Blog do Marcelão

Blog para debate sobre excelência na gestão.

Qual é o seu diferencial?

Posted by marcelao em dezembro 1, 2008


Blog do Marcelão

↑ Grab this Headline Animator

Pessoal,

              algumas vezes, uso esse espaço para comentar exemplos de péssimo atendimento. Hoje será um pouco diferente, pois, como já disse meu amigo Solon lá na comunidade Q3, é preciso citar os péssimos exemplos e os bons também.

              Na semana passada, recebi a visita do meu cunhado, Paulo Roberto, junto com sua esposa Andreia e minha querida sobrinha Maria Fernanda. Combinamos de no final de semana almoçarmos fora e escolhemos a churrascaria Porcão aqui de Brasilia. Como muitos devem saber, a churrascaria Porcão é uma rede de churrascarias espalhadas pelo país e até com filiais no exterior, famosos pela qualidade do seu serviço.

              Minha sobrinha tem apenas um ano e meio de idade e ao chegar na churrascaria estava dormindo. Sua mãe foi verificar como era o berçario e voltou comentando que lá haviam fraldas e lenços umedecidos. Até aí nada demais, pois muitas churrascarias também oferecem esse tipo de serviço, mas o que nos surpreendeu positivamente foi que logo veio o gerente trazendo um berço para que minha sobrinha pudesse dormir. Tudo isso sem que precisássemos pedir.

              Isso mostra o genuino interesse pelo excelente atendimento oferecido pelo Porcão. Se não fosse o berço, minha cunhada e meu cunhado teriam que revezar no cuidado da minha sobrinha enquanto dormia e não poderiam curtir o almoço da melhor maneira, pelo contrário, com esse atendimento foi possível almoçarmos com muita tranquilidade e desfrutarmos do excelente serviço da churrascaria.

              Não bastasse isso, meu filho, que tem cinco anos, começou a ficar entendiado com o almoço e começou a pedir para ir embora. Pedimos ao garçom uma folha de papel e uma caneta emprestada para que ele se distraisse um pouco, foi então que o garçom ofereceu revistas em quadrinhos para ele ler e pintar e com a devida caixa de lápis de cera.

              Isso é o exemplo de um atendimento diferencial. Se pensarmos bem, tudo o que a churrascaria oferece, nós poderíamos fazer em casa e a um custo menor, mas a empresa tem consciência que se nós a procuramos é porque buscamos algo que não teríamos em casa que é a comodidade e ser bem tratados. Ninguém busca uma empresa por serviços iguais ao que você mesmo pode fazer. Nós sempre estamos atrás do diferencial, aquilo que nos distingue dos demais.

             Levando isso para nossas carreiras, o que nos torna diferencial em relação a outras pessoas? O que faz com que eu seja promovido e o outro não? O que eu tenho de diferente?

             Essa é uma pergunta que deve ser feita depois de fazermos uma análise de nós mesmos, ou seja, nos auto-conhecer. Peço licença ao Sr. Robert Wong, um dos maiores headhunters do Brasil, e vou citar aqui as três perguntas que ele sugere que façamos :

            – Primeiro : Descubra o que você gosta de fazer;

            – Segundo : Entre aquilo que você gosta de fazer, descubra o que você sabe fazer muito bem;

            – E por último : Pegue o que restou e descubra o que as pessoas estão dispostas a pagar para que vocÊ faça.

            Respondendo a essas perguntas, você descobrirá qual é o seu diferencial, assim como empresas como o Porcão já estão descobrindo.

Um abraço.

Bookmark and Share

Leia também os seguintes posts :

–  Modelos de gestão – necessidade de evolução – > Clique aqui para ler;

– Processo decisório : 3 modelos de Mintzberg – > Clique aqui para ler;

– Livro : O futuro da administração – > Clique aqui para ler;

– Questionar é preciso : liderando equipes talentosas – > Clique aqui para ler;

–  Inovação – o poder da colaboração – > Clique aqui para ler

– Importância da franqueza nas organizações – > Clique aqui para ler;

– Google – Modelo de Inovação na Gestão – > Clique aqui para ler;

– As sete leis da criatividade – > Clique aqui para ler;

– Gestão e inovação é com o lado direito do cérebro – > Clique aqui para ler;

– Competências dos lideres do futuro – > Clique aqui para ler;

– Busque a Unidade, mas sem Uniformidade – > Clique aqui para ler;

– Gestão de longo prazo – > Clique aqui para ler

– Época de mudança ou mudança de época? – > Clique aqui para ler;

– Sua empresa é Flexível? – > Clique aqui para ler;

– Funcionários satisfeitos = maior valor das ações – > Clique aqui para ler;

– Miopia gerencial – > Clique aqui para ler;

– Dicas para estimular a criatividade – > Clique aqui para ler;

– Nova economia exige um novo perfil de profissional – > Clique aqui para ler;

Anúncios

10 Respostas to “Qual é o seu diferencial?”

  1. Laurieli Máris Morawski said

    Parabéns pelo seu blog.
    Um abraço

    Laurieli

  2. […] – Qual é o seu diferencial? – > Clique aqui para ler; […]

  3. […] : Vid…bia em Frases e Pensamentos Marc…Frases Inspiradoras … em Qual é o seu diferencial…Frases Inspiradoras … em Motivação – O que é is…Iara em Frases marcantes sobre […]

  4. […] – Qual é o seu diferencial? – > Clique aqui para ler; […]

  5. […] – Qual é o seu diferencial? – > Clique aqui para ler; […]

  6. […] – Qual é o seu diferencial? – > Clique aqui para ler; […]

  7. […] – Qual é o seu diferencial? – > Clique aqui para ler; […]

  8. […] – Qual é o seu diferencial? – > Clique aqui para ler; […]

  9. […] dinheiro para es… em Não Existe Planejamento P…A blogosfera vai gan… em Qual é o seu diferencial?A blogosfera vai gan… em Questionar é preciso – […]

  10. […] – Qual é o seu diferencial? – > Clique aqui para ler; […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: