Blog do Marcelão

Blog para debate sobre excelência na gestão.

Big Bang – Colaboração e Evidências das Tendências da Tecnologia da Informação

Posted by marcelao em setembro 11, 2008


Blog do Marcelão

↑ Grab this Headline Animator

Pessoal,

              no post “Tendências da Tecnologia da Informação” comentei sobre o conceito de computação em nuvem (Cloud Computing) que se trata de um ambiente de computação baseado em uma rede massiva de servidores, sejam estes virtuais ou físicos (cloud). Cloud computing pode ser visto como o estágio mais evoluído do conceito de virtualização. Esse conceito já é utilizado em larga escala por empresas como o Google e Yahoo, ou seja, cada consulta utilizando o Google pode ser providenciada por um servidor diferente localizados até mesmo em países diferentes.

              Volto ao assunto porque eu estava assistindo a uma reportagem da Globo News sobre o acelerador de particulas que tenta simular o BIG BANG (clique aqui para acessar a reportagem da Globo.com), que foi o evento que criou o universo, segundo alguns cientistas teorizam. Uma iniciativa que envolve a participação de dezenas de países, em maior ou menor grau, no projeto, sendo que o Brasil é um deles. Essa experiência é mais um exemplo de colaboração em larga escala.

               Na reportagem,  o professor titular do Instituto de Física Teórica da Unesp, Sergio Novaes, foi perguntado sobre os benefícios desse experimento para o mundo e, entre vários benefícios, ele citou o uso da tecnologia de computação em nuvem para processar os dados gerados pelo experimento, processamento esse que só foi possível pelo uso da tecnologia de computação em nuvem.

               Para se ter idéia do uso dessa tecnologia, o Brasil é responsável pela análise dos dados de dois detectores utilizando uma rede de processamento Brasileira, denominada Sprace (Centro Regional de Análise de São Paulo). Essa participação gera grandes benefícios para o desenvolvimento da tecnologia de computação em Grid em solo brasileiro. Segundo o professor Sergio Novaes “Estamos dotando o estado de São Paulo de uma completa infra-estrutura de ‘grid'”, destacando o sistema de processamento paralelo que envolve a montagem de uma rede superpotente de computadores para lidar com os copiosos dados fornecidos pelos detectores do acelerador de partículas. 

                Se lembrarmos do post com o resumo da palestra do consultor em estratégia C.K Prahalad(clique aqui para ler), veremos que esse experimento é uma aplicação do conceito de R=G, ou seja, acesso a recursos e talentos do mundo inteiro. As fontes de competência estão mudando, já que antes a corporação era o portfólio de competências e hoje o que faz a diferença é uma boa rede de parceiros, consumidores e fornecedores, no caso do experimento do acelerador de particulas, trata-se de uma rede de paises atuando de forma colaborativa para alcançar um objetivo.

                Como disse o presidente do Google, Eric Schmidt, o computador do futuro é a Internet que passará a oferecer serviços de processamento, armazenamento e uso de aplicativos através de uma rede de servidores espalhados pelo mundo.

                Pelo visto, não estamos muito longe dessa visão de futuro do Google.

Um abraço.

Bookmark and Share

Leia também os seguintes posts :

Tendências da Tecnologia da Informação – > Clique aqui para ler;

É o fim do analista de TI – > Clique aqui para ler;

Inovação – o poder da colaboração – > Clique aqui para ler

Livro : Wikinomics – > Clique aqui para ler;

Gestão de longo prazo – > Clique aqui para ler;

Livro : O futuro da administração – > Clique aqui para ler;

Google – Modelo de Inovação na Gestão – > Clique aqui para ler;

Importância do planejamento estratégico em ambientes de grandes mudanças – > Clique aqui para ler;

Anúncios

Uma resposta to “Big Bang – Colaboração e Evidências das Tendências da Tecnologia da Informação”

  1. […] – Big Bang – Colaboração e evidências das tendências da tecnologia da informação – > Clique aqui para ler; […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: