com os erros.

                 Com relação a inovação, comecei por apresentar o ambiente em que a inovação ocorre. Um ambiente que deve reunir metas, inspiração, ação, plano e outras ações para alcançar o sucesso. Para isso é necessário 5 elementos :

  • Formadores de ambiente : Quem vai em uma loja da Livraria Cultura sente o ambiente que estimula ao consumo dos livros. Dificilmente você entra na Livraria Cultura e sai sem comprar um livro. Pois a inovação e a criatividade precisam também de um ambiente fisico que estimule as pessoas nessa busca. Mas isso não deve se resumir ao aspecto fisico do ambiente. É preciso também um clima organizacional propício para a criatividade e inovação, uma clima de maior descontração;
  • Pessoas com idéias : Pessoas que gostam de exercitar a imaginação, que buscam o novo e o diferente;
  • Equipe empreendedora : Equipes com multidisciplinaridade de conhecimentos. Reúne pessoas com competências diferentes uma das outras, pois com isso você terá algo muito importante nos dias de hoje que é a diversidade.
  • Patrocinadores : Sempre ,que alguém apresenta algo diferente, o sistema imunológico da empresa é ativado. Nessa hora, o patrocinador é figura importante para proteger a idéia e o projeto de inovação do sistema imunológico da empresa;
  • Empreendedores corporativos : São os fazem a diferença. Aqueles que fazem a ponte entre a criatividade e a inovação;

              Esse último element0, empreendedor corporativo, foi o tema da terceira parte da palestra. O empreendedor corporativo é aquele colaborador que poderia abrir um negócio, mas sente-se melhor dentro da empresa. São visionários, criam seu próprio destino dentro da empresa e são apaixonados e comprometidos com o que fazem, além de inconformados com a rotina. Aliás, o termo empreendedor vem do francês entrepreneur que significa aquele que não se conforma com o status quo, que toma a iniciativa, assume riscos e começa algo novo.

             Para ilustrar essas características do empreendedor corporativo, rodei o filme da Dreamworks “Bee Movie – a História de uma abelha” que trata-se de uma abelha que não aceita o destino que estava reservado a ela e constroi o seu próprio destino, mesmo tendo medo no inicio, mas que encara o desafio com coragem e colhe as recompensas de sua ousadia.

              Após o filme, apresentei as diferentes entre o trabalhador tradicional e o empreendedor corporativo e complementei com os dez mandamentos do empreendedor :

  1. Faça o trabalho necessário para que seu projeto dê certo, independente de sua função/cargo na empresa;
  2. Compartilhe os créditos do sucesso;
  3. Lembre-se, é mais fácil pedir perdão do que permissão, mas faça com responsabilidade;
  4. Venha trabalhartodo o dia como se estivesse para ser demitido;
  5. Peça conselhos antes de pedir recursos;
  6. Siga sua intuição a respeito das pessoas. Construa um time composto pelos melhores;
  7. Prepare-se antes de divulgar suas idéias. Publicidade prematura ativa o sistema imunológico da empresa;
  8. Nunca aposte em uma corrida que não esteja participando;
  9. Seja verdadeiro com suas metas, mas realista sobre as formas de atingi-las;
  10. Honre seus superiores, a organização e seu patrocinador;

              A relação do empreendorismo e a inovação com os projetos passa a ser clara depois de apresentados esses conceitos, afinal de contas, projetos são o veiculo da mudança nas empresas, são eles que constroem o futuro delas. Projetos lidam com o novo (inovação) e por essa razão são carregado de incertezas e riscos, riscos esses os empreendedores gostam de assumir a fim de introduzir inovações no negócio.

              Para finalizar, abordei a questão dos modelos de gestão, da necessidade de mudança nos modelos atuais. Esses modelos ainda são formatados para lidar com máquinas(revolução industrial) e que geram um verdadeiro apartheid criativo dentro das empresas. São voltados para valorizar a disciplina, pontualidade, economia, racionalidade e a ordem, mas dão pouco valor ao talento artístico, não conformidades, originalidade, audácia e entusiasmo criador, ou seja, as empresas são parcialmente humanas porque criam condições para apenas uma parte das qualidades e habilidades que nos tornam humanos e, acima de tudo, DIFERENTES.

              Como disse Gary Hammel em seu livro “O futuro da Administração”, a metáfora a ser adotado para a construção de novos modelos de gestão é a Internet com suas características de liberdade de se expressar sem restrições, a capacidade conta mais que cargos e credenciais e as idéias competem em pé de igualdade e as decisões são tomadas pelos seus usuários.

Um abraço.

P.S : Abaixo estão disponíveis os slides que utilizei na palestra.

Bookmark and Share

Leia também os seguintes posts :

– Livro : Wikinomics – > Clique aqui para ler;

– Livro : Know-How – As 8 competências que separam os que fazem dos que não fazem – > Clique aqui para ler;

– Mudança de época requer mudança de pensamento – > Clique aqui para ler 

– Transferência de poder e nova postura do profissional – > Clique aqui para ler

– Dicas para estimular a criatividade – > Clique aqui para ler;

– Nova economia exige um novo perfil de profissional – > Clique aqui para ler;

–  Modelos de gestão – necessidade de evolução – > Clique aqui para ler;

– Livro : O futuro da administração – > Clique aqui para ler;

– Questionar é preciso : liderando equipes talentosas – > Clique aqui para ler;

–  Inovação – o poder da colaboração – > Clique aqui para ler

– Importância da franqueza nas organizações – > Clique aqui para ler;

– Google – Modelo de Inovação na Gestão – > Clique aqui para ler;

– Gestão e inovação é com o lado direito do cérebro – > Clique aqui para ler

– Não confunda movimento com produtividade – > Clique aqui para ler;

– Receita do sucesso é a mesma do insucesso – > Clique aqui para ler;

– Busque a unidade, mas sem uniformidade – > Clique aqui para ler;

– Época de mudança ou mudança de época – > Clique aqui para ler;

Anúncios

24 Respostas to “Palestra Realizada na Tecnologia do BB : Empreendedorismo, Inovação e projetos”

  1. […] – Palestra realizada na Tecnologia do BB – Inovação, empreendedorismo e projetos – > Clique aqui para ler; […]

  2. […] Grande Mudança – … em Livros que recomendoLivro : A grande Mud… em Palestra Realizada na Tecnolog…Livro : A grande Mud… em Mercado de TI : Tendência de…marcelao em Livro : A grande […]

  3. Evandro Barros said

    Maravilha. Adorei o conteúdo. Muito útil em tempos de mudanças.
    Valeu. A experiência de troca de conhecimentos no mundo digital é uma excelente forma de mantermos sempre atualizados com as novas tendências.
    Valeu.

    Abraço.

  4. […] – Palestra realizada na tecnologia do Banco do Brasil – > Clique aqui para ler; […]

  5. […] – Palestra realizada na Tecnologia do BB – Inovação, empreendedorismo e projetos – > Clique aqui para ler; […]

  6. […] – Palestra realizada na Tecnologia do BB – Inovação, empreendedorismo e projetos – > Clique aqui para ler; […]

  7. […] – Palestra realizada na Tecnologia do BB – Inovação, empreendedorismo e projetos – > Clique aqui para ler; […]

  8. […] – Palestra realizada na Tecnologia do BB – Inovação, empreendedorismo e projetos – > Clique aqui para ler; […]

  9. […] – Palestra realizada na Tecnologia do BB – Inovação, empreendedorismo e projetos – > Clique aqui para ler; […]

  10. […] – Palestra realizada na Tecnologia do BB – Inovação, empreendedorismo e projetos – > Clique aqui para ler; […]

  11. […] – Palestra realizada na Tecnologia do BB – Inovação, empreendedorismo e projetos – > Clique aqui para ler; […]

  12. […] – Palestra realizada na tecnologia do Banco do Brasil – > Clique aqui para ler; […]

  13. […] – Palestra realizada na Tecnologia do BB – Inovação, empreendedorismo e projetos – > Clique aqui para ler; […]

  14. […] – Palestra realizada na Tecnologia do BB – Inovação, empreendedorismo e projetos – > Clique aqui para ler; […]

  15. […] > Clique aqui para ler;   – Palestra : Empreendedorismo, inovação e projetos – > Clique aqui para ler;   – Não existe planejamento perfeito – > Clique aqui para […]

  16. […] – Palestra : Empreendedorismo, inovação e projetos – > Clique aqui para ler; […]

  17. […] – Palestra realizada na Tecnologia do BB – Inovação, empreendedorismo e projetos – > Clique aqui para ler; […]

  18. […] – Palestra realizada na Tecnologia do BB – Inovação, empreendedorismo e projetos – > Clique aqui para ler; […]

  19. […] – Palestra realizada na Tecnologia do BB – Inovação, empreendedorismo e projetos – > Clique aqui para ler; […]

  20. […] – Palestra realizada na Tecnologia do BB – Inovação, empreendedorismo e projetos – > Clique aqui para ler; […]

  21. […] Comentários Gestão 2.0 : A difer… em A diferença entre líderes e…Gestão 2.0 : Crie um… em Gestão 2.0 : Jogue uma pi…Gestão 2.0 : Crie um… em Paulo Freire e o Líder como…Gestão 2.0 : Crie um… em “Voldemort” nas…Gestão 2.0 : Crie um… em Palestra Realizada na Tecnolog… […]

  22. […] – Palestra realizada na Tecnologia do BB – Inovação, empreendedorismo e projetos – > Clique aqui para ler; […]

  23. […] e Decidir … em 10 razões porquê o CEO sabota …Negociar e Decidir … em Palestra Realizada na Tecnolog…Negociar e Decidir … em Digital Age – […]

  24. […]  – Palestra realizada na Tecnologia do BB – Inovação, empreendedorismo e projetos – > Clique aqui para ler; […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: